From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.
Page status (reviewing guidelines)

Page reviewed and in good shape

Renderização Rápida

O que é renderização ?

Renderização é o processo de criar uma imagem 2D. O Blender cria esta imagem levando em conta seu modelo e todos seus materiais, texturas, iluminação e composição.

  • Existem dois tipos principais de renderizadores dentro do Blender, um para "Full Render" (Renderização Completa) e outro para "OpenGL Render" (Renderização OpenGL). Esta página mostra a você o conhecimento básico sobre renderização de imagens. Para maiores informações sobre o renderizador tipo "Full Render" (Renderização Completa) que vem embutido no Blender, chamado Blender Internal, consulte a seção referente a Renderizando com o Blender Internal.
  • Existe também uma Seção neste wiki dedicada ao novo renderizador Cycles, que vem embutido no Blender a partir da versão 2.61.

Renderização Completa usando Blender Internal

Modo: Todos os Modos

Atalho: F12

Cabeçalho da Info Window

Para iniciar um(a) "Full Render" (Renderização Completa) usando o Blender Internal você tem as seguintes opções:

  • Pressione F12
  • Vá para Properties Window » Render context » Render panel e pressione o botão Image ou
  • Vá para Render » Render Image no cabeçalho da Info Window (Veja: “Cabeçalho da Info Window”)
  • Usando a "Blender Search" (Pesquisa Blender), pressione Space, digite Render e clique em Render.

Para abortar ou sair do render, pressione Esc.

Renderizando uma imagem usando OpenGL Render

Modo: Todos os Modos

Atalho: Não definido, você pode adicionar um para o seu Keymap »

Para iniciar uma renderização "OpenGL Render" (Renderização OpenGL) você tem as seguintes opções:

Manual-Vitals-Starting-Small-OpenGL-Render-buttons.png
Blender Search ou Pesquisa do Blender
  • Clique em OpenGL Render Active Viewport (Renderize a Porta de Visão ativa) , no cabeçalho da Janela de visualização 3D, usando o pequeno botão que mostra uma “Câmera” (junto a uma pequena imagem de uma claquete) no cabeçalho da "3D View" (Janela de Visualização 3D).
  • Vá para Render » OpenGL Render Image no cabeçalho da "Info Window" (Janela de Informações) (Veja: Figura “Cabeçalho da Info Window)
  • Usando Blender Search, pressione Space, digite “Render” e clique em OpenGL Render.

Para abortar ou sair do render, pressione Esc.

Ajustando a resolução

Dimensions panel

O Dimensions panel do Render context lhe permite alterar a resolução de Renderização. A instalação padrão do Blender é ajustada inicialmente para 50%' de 1920 x 1080, resultando numa imagem de 960 x 540. (Destacado em amarelo na imagem do Dimensions panel). Resoluções maiores e com porcentagens maiores de escala exibirão maiores detalhes mas a renderização será mais demorada.


Formato e Arquivo de saída

Output panel

Você pode escolher um formato e um local de saída para sua imagem ou animação renderizada. Por padrão estes são salvos em um diretório temporário (/tmp), usando um "Path" (Caminho) absoluto. Você pode ajustar o "Path" (Caminho) dos arquivos usando as instruções apresentadas no Capítulo sobre Preferências de Arquivos, porém você pode também alterar isto para um diretório diferente clicando no ícone em forma de pasta no Output panel. Você também pode escolher o tipo de imagem (como por exemplo, PNG, JPG, etc ) ou formato do filme (como por exemplo .AVI, ou .MPG) para seu trabalho no Botão de Menu.


Salvando sua imagem

Save as Dialog

O Blender não salva sua imagem automaticamente. Para salvar sua imagem, você pode pressionar F3 ou clicar em "Save as Image" (Salvar como Imagem) no menu Image no cabeçalho da janela do "UV/Image Editor" (Editor de Imagens UV). Esta ação abrirá o Blender Internal File Browser e então você pode procurar um diretório para salvar a sua Renderização.


Renderizando uma animação usando Blender Internal

Modo: Todos os Modos

Atalho: CtrlF12

Painel Dimensions

Renderizar uma animação é simples, o "Frame Range" (Campo de Quadros) (destacado em vermelho, na imagem do Dimensions Panel do Output Panel é usado para definir a quantidade de frames que sua animação renderizará. O tempo é definido em FPS, ou Quadros Por Segundo, e é definido na lista de rolagem tipo drop-down de "Frame Rate" (Taxa de Quadros) (destacada em azul na imagem do Dimensions Panel. Os valores padrão são ajustados para 24 FPS e 250 frames.

Um rápido exemplo para entender estes números:

  • O Painel mostra que a animação iniciará no frame 1 e terminará no frame 250; e a taxa de FPS, ou Quadros por Segundo está ajustada para 24, assim a instalação padrão do Blender te dará aproximadamente 10 (dez) segundos de animação (ou, precisamente 250 / 24 = 10.41 seg.).

Para renderizar uma animação usando Full Render com o Blender Internal você tem as seguintes opções:

  • Pressione CtrlF12
  • Vá para Properties Window » Render context » Render panel e pressione o botão "Animation" (Animação) ou
  • Vá para Render » Render animation no cabeçalho da "Info Window" (Janela de Informações) (Veja: Imagem Cabeçalho da {{Literal|Info Window|Janela de Informações)

Para abortar ou sair da renderização da animação pressione Esc.

Renderizando uma animação usando OpenGL

Modo: Todos os Modos

Atalho: Não definido, você pode adicionar um para o seu Keymap »

Para renderizar uma animação usando "OpenGL Render" (Renderizador OpenGL) você tem as seguintes opções:

Manual-Vitals-Starting-Small-OpenGL-Render-buttons.png
  • Clique no pequeno botão que exibe uma claquete (junto com uma pequena imagem de uma câmera no cabeçalho da 3D View
  • Vá para Render » OpenGL Render animation no cabeçalho da "Info Window" (Janela de Informações) (Veja: Imagem Cabeçalho da "Info Window" (Janela de Informações))

Para abortar ou sair da renderização da animação pressione Esc.

Mostrando apenas Objetos Renderizáveis

Modo: Todos os Modos

Atalho: Não definido, você pode adicionar um para o seu Keymap »

Painel Transform – Aba Display.

Por ocasião da renderização (seja Full ou OpenGL), existem alguns objetos na cena que não serão renderizados, ou devido ao seu tipo (Bones, Empties, Cameras, etc), ou devido a que eles estão vazios ou não tem geometria visível (como por exemplo uma "Mesh" (Malha) sem nenhum vértice, curvas sem extrusão, etc) ou simplesmente porque eles estão configurados como não renderizáveis.

O Blender tem uma opção para mostrar apenas os objetos da cena que serão renderizados.

Para acessar esta opção aponte seu mouse para a 3D View (mantendo o foco nela), use a tecla de atalho N ou clique no sinal + no canto superior direito, para exibir o Transform Panel. Rolando através das opções você encontrará a aba "Display" (Amostragem), cujas opções são para controlar como os objetos são exibidos na "3D View" (Janela de Visualização 3D).

Simplesmente habilite a opção "Only Render" (Somente Renderizáveis) – Agora, apenas os objetos que serão renderizáveis serão exibidos (veja Fig: Painel Transform – Aba Display). Esta opção também funciona quando gerarmos imagens usando o render tipo OpenGL. Note que todas as outras opções para exibição seletiva de itens da "3D View" (Janela de Visualização 3D) serão desabilitadas.

A utilidade de renderizar em OpenGL

A renderização com OpenGL Render permite a um animador rapidamente inspecionar sua animática (para coisas como movimento de objetos, ângulos alternativos, etc.) dando a ele uma renderização com qualidade de esboço dentro da "Viewport" (Porta de Visão) corrente.

Como é renderizado usando somente OpenGL, é muito mais rápido de gerar, mesmo que somente se pareça tão bom quanto o que você vê normalmente vê na "3D viewport" (Porta de visão 3D).

Isto permite ao animador salvar a renderização como um(a) "Preview" (Pré-visualização) de sua animação com fluidez, pelo fato de que não seria possível vê-la em tempo real devido a complexidade da cena (isto é, ao pressionar AltA o resultado é uma taxa de FPS ou Quadros Por Segundo muito baixa para obter uma boa percepção da animação).

Este é um exemplo de uma imagem renderizada com OpenGL:

Cena Renderizada usando OpenGL

E aqui está o Full Render ou Renderização Completa usando a máquina de Renderização Blender Internal:

Cena Renderizada com o Blender Internal, tipo Renderização Completa

Você pode usar o OpenGL para renderizar tanto imagens quanto animações e alterar dimensões usando as mesmas instruções explicadas acima. Bem como na Renderização Completa, você pode abortar com Esc.