From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Blender25features.jpg

Introdução

A partir da versão 2.5 em diante, o Blender viu melhorias fenomenais em praticamente todas as áreas: software, interface, modelagem, fluxo de animação, ferramentas, API para Python, etc. Isto é o resultado de um estudo minucioso de casos de utilização, anos de colaboração da comunidade e adições de códigos, e uma completa reorganização e reescrita do código fonte. Como resultado, este é um dos maiores projetos com os quais já se lidou com o código do Blender até hoje.

Esta página explica as diferenças mais contrastantes entre as versões do Blender 2.4 e a versão do Blender 2.5. Isto não é uma exaustiva lista de novas funcionalidades (que seria longa demais !), mas é talvez uma apresentação concisa à evolução do Blender 2.5 e suas melhorias mais importantes sobre as versões prévias.


Interface

Nova Interface de Usuário

Change-interface.jpg

A Nova UI ( Interface de Usuário ) do Blender, é baseada em 3 princípios:

  1. Sem sobreposição : A nova Interface de Usuário permite a você visualizar todas as opções relevantes e ferramentas em um piscar de olhos sem ter que empurrar ou arrastar janelas pelo software.
  2. Sem Bloqueios : As ferramentas e opções de Interface não bloqueiam os usuários de quaisquer partes do Blender. O Blender não fica mostrando janelas de requisição do tipo Pop Up que ficam pedindo para que os usuários preencham dados antes que as coisas sejam executadas.
  3. Sem Modos Exclusivos : As entradas do usuário devem permanecer o mais consistentes e previsíveis dentro do possível sem alterar os métodos mais comuns de operação (Como as operações feitas com Mouse, e Teclado) e se comportar dessa maneira durante o Voo (Operação normal do software).

A interface de usuário foi reorganizada, a antiga "Buttons Windows" (Janela de Botões), agora se chama "Properties Window" (Janela de Propriedades). E as propriedades apresentam os dados para os Usuários. Quaisquer coisas que você veja dentro dessas propriedades pode ser animado, guiado, e livremente alterado pelo usuário. Isso significa que não há ferramentas aqui. Estas foram para as novas "Toolbar" (Barra de ferramentas) dos diferentes editores que o Blender possui (como os da "3D view" (Janela de Visualização 3D)).

Change-from-global-to-specific.jpg

Iniciando pelo nível mais alto, o novo "Properties Editor" (Editor de Propriedades) contém uma lista de abas. A listas de abas em si mesmas, são organizadas de uma maneira que os controleis mais generalizados são mostrados ao lado esquerdo (como as "Render Properties" (Propriedades de Renderização), enquanto os controles mais refinados, granulares, (como as inter-relações entre Objeto → Malha → Material → Texturas) aparecem ao lado direito, seguindo a direção de leitura. Além do mais, as abas disponíveis que dependem do Objeto selecionado para mostrar o contexto específico, são alteradas conforme o seu contexto necessário (por exemplo: as opções de Malha, são diferentes das opções de Câmera).

Leia mais sobre as regras de Design da Nova Interface de Usuário » link em inglês

Leia mais sobre os Paradigmas de Interface de Usuário da Versão 2.5 do Blender » link em inglês

Leia mais sobre o novo Painel de Propriedades » link em inglês

Configuração para Múltiplas Telas

Com o seu novo gerenciador de Janelas, o Blender permite a configuração para Múltiplos Monitores ou Múltiplas Telas, o que é útil para computadores que são configurados com mais de um Monitor/Tela de trabalho. Da mesma maneira que a Janela principal, cada nova Janela pode ser subdividida em mais Áreas.

Personalizável

Change-ui-python-api.jpg

A Interface de Usuário é mais flexível que era na versão 2.4x. Graças a nova API do Python, é possível personalizar/customizar a interface e alterar o lugar dos painéis ou botões. A maior parte da interface utiliza Scripts Python disponíveis dentro da pasta /.blender/scripts/ui/ de maneira que você possa editá-los de maneira fácil e fazer a sua própria Interface de Usuário do Blender.

Graças a essa nova API do Python, é mais fácil para os desenvolvedores integrarem Scripts dentro da Interface do Blender (Como Scripts para Máquinas de renderização, ferramentas, Scripts de Exportação/Importação, etc...).

Leia mais sobre a nova API do Python »link em inglês

Change-keymap-edit.jpg

O Blender 2.5 agora inclui um novo "Keymap Editor" (Editor de Mapa de Teclas). Que controla as definições de "Hotkey" (Atalhos) e definições de cliques do Mouse, que são agrupadas em "Key Maps" (Mapas de Tecla). Para cada editor dentro do Blender, bem como para todos os Modos ou ferramentas Modais como transformação, existem múltiplos "Key Maps" (Mapas de Teclas). A personalização/customização das teclas é feito através da criação de uma cópia local do mapa padrão e então pela edição das opções que você gostaria de ter. O Mapa padrão de teclas estará sempre inalterado e disponível para ser utilizado.

Sistema de Animação

Todas as coisas são Animáveis !

Dentro do Blender 2.5 cada propriedade pode ser animada, desde o tamanho da saída de Imagem, até as opções dos Modificadores. Agora você pode configurar teclas específicas para cada Editor : "3D view" (Janela de Visualização 3D), "Video Sequence Editor" (Editor de Sequências de Vídeo), "Node editor" (Editor de Nós) (para Material, Textura e Composição), etc... Este novo sistema é chamado internamente de Animato.

Leia mais sobre o Sistema Animato » link em inglês

"Dope sheet" (Folha de Fluidez) e "Graph Editor" (Editor de Gráficos)

Change-new-animation.jpg

A Antiga Janela de Editor de curvas IPO(Curvas de Interpolação), o Editor de Ações (Action Editor) e a Janela do NLA (Animação não Linear) Editor foi reconstruída dentro da "Dope Sheet" (Folha de Fluidez) e do {{Literal.nl|Graph Editor|Editor Gráfico} (o mesmo nome genérico utilizado dentro do Autodesk Maya).

O antigo "Action Editor" (Editor de Ações) foi estendido para se tornar um completo sistema de "Dope Sheet" (Folha de Fluidez), permitindo controle sobre múltiplas ações de uma única vez, agrupamento por tipo, e um melhor acesso as "Shape Keys" (Chaves de Formato).

O novo Sistema de animação do Blender também permite a adição de uma curva de Função a qualquer propriedade. O novo "Graph Editor" (Editor Gráfico) (antigamente chamado de "Ipo Curve Editor" (Editor de Curvas IPO)) habilita a visualização, navegação e edição de quaisquer coletâneas de curvas de função, incluindo a alteração de todas as curvas de uma Cena Inteira !

Assista essa animação de personagem »link em inglês

Novas funções

Ferramenta de Busca

Change-search-tool.jpg

A partir do Blender 2.5, houve a integração de uma ferramenta de busca que permite a você encontrar uma função entrando com o seu nome ( ou parte dele ). Simplesmente utilize o atalho Space aonde você quer pesquisar e o menu irá aparecer. Esta ferramenta também está disponível no topo da tela do Blender.

Melhorias no navegador de Arquivos

O antigo "File Browser" (Navegador de Arquivos) e "Image browser" (Navegador de Imagens) foi fundido em um único e poderoso Navegador. Os arquivos podem ser mostrados em formatos de listas ou miniaturas, e um novo filtro permite a seleção de quais tipos de arquivo(s) você quer que seja mostrado dentro desse novo Navegador geral.

Uma barra lateral também foi adicionada aonde você poderá ver os seus discos, a pasta mais recentemente utilizada, e uma nova funcionalidade permite a você marcar pastas como favoritos ! (marcar bookmarks)

Change-file-browser.jpg

Python API

A partir da versão 2.5 em diante, a API interna será baseada nas versões de Python 3.1 e superiores.

Veja esta ágina em Vídeo !

Esta página foi feita em vídeo, portanto você poderá assistir esta no site do YouTube!