From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Introdução

Blender 2.5 com uma cena aberta de Big Buck Bunny

Bem-vindo ao Blender! A documentação do Blender é composta de muitas partes: este manual do usuário, um guia de referência, tutoriais, fóruns e muitos outros recursos da web. A primeira parte deste manual irá guiá-lo pelo download do Blender, pela instalação, e se você optar por baixar as fontes, a construção de um arquivo executável para rodar em sua máquina.

O Blender tem uma interface muito incomum, altamente otimizada para a produção de gráficos 3D. Isto poderia parecer um pouco confuso para um novo usuário, mas provará sua força a longo prazo. É altamente recomendado que você leia nossa seção sobre A Interface com atenção, tanto para se familiarizar com a interface e com as convenções utilizadas na documentação.

O que é Blender?

Blender foi concebido em dezembro de 1993 e nasceu como um produto utilizável em agosto de 1994, como uma aplicação integrada, que permite a criação de uma ampla gama de conteúdos 2D e 3D. O Blender fornece um amplo espectro de modelagem, texturização, iluminação, animação e pós-processamento de vídeo, agregando todas estas funcionalidades em um só pacote. Através de sua arquitetura aberta, o Blender fornece interoperabilidade entre plataformas, extensibilidade, uma exigência de recursos incrivelmente pequena, e um fluxo de trabalho totalmente integrado. O Blender é um dos mais populares aplicativos Open Source para gráficos 3D no mundo.

Destinado a nível mundial a profissionais de mídia e de artistas, o Blender pode ser usado para criar visualizações 3D, imagens foto realísticas, bem como de difusão e vídeos com qualidade de cinema, enquanto incorpora um motor 3D de tempo real ( a Blender Game Engine) que permite a criação de conteúdo 3D interativo.

Originalmente desenvolvido pela empresa 'Not a Number' (NaN), o Blender é agora continuado como 'Software Livre', com o código fonte disponível sob a licença GNU GPL. Seu desenvolvimento continua agora desenvolvido pela Blender Foundation na Holanda.

Entre 2008 e 2010, o Blender foi totalmente reescrito como Software para melhorar as suas funções, fluxo de trabalho e interface. O resultado deste trabalho, produziu a versão do software conhecido como Blender 2.5 (atualmente já na versão 2.6 - estável).

Principais Características:

Imagem sendo Renderizada e Pós Processada
  • Suite de criação totalmente integrada, oferecendo uma ampla gama de ferramentas essenciais para a criação de conteúdo 3D, incluindo Modelagem, Mapeamento UV, Texturização, Rigging, Skinning, Animação, Simulação de Partículas entre outras, funciona com Scripts, e perfaz Renderização, Composição, Pós-produção, e criação de jogos;
  • Multiplataforma, com interface gráfica OpenGL uniforme em todas as plataformas (personalizáveis com scripts em Python), pronta a ser utilizada nas versões mais correntemente utilizadas do Microsoft Windows, (Xp, Vista, Windows 7), do Linux, Mac OS X, FreeBSD, mas pode ser compilada para Irix, Sun e outros sistemas;
  • Arquitetura 3D de alta qualidade que permita a criação de fluxo de trabalho rápido e eficiente;
  • Mais de 200.000 downloads de cada lançamento (utilizadores) a nível mundial;
  • Suporte ao usuário da comunidade por fóruns para perguntas, respostas e crítica na http://BlenderArtists.org e serviços de notícia na http://BlenderNation.com;
  • O tamanho pequeno executável, fácil distribuição;

Você pode baixar a versão mais recente do Blender aqui.