From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

A Janela de Console

A "Console Window" (Janela de Console) é um Sistema de Operação de Texto que mostra mensagens sobre as Operações do Blender, Status de operações, e erros Internos. Caso o Blender trave com você, a "Console Window" (Janela de Console) pode ser capaz de indicar a causa do problema.

Windows XP/Vista/7

Quando o Blender é iniciado dentro de um Sistema Operacional Microsoft Windows, a "Console Window" (Janela de Console), é primeiramente criado como uma janela separada dentro do "desktop" (área de trabalho). Assumindo que as condições adequadas de inicialização são atingidas, a Janela principal da aplicação do Blender deverá também aparecer e a "Console Window" (Janela de Console) irá então ser alternada para a condição de desligada. Isto é um comportamento diferente da versão 2.4x aonde a "Console Window" (Janela de Console) permanecia visível enquanto a Janela principal do Blender estava aberta. Para mostrar a Janela de Console dentro das versões correntes do Blender vá até a opção Help » Toggle System Console (Menu → Ajuda → Alternar o Console do Sistema).

A seguinte "Screenshot" (Imagem de Tela) mostra as duas Janelas dentro do Microsoft Windows XP.

A Janela de Console do Blender e o Aplicativo Blender.


Linux

A "Console Window" (Janela de Console) dentro dos Sistemas Operacionais Linux irá geralmente estar visível no "Desktop" (Área de trabalho) somente quando o Blender for iniciado a partir de um Terminal do Linux, pelo fato do Blender utilizar a "Console Window" (Janela de Console) na qual foi iniciado como a sua saída de Console.

Dependendo de sua configuração de Ambiente de "Desktop" (Área de trabalho), um ícone do Blender irá aparecer no "Desktop" (Área de trabalho) ou então uma entrada para o Blender será adicionada para o seu Menu de aplicativos após a instalação do Blender. Nesse caso, quando você inicia o Blender utilizando um atalho na "Desktop" (Área de Trabalho) ou nas entradas de Menu de aplicativos ao invés de uma Janela de Terminal, a "Console Window" (Janela de Console) do Blender que mostra os Textos, provavelmente estará escondida dentro do terminal em que seu servidor X Windows foi iniciado.

Esta "Screenshot" (Imagem de Tela) mostra o Blender quando iniciado a partir de um Terminal Linux ou"Console Window" (Janela de Console) e o Texto resultante do Console sendo mostrado/impresso nela.

O Blender dentro do Linux, iniciado a partir de um Terminal
Blender3D FreeTip.gif
Fechando a Janela de Console do Blender
A "Console Window" (Janela de Console do Blender) deverá permanecer aberta enquanto o Blender estiver rodando. Fechando a "Console Window" (Janela de Console) também irá fechar o Blender e você então perderá quaisquer trabalhos não salvos. A Janela de Prompt de Comando, estilo MS-DOS e também a "Console Window" (Janela de Console) podem parecer similares, portanto, sempre tenha certeza de que você está fechando a Janela correta ao trabalhar com mais de uma Janela de Console.


Mac OS X

O processo dentro do Mac OS X é bem similar ao que foi descrito acima para o Sistema Operacional Linux, contudo, existe uma grande diferença. Dentro do Linux, o Blender vem dentro de uma pasta, mas o Sistema Operacional Mac OS X utiliza "arquivos" com a extensão .app, atrelado ao nome de "applicações". Estes "arquivos" são atualmente pastas que aparece como arquivos dentro do navegador de arquivos Finder, portanto, de maneira a rodar o Blender, você terá que utilizar o comando "cd blender.app", a partir de um Terminal (você irá encontrar o Terminal dentro de "Applications → Utilities" (Aplicações → Utilitários)) assumindo que você está dentro de uma pasta que contém o aplicativo (.app) e a partir desse local, você então navegará para a Sub-pasta "contents" , "macos" . Lembre-se que diferentemente do Linux, o Mac OS X não é sensível a Maiúsculas/Minúsculas, portanto, ele não se importa com a capitalização das Letras . Daqui em diante, você poderá abrir o Blender através da execução do binário com este comando: "./blender" que é o mesmo utilizado no Linux.

Status da Janela de Console e Mensagens de Erro

A "Blender Console Window" (Janela de Console do Blender ) pode mostrar muitas mensagens diferentes de Status e Erros. Algumas dessas mensagens simplesmente informam o Usuário o que o Blender está fazendo, mas algumas não possuem um impacto real na habilidade do Blender de funcionar. Outras mensagens podem indicar erros sérios que muitas vezes podem impedir o Blender de lidar com uma tarefa em particular s podem até mesmo fazer com que o Blender pare de responder ou então que feche completamente. As mensagens de "Blender Console Window" (Janela de Console do Blender) também podem ser originadas internamente a partir do código Interno do Blender ou então por fontes externas como Scripts Python e Plugins, para mencionar alguns.

Mensagens Comuns

  • found bundled python: (PASTA) → Encontrado Python embutido (Pasta de Instalação)
Esta mensagem indica que o Blender foi capaz de encontrar a biblioteca específica do interpretador Python que foi embutida para funcionar em conjunto com o Blender. Caso esta pasta que contém a linguagem de programação Pyhton não seja encontrada ou esteja faltando, é bem provável que um erro ocorra, e esta mensagem então não aparecerá.
  • malloc returns nil() → Alocação de Memória Retornou Nula
Quando o Blender lida com operações que requerem Memória Extra (RAM), ele chama uma função chamada malloc (Uma abreviatura de Alocar Memória) que tenta fazer a alocação de uma determinada quantidade de memória para o Blender. Caso esta requisição não seja satisfeita, a operação de malloc irá retornar → nil/null/0 , para indicar que houve uma falha ao lidar com a requisição. Caso isto ocorra, o Blender não será capaz de lidar com a operação requisitada pelo usuário. Isto muito provavelmente resultará no Blender funcionando lentamente ou então fechando por completo. Caso você queira evitar o problema de ficar sem memória suficiente, você poderá instalar mais memória (RAM) em seu sistema, reduzir a quantidade de detalhes em seus modelos Blender, ou então desligar outros programas e serviços que podem estar utilizando a memória que o Blender poderia estar utilizando.