From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Organizando Quadros

O Blender utiliza uma nova abordagem de divisão de telas para organizar os quadros da Janela. A Janela de Aplicação será sempre parecida com um retângulo em sua Área de Trabalho. O Blender divide em um número de quadros de Janela que podem então ter os seus tamanhos alterados. Um quadro de Janela possui um espaço de trabalho para um tipo particular de Janela, como por exemplo a Janela de Visualização 3D, ou por exemplo o Esquematizador (Outliner). A ideia é que você possa dividir esta grande Janela da aplicação em qualquer número de pequenos (mas ainda retangulares) quadros de Janela. Dessa maneira cada Janela estará sempre plenamente visível, e é muito fácil trabalhar em uma Janela e então posicionar o foco do seu mouse, e saltar para trabalhar então em outra.

Maximizando uma Janela

Você pode Maximizar um Quadro de Janela para que esta prrencha toda a aplicação através da entrada do menu "View" (Visualizar)"Toggle Full Screen" (Alternar paa Tela Cheia). Para retornar ao tamanho normal, utilize novamente a enrada do menu "View" (Visualizar)"Toggle Full Screen" (Alternar para Tela Cheia). Uma maneira rápida de conseguir isto, é a utilização dos atalhos ⇧ ShiftSpace, Ctrl ou Ctrl para alternar entre os Quadros de Janela maximizados ou enquadrados. NOTA: A Janela na qual o foco do ponteiro do seu mouse está correntemente posicionado é aquela que será maximizada utilizando os atalhos de teclado.

Dividindo uma Janela

Manual-Interface-Window System-Arranging frames-splitwidget.png

Nos cantos do alto à direita e no canto de baixo da Janela á esquerda de uma Janela, estão os ajudantes de divisão de Janelas (Splitter Widgets), e eles se parecem como um pequeno manípulo de agarrar cheio de ranhuras. Isso tem a função, tanto de dividir quanto de combinar os painéis das Janelas. Quando você posiciona o ponteiro do seu mouse sobre ele (focando-o) o seu cursor irá se modificar para um cursor em forma de cruz. Clique com o botão esquerdo do mouse LMB Template-LMB.png e o arraste para a esquerda para dividir o painel verticalmente, ou então para baixo para dividir o painel horizontalmente.

Juntando dois Quadros

Para conseguir fundir ou juntar dois quadros de Janela, eles devem possuir a mesma dimensão dentro da direção na qual você deseja que a fusão ou união seja feita. Por exemplo, caso você queira combinar dois quadros de Janela que estão lado-a-lado, eles devem possuir a mesma altura. Caso o que esteja á esquerda não seja do mesmo tamanho do que o da direita, você não será capaz de combiná-los horizontalmente. Isto é devido ao fato de que o espaço da Janela combinada resulta em um retângulo. A mesma regra se aplica para juntar dois quadros de Tela que estão empilhados um sobre o outro; ambos deles deverão ter o mesmo comprimento. Caso o que esteja acima já esteja dividido verticalmente, você deverá primeiro fundir/juntar esses dois, e então juntar o que está abaixo com o que está acima.

Manual-Interface-Window System-Arranging frames-joinframes.png

Para fundir ou juntar o quadro da Janela com o que está acima deste (dentro da figura, a Janela de propriedades está sendo juntada ou fundida sobre a Janela do Outliner" ou Esquematizador"), simplesmente posicione o foco do ponteiro do Mouse sobre o divisor de Janelas. Quando o ponteiro do Mouse se transformar em uma Cruz, clique com o botão esquerdo do Mouse LMB Template-LMB.png e arraste para iniciar o processo de combinar. A Janela que está acima irá ficar um pouco mais escura, sobreposta com uma seta apontando para cima. Isso indica que o quadro que está mais abaixo (que é o corrente) irá se sobrepor a esse espaço de quadro que ficou mais escuro. Simplesmente termine a tarefa com um outro clique do botão esquerdo LMB Template-LMB.png para juntar ou fundir. Caso você queira que ocorra o inverso, mova o seu cursor de volta ao quadro original (o que está mais abaixo), e ele então irá obter a sobreposição com a seta ao invés do outro.

Da mesma maneira, as Janelas podem ser juntadas ou fundidas da esquerda para a direita ou vice versa.

Caso você pressione a tecla Esc antes de soltar o Mouse, a operação será abortada.

Alterando o Tamanho da Janela

Você pode aumentar/diminuir os tamanhos das Janelas arrastando as suas bordas com o botão esquerdo do Mouse LMB Template-LMB.png. Simplesmente mova o seu cursor do Mouse obre a borda entre os dois quadros até que ele seja alterado para um cursor em formato de seta que aponte para os dois lados, e então clique e arraste.

Alternando Conteúdos

Você pode trocar os conteúdos de dois quadros entre si com o atalho CtrlLMB Template-LMB.png em um dos divisores do quadro inicial, arrastando para o lado do quadro alvo, e soltando então o botão do mouse ali. Estes dois quadros não precisam estar lado a lado, mas eles ainda precisam estar na mesma Janela.

Abrindo Novas Janelas

Você pode desejar ter uma nova Janela contendo mais quadros do Blender. Isto pode ser útil, por instância, caso você tenha múltiplos monitores e queira que eles mostrem diferentes informações a partir da mesma instância de trabalho do Blender.

Tudo o que você precisa fazer é clicar com o botão esquerdo do Mouse ⇧ ShiftLMB Template-LMB.png sobre um divisor de Janelas, e arrastá-lo levemente. Uma nova Janela será aberta, com as suas funções normais de Maximizar, Minimizar, fechar e outros botões (isso dependerá de sua plataforma de Sistema Operacional/Operativo), contendo um único quadro com uma duplicata da Janela inicial na qual você executou a operação.

Uma vez que você tenha essa Nova Janela, você poderá movê-la para o outro Monitor, (ou mesmo deixá-la no Monitor corrente); Você pode configurar o seu tamanho (ou mantê-lo sem alterações); você pode também organizar o seu conteúdo da mesma maneira que explicamos até aqui (dividindo e acertando o tamanho dos quadros, e ajustá-los conforme o necessário), e por aí adiante.

Existe ainda, uma outra maneira de conseguir uma Janela Extra do Blender, usando: ArquivoPreferências de Usuário ou em inglêsFileUser Preferences.... Você também a alternativa de utilizar o atalho CtrlAltU que também abre uma nova Janela, com as Preferências de Usuário como seu único quadro. Você então poderá executar os mesmos procedimentos explicados com esta Janela.