From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

"Scenes" (Cenas)

As "Scenes" (Cenas) são uma ferramenta muito útil para a manipulação de seus projetos. O Modelo de um Objeto de Cubo dentro de um espaço vazio que você vê quando abre o Blender pela primeira vez, é a "Scene" (Cena) padrão de fábrica. Você pode imaginar as "Scenes" (Cenas) similarmente as Abas dentro de seu Navegador de Internet. Por exemplo, o seu Navegador de Internet pode ter muitas Abas abertas de uma vez. As Abas podem estar vazias, mostrando visualizações idênticas da mesma página de Internet ou então páginas completamente diferentes como um todo. O sistema de "Scenes" (Cenas) do Blender, funciona praticamente da mesma maneira. Você pode ter uma "Scene" (Cena) vazia, uma cópia completamente independente de sua "Scene" (Cena), ou uma nova cópia que esteja ligada a sua "Scene" (Cena) original em um determinado número de maneiras.

Você pode selecionar e criar "Scenes" (Cenas) através do "Scene selector" (Seletor de Cenas) dentro do "header" (cabeçalho) da "Info window" (Janela de Informações) (a barra que fica no topo da maior parte dos "layouts" (esquemas) do Blender, veja a Imagem Seletores de Tela e Cena).

Seletores de Tela e Cena

Configuração de "Scene" (Cena)

Adding a new "Scenes" (Cenas)

Menu de Adição de Cena

Você pode adicionar uma nova "Scene" (Cena) clicando em Manual-Part-I-Interface-Screens-AddView-Button25.png dentro das opções do Seletor de "Scene" (Cena). Quando você cria uma nova "Scene" (Cena), você pode escolher entre cinco opções para controlar o seu conteúdo inicial (Menu de Adição de Cena).

Para escolher entre estas opções, você precisa entender claramente a diferença entre a estrutura interna de Objetos presentes no Blender, mais precisamente a diferença de atrelação de Dados de Objeto para "Object" (Objetos) e "Object Data" (Dados do Objeto). Cada elemento gráfico do Blender (Como as Malhas, Lâmpadas, Curvas, etc.) é composto de duas partes: "Object" (Objetos) e "Object Data" (Dados do Objeto) (também conhecido como ObData). O Objeto mantém as informações sobre a sua posição, rotação e escala de um elemento em particular. Já o ObData, mantém as infromações sobre Malhas, Listas de Materiais e por aí vai. A atrelação ao ObData é comum para cada instância de cada tipo particular de elemento. Cada Objeto possui um(a) "link" (ligação) para o seu ObData associado, e um único ObData pode ser compartilhado por muitos Objetos.

As cinco escolhas, portanto, determinam quantas das informações presentes serão copiadas a partir da "Scene" (Cena) correntemente selecionada para a nova, e quanto dos dados estarão ligados através de compartilhamentos (Ou seja, serão do tipo "linked" (ligados)):

"New" (Nova)
Cria uma Nova "Scene" (Cena). Dentro da Nova "Scene" (Cena), as configurações de Renderização serão configuradas para os valores padrão das "User Settings" (Configurações do Usuário).
"Copy Settings" (Copiar Configurações) 
Cria uma Nova "Scene" (Cena) vazia como na opção anterior, mas também copia as configurações de Renderização a partir da "Scene" (Cena) original dentro da Nova.
"Link Objects" (Ligar Objetos)
É a maneira mais superficial de cópia disponível. Esta opção cria uma Nova "Scene" (Cena) com o mesmo conteúdo da "Scene" (Cena) correntemente selecionada. Contudo, ao invés de copiar os Objetos, a nova "Scene" (Cena) terá "links" (ligações) para os Objetos contidos dentro da antiga "Scene" (Cena), a Nível de Objetos. Portanto, as alterações na Nova Scene, irão resultar nas mesmas mudanças sendo feitas na "Scene" (Cena) Original, porque os Objetos utilizados são literalmente os mesmos Objetos. O reverso também é verdade (alterações dentro da "Scene" (Cena) Antiga irão causar as mesmas alterações na "Scene" (Cena) Nova).
Link Object Data
Cria uma Nova "Scene" (Cena) duplicando as cópias de todos só Objetos dentro da "Scene" (Cena) correntemente selecionada, mas cada um desses Objetos duplicados, terá "links" (ligações) para os ObData (Malhas, Materiais e por aí vai) dos Objetos correspondentes dentro da "Scene" (Cena) Original. Isto significa que você poderá alterar a posição, orientação e tamanho dos Objetos dentro da Nova "Scene" (Cena) sem afetar as outras Cenas, mas, quaisquer modificações dentro dos dados presentes de ObData (malha, Materiais, etc...) irá também afetar as outras "Scenes" (Cenas). Isto é devido ao fato de que uma única instância dos dados de "ObData" está agora sendo compartilhada por todos os Objetos em todas as "Scenes" (Cenas) que estão ligados a eles. Caso você queira fazer alterações em um Objeto dentro da Nova "Scene" (Cena), independentemente dos Objetos dentro das outras "Scenes" (Cenas), você terá de manualmente fazer com que o Objeto presente dentro da Nova "Scene" (Cena) torne-se um "Single-user" (Usuário Único), que pode ser copiado clicando-se com o botão esquerdo do Mouse LMB Template-LMB.png no número presente dentro do Painel de "Object Data" (Dados de Objeto) da Janela de propriedades. Isto possui o efeito de fazer com que haja a criação de uma Nova cópia independente dos dados ObData.
Manual-Interface-Scenes-mk singleuser.png
"Full Copy" (Cópia Completa)
É a maneira mais profunda de cópia disponível. Nada será compartilhado. Esta opção cria uma "Scene" (Cena) completamente independente com cópias de todos os Objetos e Dados dos Objetos presentes dentro da "Scene" (Cena) correntemente selecionada. Cada Objeto dentro da "Scene" (Cena) Original é duplicado, e uma cópia privativa do seu ObData para cada Objeto é feita também.

Para entender melhor a maneira com a qual o Blender trabalha com dados, leia mais sobre Sistema de Dados e Biblioteca do Blender.

Um Breve Exemplo

Considere uma Cena de um ‘Bar’ dentro de um filme. Você inicialmente irá criar o ‘Bar’ como uma versão limpa, com todas as coisas intactas ( não quebradas) e em seu devido lugar. Você então decide criar a ‘Ação’ de seu filme dentro de uma "Scene" (Cena) separada. A ‘Ação’ dentro de sua Cena irá indicar que tipo de ligação (caso haja alguma) poderá se encaixar melhor dentro da necessidade de utilização, para que haja movimentação de ‘Ação’ em sua Cena.

Link Objects
Cada Objeto terá um(a) "link" (ligação) com a "Scene" (Cena) Original. Caso você faça a correção da posição de uma parede, isso então fará a movimentação em cada "Scene" (Cena) que utilizar esta parede, como uma configuração de posicionamento, então isso afetará todas as "Scene" (Cenas) que estão ligadas a sua Cena de ‘Bar’.
"Link Object Data" (Ligar Dados do Objeto)
Será útil quando as posições dos Objetos precisam ser alteradas, mas não o seu formato e Material, cujas configurações irão permanecer constantes. Por exemplo, cadeiras precisam ficar no chão dentro da Cena de um ‘Bar’ lotado, e em cima das mesas quando houver uma Cena de ‘Bar’ fechando, ou com aviso de "Nós estamos fechando". Pelo fato das cadeiras não sofrerem alterações em sua forma, não há necessidade de desperdiçar memória com cópias exatas de Malhas.
Full Copy
Um vidro se espatifando no chão irá necessitar a sua própria cópia completa pois a "Mesh" (Malha) irá alterar o seu formato por completo.

Não é possível fazer todas estas coisas dentro da mesma "Scene" (Cena), portanto, pode ser útil ter o entendimento do porque executar a ligação de diferentes Objetos de maneiras diferentes.

Deletando uma "Scene" (Cena)

Você pode deletar uma "Scene" (Cena) através da utilização do botão para "Delete datablock" (Deletar Bloco de Dados), (Manual-Part-I-Interface-Screens-DeleteView-Button25.png) presente dentro das opções do Seletor de "Scenes" (Cenas), (veja Seletores de Tela e Cena).