From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Painéis

Os Painéis geralmente aparecem dentro da "Properties Window" (Janela de Propriedades) (Que era a "Buttons Window" (Janela de Botões) na antiga versão 2.4x), que podem ser encontradas no lado direito do "layout" (esquema) padrão de tela (veja a Imagem Parte da Janela de Propriedades).

Parte da Janela de Propriedades

Os Painéis tabém são encontrados dentro da Tool shelf e dentro da "Properties shelf" (Estante de Propriedades) que são partes cuja visualização ou não, podem ser alternadas (esconder/mostrar) dentro da "3D Window" (Janela de Visualização 3D). Para mostrar a "Tool shelf" (Estante de Ferramentas), utilize o Menu → View » Tool ou pressione o atalho T. Para mostrar a "Properties shelf" (Estante de Propriedades), utilize → View » Properties ou pressione o atalho N. Veja a Imagem Estante de Ferramentas dentro da Janela de Visualização 3D.

Estante de Ferramentas dentro da Janela de Visualização 3D

A "Properties Window" (Janela de Propriedades) inclui também um "header" (cabeçalho) para escolher entre diversos Contextos. Cada Contexto irá ter uma diferentes Painéis e em quantidades diferentes. Por exemplo, o "Render Context" (Contexto de Renderização) irá ter painéis que permitem a você alterar as dimensões e a quantidade de "Anti-aliasing" (Anti-Serrilhado) da saída de Renderização, enquanto o "Materials Context" (Contexto de Materiais) irá ter painéis que permitem a você configurar cores, transparência, texturas, etc.

Os Painéis dentro da "Properties Window" (Janela de Propriedades) podem ser alinhados verticalmente ou horizontalmente através do clique com o botão direito do Mouse RMB Template-RMB.png dentro da "Properties Window" (Janela de Propriedades) e a escolha da Opção desejada a partir do Menu. Note que os Painéis presentes dentro da "Properties Window" (Janela de Propriedades) são otimizados para o alinhamento vertical. O alinhamento horizontal pode ser complicado para alinhar e trabalhar.

A localização e visualização dos Painéis, também pode ser alterada de acordo com a sua preferência. Por exemplo, os Painéis podem ser:

  • Movidos dentro da Janela, ou dentro da estrutura em que estão empilhados através do clique com o botão esquerdo do Mouse LMB Template-LMB.png, mantendo pressionado e arrastando o "widget" (manípulador) presente no canto direito de cima (ele lembra um pouco o "widget" (manípulo) que é utilizado para mudar os quadros das telas, e possui três linhas em uma formação triangular).
  • Rolados para cima e para baixo através da utilização da roda do Mouse Wheel Template-MW.png
  • Ampliados ou Reduzidos quando se mantém o botão do meio do Mouse Pressionado CtrlMMB Template-MMB.png e arrasta-se ou Mouse para a direita e para a esquerda.
  • Encolhidos ou Expandidos através do botão esquerdo do Mouse LMB Template-LMB.png, clicando-se no triângulo preto (sólido) ao lado esquerdo de seu "header" (cabeçalho).


Para mais detalhes sobre cada Painel, veja a seção de Referência sobre Painéis, ou encontre a seção apropriada dentro do Manual.



Contents