From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Menus

O Menu chamado pelo atalho Space

O Blender contém muitos menus, cada um deles é acessível ou a partir de um "Header" (Cabeçalho) ou diretamente a partir da localização do ponteiro de seu Mouse, utilizando Atalhos, clicando-se com o botão direito do Mouse RMB Template-RMB.png em uma das bordas das Janelas, através de um botão, ou em qualquer logar da Tela. Um Menu de Contexto Sensitivo irá ser mostrado caso haja um disponível para este elemento de Interface.

Adicionalmente, um Menu com acesso a todos os comandos do Blender , está disponível através do atalho Space (mostrado na figura). Simplesmente inicie a digitação do tipo de comando que você necessita e deixe que a função de pesquisa/busca do Menu faça o restante . Quando a lista for suficientemente reduzida, clique com o botão esquerdo do Mouse LMB Template-LMB.png dentro do comando desejado ou então faça com este seja realçado com as setas para e para e selecione a opção pressionando Return.

Caso você sinta falta da antiga caixa de ferramentas da versão do Blender 2.4x, você poderá adicionar alguma coisa similar através do Addon 3D View: Dynamic Spacebar Menu (que é um Addon para a Janela de Visualização 3D para abrir um Menu ) , e que pode ser instalado através da Aba de Add-Ons, localizada dentro da "Preferences window" (Janela de Preferências), que fica dentro das "User Preferences" (Preferências de Usuário).

Leia mais sobre a instalação de Addons »

Alguns Menus são de Contexto sensitivo, de maneira que somente estão disponíveis sob determinadas situações. Por exemplo, o "specials menu" (menu de especiais), que é chamado através do atalho W, só está disponível dentro da "3D Window" (Janela de Visualização 3D) enquanto o "Edit Mode" (Modo de Edição) está ativo.

Enquanto você está utilizando o Blender, esteja ciente de qual modo estoa ativo e qual o tipo de Objeto você tem selecionado. Isso ajudará a saber quais os "Hotkeys" (Atalhos) funcionam e em quais situações.

Blender3D FreeTip.gif
Os Menus no Mac OS X
Pelo Fato do Blender não utilizar o Menu de Sistema Padrão do Sistema Operacional, caso você esteja utilizando um computador com o Mac OS X , você provavelmente terá uma Barra de Menu que parecerá redundante na parte de cima ( comandos da Janela duplicados ). Para remover isto, veja esta postagem em inglês no site da Macworld, mas esteja ciente de que isso é um bocado complicado de fazer. Como uma alternativa simples, você pode fazer com que o Blender funcione em "FullScreen" (Tela Cheia) com o último botão dentro do Cabeçalho da Janela de Informações (na maior parte dos casos, no topo da barra, usando o esquema padrão de controladores da Janela de Aplicativo, como minimizar, ampliar, etc).




Contents