From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Botões e Controles

Os Botões e outros controles podem ser encontrados em praticamente todas os Tipos de Janelas da Interface do Blender. Os diferentes tipos de controles estão descritos abaixo.

Botões de Operação

Botão de Operação

Estes são botões que perfazem uma operação quando neles é clicado com o botão esquerdo do Mouse LMB Template-LMB.png. Eles então podem ser identificados pela sua coloração cinza dentro do esquema padrão do Blender.

Botões de Alternância

Botões de Alternância

Os Botões de Alternância consistem de Caixas de marcação. Clicar nesse tipo de botão irá alterar o seu estado mas não irá perfazer nenhuma operação. Em alguns casos, esses botões estão atrelados à um botão numérico para controlar propriedades de influências.

Botões do tipo Radio

Botões tipo Radio

Os botões do tipo Radio são utilizados para escolher a partir de uma pequena seleção de opções que são mutuamente exclusivas, são como os seletores de um radio.

Botões Numéricos

Botões Numéricos

Os Botões Numéricos podem ser identificados pelos seus indicadores ou etiquetas, o que na maioria dos casos contém o seu nome e uma coluna seguida por um número. Os Botões Numéricos são manipulados de diversas maneiras:

  1. Para alterar os valores em passos, clique com botão esquerdo do Mouse LMB Template-LMB.png dentro dos pequenos triângulos que existem dos lados do botão.
  2. Para alterar os valores em um campo mais amplo, mantenha pressionado o botão esquerdo do Mouse LMB Template-LMB.png e arraste o Mouse para a esquerda ou para a direita. Caso você mantenha pressionada a tecla Ctrl depois de manter pressionado o LMB Template-LMB.png, os valores serão alterados em passos menores e mais discretos; caso você mantenha pressionada a tecla ⇧ Shift ao invés, você terá um controla ainda mais refinado sobre os valores.
  3. Pressionando a tecla ↵ Enter ou LMB Template-LMB.png faz com que você possa entrar com os valores manualmente.

Quando estiver entrando com os valores manualmente, pressionando a tecla ↖ Home ou ⇥ End irá mover o cursor para o início ou para o final do campo numérico. Pressionando a tecla Esc irá cancelar a edição dos valores. Você pode copiar o valor de um botão através do posicionamento do foco do cursor do seu Mouse sobre o campo e pressionando a tecla CtrlC. Similarmente, você pode colar um valor copiado com o atalho CtrlV.

Você também pode entrar com valores de expressões simples como por exemplo a multiplicação de 3*2 ao invés do valor total de 6. tenha certeza de entrar com um ponto decimal caso você queira um resultado em ponto flutuante, caso contrário, você obterá como resultado um número inteiro (EX: 3/2 = 1, mas 3.0 / 2 = 1.5). Até mesmo constantes como o número PI (escreva pi para obter o valor 3.142) ou mesmo funções como Raiz quadrada sqrt(2) (que nesse caso é a raiz quadrada de 2 ) podem ser utilizados.


Botões de Menu

Botões de Ligação de Blocos de Dados (Datablocks)

Utilize os botões de menu para trabalhar com Itens em lista dinamicamente criadas. Os botões de Menu são principalmente utilizados para ligar "DataBlocks" (Blocos de Dados) entre si. Os "DataBlocks" (Blocos de Dados) são Itens como Malhas, Objetos, Materiais, Texturas, entre outros. A Ligação de um Material à um Objeto irá designar esse Material para os Objetos Selecionados.

Um menu de "Datablock" (Bloco de Dados) com pesquisa
  1. O primeiro botão (com um Ícone do tipo de "DataBlock" (Bloco de Dados)) abre um Menu que permite a você selecionar o "DataBlock" (Bloco de Dados) para executar a ligação clicando com o botão esquerdo do Mouse LMB Template-LMB.png no Item requisitado. Esta lista possui uma caixa de pesquisa em sua base.
  2. O segundo botão mostra o nome do "DataBlock" (Bloco de Dados) e permite a você a edição após clicar nele com LMB Template-LMB.png.
  3. O botão representado com "+" duplica o "DataBlock" (Bloco de Dados) corrente e o aplica.
  4. O botão representado com "X" limpa a ligação.

Algumas vezes, existe uma lista de "DataBlocks" (Blocos de Dados) aplicados (como uma lista de Materiais utilizados no Objeto. Veja a imagem Botões de Ligação de Bloco de Dados apresentada acima.

  1. Para selecionar um "Datablock" (Bloco de Dados) clique com o botão esquerdo do Mouse LMB Template-LMB.png sobre ele.
  2. Para adicionar uma nova seção (Como por exemplo: Material, Sistemas de Partículas, etc.) clique com LMB Template-LMB.png dentro do botão representado com "+" que está ao lado direito da lista.
  3. Para remover uma seção, clique com o botão esquerdo do Mouse LMB Template-LMB.png dentro do botão representado com "-" que está ao lado direito da lista.


Um outro tipo de bloco de botões de Menu irá mostrar uma lista estática com um campo de opções. Por exemplo, o botão do tipo "Add Modifier" (Adicionar Modificador) irá produzir um Menu com todos os Modificadores Disponíveis.

Opções de Modificadores


Objetos com ligações desfeitas (Unlinked objects)

Os dados que tiveram as suas ligações desfeitas não são perdidos até que você saia do Blender . Isto é uma funcionalidade de Desfazer poderosa. Caso você tenha deletado um Objeto, o Material ligado/designado a ele permanecerá existente, mas simplesmente sem ligação, ele ainda estará na lista ! Caso você ainda necessite desse material, você somente precisará ligá-lo a outro Objeto ou então fornecer uma ligação com um "Fake User" (Falso Usuário)" (Por exemplo clicando nesta opção dentro do "DataBlock" (Bloco de Dados) correspondente dentro da visão de Blocos de Dados do "Outliner" (Esquematizador))

Leia mais sobre os Falsos Usuários»


Controles de Seleção de Cores

Alguns controles abrem um painel com uma caixa de diálogo do tipo Pop-Up. Por exemplo, os controles de "Color" (Cores) irão fazer com que apareça uma caixa de diálogo com um "Color Selector" (Seletor de Cores) quando forem clicados. Veja a Imagem Seletor de Cores.

Seletor de Cores

Botões em Cascata

Ocasionalmente, alguns botões atualmente revelam botões adicionais. Por exemplo, o Painel de "Ramps" (Rampa) possui um botão do tipo "Cascade" (Cascata) chamado "Ramp" (Rampa) que revela botões adicionais que irão lidar com uma bandagem ou faixa de cores . Veja as Imagens Banda de Cores Antes (Colorband) e Banda de Cores Depois (Colorband).

Banda de Cores Antes (Colorband)
Banda de Cores Depois (Colorband)