From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.


Seção de encapamento (Skinning)
Este documento foi originalmente feito a partir de uma seção de tutorial. Uma cópia deste documento foi feita e colocada nesta página, porque o índice principal do manual do usuário do Blender não parecia cobrir o assunto encapamento (Skinning) para superfícies/malhas/curvas. Este documento está ultrapassado e precisa de algumas correções mas pode te ajudar com o assunto encapamento (Skinning).


= Encapamento (Skinning)  =

Skinning é a arte fina de definir uma superfície usando dois ou mais perfis. No Blender você pode fazer isso preparando quantos perfis ou curvas do formato desejado e cobrí-los com uma superfície NURBS.

Como um exemplo vamos criar um veleiro. A primeira coisa a fazer, na visão lateral (3 NumPad), é adicionar uma superfície de curva (Curve Surface) . Tenha certeza de que adicionou uma superfície de curva (Curve Surface) e não uma curva Bézier ou tipo NURBS, ou então o truque não vai funcionar (Uma curva de superfície para encapar.).

Uma curva de superfície para encapar.

Dê para a curva o formato das secções cruzadas do barco, adicionando vértices de controle quando preciso com o botão Split e , possivelmente , configurando uma NURBS Endpoint tanto em 'U' quanto em 'V' (Perfil do barco.) conforme necessário.

Perfil do barco.

Agora duplique (⇧ ShiftD) a curva quantas vezes for necessário, da esquerda para a direita obtendo (Múltiplos perfis ao longo do eixo do barco.). Ajuste as curvas para bater com as diversas seções do barco e em diferentes pontos do seu comprimento. Para esta finalidade, alguns blueprints ajudam bastante. Você pode carregar um blueprint em um plano de fundo (como fizemos para desenhar o logo da ave neste capítulo) para preparar todas os perfis das seções cruzadas(Múltiplos perfis dos formatos corretos.).

Note que a superfície que iremos produzir terá uma transição suave de um perfil ao outro. Para criar mudanças bruscas você precisa colocar os perfis muito próximos uns aos outros, como é o caso de Múltiplos perfis dos formatos corretos..

Múltiplos perfis ao longo do eixo do barco.
Múltiplos perfis dos formatos corretos.

Agora selecione todas as curvas (com A ou B), e una-os em um mesmo objeto pressionandoCtrlJ e respondendo sim para a questão 'Join selected NURBS?'. Os perfis estarão todos realçados como em Perfis Unidos..

Perfis Unidos.

Agora mude para o Modo de Edição (⇆ Tab) e selecione todos os pontos de controle com A; e pressione F. Os perfis estarão encapados e convertidos em superfície (Superfície encapada no Modo de Edição.).

Note
Como está evidente no primeiro e último perfis neste exemplo, as seções cruzadas necessitam estar definidas como uma família de planos mutuamente ortogonais.


Superfície encapada no Modo de Edição.

Retoque a superfície, se necessário, movendo os pontos de controle. Casco Final. Mostar uma visão sombreada. Você provavelmente vai precisar aumentar ResolU eRelolV para obter um formato melhor.

Casco Final.
Setup do Perfil
Há uma limitação para isso, mas também é uma técnica muito poderosa quando todos os perfis exibem o mesmo número de pontos de controle. Isso porque é uma boa idéia modelar as seções cruzadas mais complexas primeiro e depois duplicá-las, movendo os seus pontos de controle conforme necessário, sem adicioná-los ou removê-los, como mostramos neste exemplo.