From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Preferências do Usuário e Temas

Mode: Todos os Modos

Puxe para baixo a janela de preferências do usuários para revelar muitas opções de customização.

Descrição

O Blender tem opções que não são salvos com os arquivos, mas é aplicado em todos os arquivos preferivelmente. As configurações são do usuário ou do sistema, tais como, o mouse, fontes, e idiomas.

As preferências de usuário são usados raramente, ela fica escondida atrás do menu principal. Para torna-lo visível, puxe para baixo a beira (borda) do menu. As configurações são agrupados em sete categorias, que podem ser selecionados com os botões violetas mostrados dentro da janela de preferências do usuário.

Opções

A maioria dos botões são evidentes, ou indicam uma ferramenta útil que você pressiona com o mouse sobre ele, nós não iremos descrever em detalhes aqui. Nós iremos mostrar apenas uma visão geral das categorias.

Visores & Controles ( View & Controls )

Exibe configurações a respeito de como o usuário deve reagir á entrada, tal como o método de rotação na visão 3D. Aqui você pode também ativar a emulação do mouse em 3 botões caso você tenha um mouse de 2 botões.

Editar Métodos ( Editis Methods )

Especifique detalhes sobre o funcionamente de determinados comandos como por exemplo o Duplicate. Você pode também mudar a quantidade de etapas por Desfazer e se o comando Desfazer deve trabalhar em global ou localmente.

Idiomas & Fontes ( Language & Fonts )

Selecione uma fonte TrueType para ser usado no Blender, ou escolha um idioma disponível. portugues

Temas ( Themes )

O Blender permite a utilização de Temas. Você pode criar ou controlar um tema aqui. Cada tema é um Script de Python. Você pode importar Temas simplesmente copiando seu Script de Python para seu diretório de Scripts e reiniciar o Blender. Abra a janela de Scripts e selecione um Script, em seguida use Ctrl + U para salvar como padrão.

Auto Save

Um processo criativo envolve muito, o artista inicia sua profunda modelagem e acaba esquecendo de se banhar, comer, e especificamente salvar seu trabalho. Numa falta da energia (força) ou qualquer outro problema pode accarretar a perda de todo o trabalho. Não tenha nenhum medo de se sentir profundo, o Blender salva automáticamente uma cópia de Backup do seu trabalho em andamento. Este sub-painél, permite você configurar duas maneiras em que o blender cria uma cópia de Backup.

Save Versions

O botão Save Versions diz ao Blender, quando você seleciona manualmente File/Save salva um número especificado de versões anteriores do arquivo. Em seu diretório de trabalho, estes arquivos são nomeados como .blend1, .blend2, .blend3, e assim por diante, até um número de versões que voê especifica, com os arquivos mais velhos com um número mais baixo. Tipicamente, 9 versões são mais que suficiente, O Auto Save salva os arquivos no diretório temporário.

Clique no botão "Auto Save Temp Files", que diz ao Blender salvar uma cópia de segurança do seu trabalho no diretório temporário. Selecione este botão e é revelado mais dois botões. O primeiro, o botão "Minutes", especifique o tempo em minutos para salvar automáticamente seu arquivo. O segundo botão "Open Recent", permite que você abra o arquivo mais recente salvo pelo Auto Save. O arquivo salvo é nomeado pela extensão .blend com um número aleatório, que é colocado no seu diretório temporário. Nós recomendamos que use o Auto Save para salvar salvar seus arquivos atumáticamente por (5 , 6 minutos sãs suficientes).

Então se você fez algo terrível no seu modelo bonito, você tem três escolhas:

  • 1. Tente cobrir manualmente o erro cobrindo o acidente.
  • 2. Tente Desfazer Ctrl + Z.
  • 3. Tente abrir uma versão previamente salva em seu diretório temporário.
Aviso
Clique no botão "Open Recent" , para carregar o arquivo mais recente,e você perderá todas as mudanças dos últimos minutos.

Para carregar um arquivo, você pode ir em File / Open e clicar sobre um arquivo salvo, como se fosse um .blend.

Sair não Salva
Quando você fecha o Blender, e encerra o programa, o Blender não o alerta de salvar seu trabalho. Portanto, salve seu trabalho antes de sair do Blender.
Recent Files

Você pode ir em File / Open Recent, este controle especifica quantos arquivos recentes a se manter, e quantos aparecerão nessa lista.

System & OpenGL

Você deve acessar esta seção caso tenha problemas com gráficos ou sons de saída, ou se você não tiver um teclado numério. Se você usa muito o Video Sequence Editor, você pode querer aumentar seu MEM Cache Limit.

Caminhos de Arquivo

Escolha caminhos padrões para vários tipos de janela de carregar arquivo. Lembre-se que // no começo significa "onde o arquivo .blend esta salvo atualmente".

YFexport

O Blender comunica-se com o YafRay exportando um arquivo XM. Esta entrada diz ao blender onde salva-lo.

  • Sugestão : C:\tmp\
Fonts

Onde encontrar suas fontes TrueType.

  • Sugestão : C:\Windows\Fonts\
Render

Aonde salva a saída do seu Render.

  • Sugestão : //render \
Textures

Onde encontrar retratos e imagens para texturizar uma superfícies.

  • Sugestão : C:\Blender\lib\tex , onde Lib é a sua biblioteca.
Python

Extensões de scripting de idioma e de funcionalidade para customizar o Blender.

  • Sugestão : C:\Blender\scripts
Tex Plugins

Plugin DLL para aumetar sua texturização.

  • Sugestão : C:\Blender\bin\plugins\texture\
Sounds

Arquivos Wav de som para efeitos de saída.

  • Suggestão: C:\Blender\lib\wav\
Seq Plugins

Ao usar o Video Sequence Editor dentro do Blender, o Blender tem um anfitrião de efeitos que podem ser usados por DLLs

  • Suggestão: C:\Blender\bin\Plugins\sequence\
Temp

É a saída de lixo genérica, para salvar arquivos temporários (.blend), e arquivos salvos automáticamnte.

  • Suggestão: C:\tmp

Salvando suas preferências

Para salvar suas configurações como padrão, use CtrlU.