From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Renderizando

Modo: Todos os Modos

Painel: Contexto Render → Render

Atalho: F12

Menu: Render → Render Current Frame

Descrição

Esta é apenas uma visão geral rápida de como renderizar uma cena. Para mais detalhes acesse o capítulo Introdução a Renderização.

Opções

As configurações do Render estão no contexto Scene, no sub-contexto Render que é acessado clicando em Manual-Part-I-RenderingButton.png, ou pressionando o atalho F10.

Opções de Renderização nos Botões de Renderização.

No Painel Output, no campo superior, há um incremento para caminho de diretório, (padrão "/tmp/"), e um prefixo de nome de arquivo para ser usado opcionalmente para a Renderização do Blender. O incremento do caminho é um endereço absoluto ou um endereço relativo. Um endereço absoluto é algo como “C:\Documents and Settings\Blender\” e um endereço relativo é uma notação (”. /“ou”. /“) , que indica que o arquivo deve ser salvo em um diretório pai da instalação do Blender.

Caminho inválido:
Caso tenha um caminho inválido, que é rejeitado pelo sistema operacional, seu arquivo pode acabar parando no diretório raiz da instalação do Blender, ou em outro lugar.


O Painel Format, controla o formato do Render. O tamanho da imagem (números de pixels horizontalmente e verticalmente) pode ser ajustado aqui. Você pode ajustar o tamanho usando os botãos Size X e Size Y. Clique na caixa de seleção logo abaixo, onde é mostrado um menu com uma lista de formatos disponíveis para a saída de imagens e animações. O atual selecionado é JPEG.

Agora com os ajustes configurados, podemos renderizar a cena pressionando o botão RENDER do Painel Render, ou pressionando F12. Dependendo da complexidade da cena, o tempo de renderização pode levar de alguns segundos até horas ou dias, e o progresso é indicado em uma janela separada. Se a cena contiver tiver uma animação, apenas o quadro corrente da mesma é renderizado.

Se você não ver nada na cena renderizada, certifique-se que sua cena está construída corretamente. Atente-se para o seguinte:

  • Tem uma luz ?
  • A câmera esta posicionada corretamente, apontando para o sentido correto ?
  • Todas as camadas que você esta utilizando estão selecionadas ?


Certifique-se de que Intervalo de renderização para o Blender esteja corretamente selecionado, aquele que fica logo debaixo do botão RENDER, representado pelos botões numéricos STA e END.

Salvando no Disco

Uma imagem renderizada não é salva automaticamente no disco. Se estiver satisfeito com o Render, pode salva-lo usando o atalho F3 ou usando a caixa da janela de salvar arquivos. A imagem é salva no formato escolhido dentro do painel Format.

Sugestões

Clique em Extensions no contexto Scene F10, e no sub-contexto Render dentro do Painel Output, assim o Blender adiciona uma extensão automática no arquivo de imagem.