From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Ajude-me !

Esta página descreve o conteúdo da Ajuda do software Blender, e como na maior parte dos casos, os usuários que falam nativamente o Português mantém o Blender inalterado por razões de referência e compatibilidade com tutoriais e ciclo de trabalho, mantive ao lado da descrição do Menu de ajuda original traduzido, sua descrição original em inglês. Também vale ressaltar que a maior parte dos links disponíveis no Sistema de Ajuda do Blender estão em inglês.

O Blender tem um sistema de ajuda interno, carregável, e pode ser acessado pelo Blender. Todas as opções de ajuda são acessadas através do menu Help (ajuda) no Cabeçalho da "Janela de preferências do Usuário" (User Preferences). Geralmente, todas as páginas da web podem ser salvas em seu disco rígido local, e podem ser visualizadas no seu navegador para leitura off-line.

Manual-Help.jpg

Iniciando a Ajuda pelo Menu Help

Alguns formulários de ajuda são iniciados pelo navegador. Para isso é preciso ter um navegador padrão de Internet em seu Sistema Operacional. Se você estiver usando uma conexão dial-up, você deve configurar seu navegador para iniciar automaticamente quando uma conexão ativa estiver disponível.

"Sobre o Blender" (About Blender)

Indicado na tela de "Imagem de Partida" (Splash Screen), O Blender identifica para você o pacote e a versão correntes.

Tópicos de Ajuda do Menu Help


"Blender/API de Scrpts do Python" (Blender/Python Scripting API)

As páginas de ajuda descrevem a relação de programação de aplicação (API) Python, usada pelo Blender. O Python é uma linguagem de programação de uso geral em que é possível fazer praticamente qualquer coisa. E para fazer alguma coisa no Blender, ele tem que acessar algumas funções do Blender, como criar objetos, move-los, etc. Para isto, são enviados comandos para a API Interna do Blender, como ob.setLocation para mudar a posição de um objeto.

"Iniciando" (Getting Started)

As páginas da web possuem links de páginas especificas para que o usuário novato possa iniciar no Blender de maneira confortável.

"Referência de Atalhos e Ações do Mouse" (Hotkey and Action Mouse Reference)

Há um hábito velho entre os usuários mais experientes de Blender.

A dica mais importante para usar o Blender...
Mantenha sempre uma mão no mouse, e a outra no teclado !


Um uso extensivo no Blender são as teclas de atalho que permitem executar ações rapidamente, como R para girar um objeto selecionado. Esta página exibe todas as teclas de atalhos, separadas em ações. Tem também uma função de busca, permitindo que você possa fazer uma pesquisa de uma determinada tecla de atalho.

"Navegador de Identificação de Propriedades" (ID Property Browser)

Reúne todos os vários tipos de objetos em um arquivo .blend. Esta tela permite que você encontre-os (iniciando pelo nível da cena).

Manual

Você é redirecionado para a página principal do Manual no Wiki (Em inglês, para acessar em português, clique na Bandeira que possui a sua língua nativa).

"Referência de Scriptagem Python" (Python Scripting Reference)

O mesmo que o Blender/Python Scripting API.

"Notas de Lançamento" (Release Notes)

Contém uma lista de todas as notas de lançamento da versão corrente do Blender, dizendo o que mudou, e as novas características do Blender. As notas exibem uma demonstração rápida, com demonstrações, filmes/imagens ou links.

"Navegador de Ajuda de Scripts" (Scripts Help Browser)

Esta janela permite que você escolha um Script (do seu diretório de scripts) por categoria, onde são exibidas as informações de ajuda do Script. Use este para usar Scripts prontos, e como usa-los.

"Tutoriais" (Tutorials)

São os tutoriais passo a passo fácil de seguir de como usar o Blender. Por favor visite a página de tutoriais do Wiki Brasil.

"Páginas de Internet" (Websites)

São os sites mais freqüentemente acessados. Contém uma lista relacionada ao Blender para desenvolvimento.

"Sistema" (System)


"Teste de Velocidade" (Benchmark)

Com uma visão de janela 3D ativa, clique em Benchmark, este permite testar a velocidade do Blender nas diversas operações diferentes através de três marcadores. As estatisticas resultantes, particularmente as operações por segundo (ops/s) são úteis para comparar o desempenho do Blender através de máquinas diferentes. Há três opções disponíveis:

  • Draw – Mostra o número de vezes que o Blender pode redesenhar a cena corrente por segundo.
  • Recalc Ob: Mostra o número de vezes que o Blender pode recalcular o Objeto por segundo.
  • Recalc Data: Mostra o número de vezes que o Blender pode recalcular os Dados do Objeto por segundo.

"Informações do Sistema" (System Information)

O System Information cria um arquivo chamado info.txt que lista as propriedades do seu sistema e do Blender, úteis para resolver problemas, consulte sua saída na Janela de Edição de Textos.