From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Abrindo Arquivos

Modo: Todos os Modos

Atalho: F1

Menu: File → Open

Descrição

O Blender usa o formato .blend para salvar quase tudo: Objetos, Cenas, texturas e suas configurações de janela. E os arquivos .blend1 e .blend2 para salvar suas cópias de segurança eventuais de tempos em tempos, conforme especificado nas Preferências de Usuário.

Opções

Para carregar um arquivo do Blender a partir do disco, pressione F1, A janela aonde o cursor do mouse aponta transforma-se em uma janela de seleção de arquivos. A barra da esquerda pode ser arrastada com MouseL. Para abrir um arquivo, selecione-o e pressione ↵ Enter, ou clique no botão Open File. Um arquivo pode também ser carregado usando o MouseM sobre o nome de um arquivo.

Carregando uma Interface de Usuário ou UI

Dentro de cada arquivo .Blend, o Blender salva o layout da "Interface do Usuário" (User Interface ou (UI)). Por padrão essa Interface salva será carregada juntamente com o arquivo. Se você quiser trabalhar com um arquivo do blender usando seus padrões atuais, inicie o Blender, em seguida abra um arquivo com F1. Desligue o botão "Load UI" e abra o arquivo.

Navegando no seu Disco Rigído

Janela de Seleção de arquivo - Carregamento.

A caixa de texto superior, indica o caminho do diretório atual, e a caixa de texto mais abaixo contém o nome do arquivo selecionado. Use P para navegar em um diretório anterior, ou clique nos dois pontos que representam a parte de cima na árvore da lista de diretórios.

Sugestões

Nos sistemas operacionais baseados em Windows um botão com setas pequenas para cima e para baixo contém uma lista das árvores de diretórios (Ex: C, D, E). No Linux, esse botão aponta sempre para a sua pasta de usuário (EX:/home/usuário...foo)

Salvando Arquivos

Modo: Todos os Modos

Atalho: F2

Menu: File → Save

Descrição

Salva um arquivo para ser carregado posteriormente. Quando você pressiona F2, a janela aonde o ponteiro do mouse se encontra transforma-se em uma janela de seleção de arquivos, como mostrado na imagem logo abaixo.

Opções

Janela de Seleção de Arquivos - Salvando.

Clique na caixa de texto logo abaixo da caixa de diretórios e incorpore um nome de arquivo. Caso o nome não termine com a extensão .blend, a extensão será adicionada automaticamente. Use ↵ Enter para salvar, ou clique no botão Save File para salvar o arquivo.

Se um mesmo arquivo já existir, você terá que confirmar se quer sobrescrever o arquivo.

Sugestões

A caixa de diálogo de salvar arquivos, contém uma característica simples que pode te ajudar no seu trabalho. Pressionando o atalho Numlock+ ou Numlock- para adicionar uma sequência de números na frente do nome do arquivo. Para salvar um arquivo rapidamente sem ter que ir na janela de salvar arquivos, basta pressionar CtrlW e sobrescrever o arquivo.