From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Texturas de Vídeos

Modo: Todos os Modos

Painel: Contexto Shading/Texture → Anim and Movie

Atalho: F6

Descrição

tanto quanto animar um Mapeamento de Textura com as suas curvas Ipo associadas ( Ex: animando o offset da textura - ofsX/Y/Z), você também pode utilizar fontes de imagens animadas como Texturas. O método mais simplório para obter uma Textura animada é utilizar um arquivo de vídeo. O vídeo precisará da mesma taxa, ou uma divisão integral de número de quadros por segundo (FPS) que a animação, para rodar na mesma velocidade.

Termos e Convenções
Na indústria em geral, o termo Frames se refere aos quadros de uma animação ou vídeo. FPS significa Frames Per Second ou Quadros por segundo, e é a taxa com a qual medimos a velocidade de um vídeo em relação ao seu tempo.

Opções

Um arquivo AVI como uma Textura de Imagem.
frs / <
O Número frs dentro do painel Anim and Movie mostra quantos quadros foram reconhecidos. Você pode copiar este número para o campo Frames com o botão de seta. O Número cur mostra, qual quadro está sendo mostrado dentro do Painel Preview.
Frames
Isto ativa a opção de animação; outro arquivo de imagem (dentro do mesmo bloco de Imagem) irá ser lido por quadro renderizado (veja também Fie/Ima). O Número dentro do campo Frames é o número de quadros que deverá ser usado dentro da animação. O último quadro será utilizado como uma textura estática para o resto da animação, caso você não ligue a opção Cyclic.
Offset
O número da primeira figura da animação. O quadro final é calculado como sendo a soma de Frames + Offset.
Fie/Ima
"Fields per Image:" ou Campos por imagem, representa o número de campos por quadro renderizado. Caso ennhum campo seja renderizado, o número de salto de quadros deve ser digitado aqui. (2 campos = 1 quadro). Isto configura a velocidade da animação. As configurações corretas dependem da taxa de quadros do Vídeo de Textura, da taxa de quadros da animação renderizada, e caso você renderize com Fields (dentro do Painel de Render do contexto Scene) e se for o caso do vídeo de Textura utilizar o entrelaçamento ou "Fields", do botão (Fields dentro do Painel Image dos "Texture buttons" (Botões de Textura)). Alguns exemplos:
  • O vídeo possui 24 FpS, a animação deve ter 24 FpS. Você está renderizando sem Fields. Configure a opção Fie/Ima para 2.
  • O Vídeo possui 12 FpS, a animação deverá ter 24 FpS. Você está renderizando sem Fields. Configure a opção Fie/Ima para 4.
  • O vídeo possui 16 quadros, a animação deve ter 96 quadros. Você está renderizando sem Fields. Configure a opção Fie/Ima para 6.
  • O Vídeo possui 24 FpS, a animação deve ter 24 FpS. VoCẽ está renderizando com Fields e está utilizando Fields dentro do Painel de Image. Configure a opção Fie/Ima para 1.
Cyclic
A Imagem da animação é repetida ciclicamente.
StartFr
O Momento – em quadros do Blender – no qual a Imagem de animação deve iniciar. Até que esse momento chegue, a primeira imagem do vídeo é utilizada como Textura.
Len
Este botão determina o comprimento da animação. Um valor de Len de 0 significa, que o comprimento será igual ao número de "frames" (quadros) do vídeo. Pela designação de um valor mais alto de Len do que de Frames, você pode criar uma imagem estática no fim da animação mesmo quando você estiver utilizando animações "cyclic" (cíclicas).
Fra
Os botões Fra permitem a você criar uma simples montagem dentro de uma Imagem de animação. O Botão esquerdo, Fra indica o número do quadro, o botão que fica ao lado direito indica quanto tempo o quadro deverá ser mostrado (Modo suspenso ou Stutter-Mode). Segue um exemplo. Caso você utilize Fra você terá que configurar Frames e Len de acordo.
Brilho
Para Manter o brilho original do vídeo, utilize a opção Shadeless para o Material. de outra Maneira ele dependerá das luzes do ambiente como qualquer outro Objeto.

Sequência de Imagens Numeradas

Ao invés de um arquivo de Vídeo, você poderá estar utilizando uma Sequência de Imagens Numerada. O procedimento mais simples será salvar as Imagens dentro de um subdiretório para o seu arquivo Blender e carregar uma das Imagens a partir desse diretório.

Exemplos

Este exemplo utiliza uma sequência de imagens ao invés de um arquivo de Vídeo - 12 arquivos de Imagens (de 01.jpg até 12.jpg). A entrada no campo Frames ativa a animação. Agora o Blender tenta encontrar os próximos quadros pela alteração do número final do nome do arquivo. Você não pode utilizar a opção Movie também!

Abbildung 2: Imagens Numeradas como Texturas

Quaisquer outras opções trabalham similarmente as Texturas de Vídeo. Aqui há um exemplo da opção Fra.
Vamos assumir que você queira criar uma iluminação de tráfego animada (Farol). Primeiramente você cria quatro imagens diferentes: Vermelho, Vermelho/Amarelo, Verde, Verde/Amarelo. Estas quatro imagens devem mudar continuamente.

Configurações para animação de uma iluminação de tráfego com quatro imagens. Ideia pelo usuário "tordat", link: Elysiun
A iluminação de tráfego com as configurações a partir da figura Configurações para a animação.

Por favor, note que você necessitará de 100 "Frames" (quadros), ainda que somente quatro imagens estejam sendo utilizadas. O resultado não é uma surpresa. (A Iluminação de tráfego).

Limitações

Quando estiver utilizando sequências de imagens, a sua sequência de imagens deverá ser noeada de uma certa maneira, para manter o Blender contando:

  1. O Blender tenta encontrar os outros arquivos pela alteração do número dentro do nome do arquivo. Somente o dígito mais a direita será interpretado para isto. Por exemplo: 01.ima.099.tga + 1 se torna 01.ima.100.tga.
  2. Os números devem possuir o mesmo comprimento de caracteres, incluindo os primeiros Zeros. O Blender conta de 1 para 12, mas não de volta para 1. Ao invés disso, ele inicia em 10 (cíclicas). Portanto, utilize 01, 02, 03, 04, etc...