From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Canais de Texturas

Modo: Todos os Modos

Painel: Contexto Material/Shading → Texture

Atalho: F5

Descrição

Um Material pode conter de 1 a 10 "Texture Channels" (Canais de texturas), que são posicionados em camadas dentro de uma lista. O relacionamento entre um Material e uma textura é chamado de 'mapeamento, e seu relacionamento é de mão dupla. Cada canal de textura pode conter uma textura, e cada uma possui opções individuais para como será posicionada na geometria do Objeto, e como esse material afeta a renderização final.

Cada canal de textura possui seu mapeamento próprio e individual de textura. Por padrão, as texturas são executadas uma sobre a outra –Da parte de baixo para cima-- em camadas uma cima da outra. Por exemplo, o segundo canal se sobrepõe no topo do primeiro canal, o que em muitos casos pode potencialmente sobrepor o primeiro canal.

Opções

Painel de Texturas vazio

Canais Vazios

Um canal pode ser ativado clicando nele dentro da lista. Se não houver uma textura no canal de textura ativa corrente, as seguintes opções estão disponíveis:

"Add New" (Adicionar Nova)
Adiciona uma nova textura para o canal de Textura Ativo.
Selecionando uma textura existente
Manual-Part-IV-Add-Preexisting button.png
Escolha uma textura existente a partir de uma lista, para inserir dentro do canal de textura ativo.



Canais com Texturas

Painel de Textura com uma textura

Se o canal de textura ativo atualmente contiver uma textura, as opções disponíveis futuramente vão estar dentro do Painel de Texturas, e em dois painéis adicionais, "Map Input" (Mapa de entrada) e "Map To" (Mapear Para).

(Painel de Textura com uma textura) mostra a textura com os dois novos painéis. Estes painéis são organizados na sequência na qual o pipeline de texturas será performado. Por exemplo, as informações sobre o mapeamento da textura na geometria vão através deste processo,iniciando dentro do painel de Map Input, que controla como será a entrada da textura, então, após atravessar este pipeline, vão para o painel Map To que controla como será a saída da textura pelo pipeline, como as cores do material, e o que essa textura afeta.

TE:
A textura por si mesmo é designada pelo seu nome aqui, que você pode editar.
Selecionando uma textura Existente
A mesma coisa que está descrita em Canais Vazios.
Clear
Limpa a textura do Canal Ativo. Os dados da textura ainda permanecem e podem ser adicionados de volta ao mesmo canal ou outro canal a partir do Menu de seleção de Textura
Número de usuários (campo numérico)
O número de materiais que utilizam esta textura. Você não pode criar uma cópia de textura tipo "Single User" (Usuário Único) aqui, você deve fazer isto dentro dos "Texture buttons" (Botões de Texturas) (F6).
Auto (Ícone do Carrinho)
Automaticamente gera um nome (normalmente relevante) para a textura.


Copiando e Colando Canais de Texturas

Pela adição de uma textura existente em um canal. Você cria uma ligação para esta textura, mas todas as opções de mapeamento continuam como estão. Para copiar todas as configurações de texturas, incluindo as configurações das Abas dos painéis Map Input e Map To, você pode copiar um dado canal de textura e colar ele em outro usando os botões de copiar e colar.

As operações de Copiar e Colar são usadas quando você quer combinar duas texturas similares aonde cada uma é levemente diferente da outra. Ao invés de manualmente duplicar as propriedades de uma na outra, somente copie e cole.

Manual-Part-IV-Texture-Copy-Paste.png
"Copy" (Copiar) (Seta para cima)
Copia as configurações do canal de textura ativa em um Buffer temporário.
"Paste" (Colar) (Seta para baixo)
Cola a informação de canal de textura copiada dentro do canal de textura ativo.