From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Introdução

Some Metal Textures

As configurações do material que temos visto até agora eram produzidas para um material liso, uniforme nos objetos, mas esses objetos não são particularmente verdadeiros para a realidade, onde uniformidades tendem a ser raras e fora de lugar. A fim de lidar com essa uniformidade irreal, o Blender permite ao usuário aplicar texturas que podem modificar a refletividade, especularidade, rugosidade e qualidades de outra superfície de um material.

Texturas se dividem em três categorias principais: as imagens, texturas procedurais (geradas por uma fórmula matemática), e mapas de ambiente (utilizadas para criar a impressão de reflexões e refrações). Para uma visão geral você pode querer ler o nosso tutorial Usando texturas.

Camadas de Textura em um Material Base

Texturas são como camadas adicionais na parte superior do material de base. Texturas afetam um ou mais aspectos de corante líquido no objeto. A cor do líquido que você vê é uma espécie de superposição de efeitos, mostrada nesta imagem de exemplo. As camadas, sobrepostas e explicadas são:

  1. O objeto é iluminado com luz ambiente com base nas configurações de seu mundo.
  2. Sua base usa Material de diversas cores em toda a superfície com uma cor uniforme que reage à luz, dando tons diferentes de uma difusa, especular, espelho e cores com base na forma de luz atravessa e na superfície do objeto.
  3. Temos uma textura primária em camada que cobre com uma coloração roxo mármore.
  4. Temos em seguida uma segunda textura de nuvem que faz a superfície transparente em uma neblina/nevoeiro como tipo de forma, afetando o valor de Alpha
  5. Estas duas texturas são misturadas com o material de base para fornecer o efeito líquido; um cubo de nevoeiro marrom.



Contents