From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Modos do Sequênciador

Em adição ao fato de ser uma área de trabalho para o arranjo de faixas de Vídeo, o espaço de trabalho do VSE pode mostrar a você, diferentes aspectos do resultado de composições, para o quadro corrente:

  • Chroma: Saturação e tonalidade de Cor.
  • Luma: Brilho e Contraste
  • Imagem: Cores ( Aquelas que você pode ver )
  • Sequencia: Faixas de Vídeo.


O espaço de trabalho do VSE e os Modos de pré-visualização de Imagens

Dentro do Chroma, Luma, e Modo de Imagens, um seletor de canais aparecerá; o Canal 0 é o resultado da composição de faixas com suas faixas de efeitos especiais. O Canal 1 é o que a Imagem do quadro corrente a partir da faixa 1 se parece (O canal 1 está na base do empilhamento). A amostragem destes modos está tanto para a composição, (Canal 0 ) quanto a partir do quadro da faixa (a partir dos canais 1 até N). Você pode ampliar a visualização de quaisquer destes espaços de trabalho pela rolagem da esfera do Mouse.

Chroma Vectorscope

Exemplo da Pré-visualização do Chroma no VSE

Para o canal selecionado, este tipo de amostragem permite a você visualizar o "Colorspace" (Espaço de cores) da Imagem dentro de um Hexágono. Cada popnto de Hexágono é uma cor primária: vermelho, rosa, azul, ciano, verde e amarelo. O Preto está no centro, e a saturação em geral é escalada como pontos, de dentro para fora. O exemplo a direita mostra que a Imagem possui bastante Vermelho (50% de saturação) e uma pequena quantidade de Azul, sem Verde. Utilize este mostrador para checar por muita saturação de cores. Enquanto Imagens super-saturadas parecem ótimas para saída de artes impressas e monitores de computador, elas ainda são terríveis e sangram quando mostradas em grandes telas de TVs. Utilize a tecla de AltAnimação para pesquisar o video; este tipo de amostragem será atualizado com um novo/atualizado mapa para cada quadro. Tanto quanto assistir a pré-visualização da Imagem para verificar com o que ela se parece, verifique o Chroma Vectorscope para verificar a utilização de cores.

Luma Waveform

Para o canal selecionado, Brilho ou luminosidade, ele será mapeado por este mostrador.

Nota:
A explicação original parece-a mim um pouco confusa, então eu proponho aqui a minha própria interpretação deste modo (deduzido de meus próprios experimentos)… Caso alguém saiba mais sobre o assunto, por favor, corrija o Texto !

Neste Modo, o eixo vertical representa a luminosidade: nulo (ou preto) na base, e cheia (branco pleno) na parte de cima; o eixo horizontal é um mapeamento do eixo horizontal do quadro. Existem tantas curvas quanto as linhas no quadro: cada uma destas curvas representa a luminosidade dos Pixels de uma linha . Mais ainda, a cor de um Pixel neste modo representa o número de Pixels da coluna respectiva do quadro que compartilha a mesma luminosidade – Ex: o número de curvas que cruzam neste ponto (preto, transparente, para nenhum Pixel, branco/opaco para pelo menos 3 pixels) Não é simples de explicar, tente ver isso com diversas figures (talvez com figuras naturais, as curvas são mais fáceis de serem vistas) e você pode entender isso melhor. Observe nos dois exemplos abaixo:

Uma figura 'Simples' .
As diversas linhas horizontais dentro da "Luma waveform" (Forma de onda Luma) batem com as linhas de cor uniforme da figura.
Note que a linha "grey 20%" (cinza 20%) com comprimento de 1 Pixel (dentro da faixa amarela) é representada dentro da "Luma waveform" (Forma de onda Luma) por uma linha cinza.
As duas linhas desenhando um 'X' são das duas tonalidades lineares (branco→preto e preto →branco).
Finalmente, a linha quebrada bate com a tonalidade mais complexa na base da figura.
Uma figura 'real' .
As curvas são bem visíveis.
Nós encontramos um valor de Luma de 80-100% para o céu,
e um valor de Luma em torno de 40% para a praia,
e um valor de Luma de 10-20% para as montanhas, crescendo até 40% para a parte ensolarada.
Exemplos de pré-visualizações de Luma do VSE.
Note que as figuras (o primeiro quadro verde, no topo) tem somente 50 Pixels de altura, para limitar o número de curvas mostradas dentro da "Luma waveform" (Forma de onda Luma)!

Utilize este mostrador para checar por contrastes apropriados e sua luminosidade em todos os quadros dentro do Canal. Quando os focos de Spots (luminárias) dentro dos filmes que devem ter uma iluminação mais tênue não são feitos dessa maneira, eles acabam se parecendo com lâmpadas que ficam piscando, ou como se uma lâmpada extra tivesse sido ligada abruptamente. Isto pode acontecer caso duas faixas tenham sido renderizadas ou quando tenham sido advindas de tomadas debaixo de diferentes condições de iluminação, mas deveriam ser supostamente contíguas.

"Image Preview" (Pré-visualização de Imagens)

Dentro do Painel da Janela de cima a direita do Layout da Tela do Sequênciador existe outra Janela do VSE, esta configurada para o Modo de Pré-visualização de Imagens . Ela mostra a você com o que o vídeo resultante irá se parecer quando for salvo.

"Sequence Mode" (Modo de Sequenciador)

O Modo principal de trabalho para a adição de faixas e para que possam ser movimentadas, cortadas, agrupadas (perfazendo Metas) e emendando-as através de efeitos especiais.