From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Plugins embutidos para o Sequenciador

Os Plugins externos embutidos juntamente com a instalação do Blender são tão fáceis de serem utilizados quando os Plugins de efeitos embutidos no próprio Blender; eles simplesmente requerem um passo extra para encontrá-los dentro de seu Sistema e selecionar aquele que você quer utilizar com base em seu nome de arquivo. Por padrão, eles estão localizados dentro de um diretório de Plugins constante dentro do diretório de sua instalação do Blender. Em uma instalação padrão do Windows (NT,98,2000,XP, Server 2003 x86), o caminho normalmente é s "C:/Program Files/Blender Foundation/Blender/plugins/", ou aonde quer que o caminho esteja configurado pela entrada do usuário dentro dos "Paths" (Caminhos) que são apresentados para serem configurados na Janela de "User Preferences" (Preferências de Usuário).

Você encontra estas DLLs através das seguintes ações:

  • Visite a página de recursos de Plugins para o Blender
  • Pesquisando a Internet e visitando Sites de programadores.
  • Explorando os Plugins que são instalados com o Blender.

Quando você os encontrar, baixe ( faça o 'download' ) da verão que seja mais apropriada para seu Sistema Operacional (existem diferentes versões de Sistemas Baseados em Unix, Linux, Windows, e OS X), e os salve dentro do diretório de Plugins de Sequenciador do Blender. A localização desses diretório em sua máquina está abaixo de seu diretório de instalação ou então estará com as suas configurações alteradas pelas suas preferências configuradas e salvas dentro de seu Painel de Plugins dentro da Janela de "User Preferences" (Preferências de Usuário).

Plugin de Efeito de "Alpha Matte" (Tela/Máscara de Alfa)

Plugin do tipo AlphaMatte para VSE

O Plugin do tipo "Alpha Matte" (Tela de Alfa) converte o canal Alfa de uma faixa em uma Imagem em Preto e branco correspondente aos valores de Alfa; A transparência total que é o valor de Alfa em 0 é mostrada como Preto. Utilize esta "Matte" (Tela/Máscara) como uma máscara de sacrifício para a geração do efeito ( ela não é utilizada para outra finalidade ), ou como um multiplicador sobre a "Strip" (Faixa) selecionada de maneira que a "strip" (faixa) que está selecionada em "background" (plano de fundo) possa ser mostrada através desta. Nota: Somente a sua Cena Blender e certos tipos de Imagens ( como PNG, EXR) suportam o C anal Alfa.

Plugin de Efeito "Animated Glow" (Brilhar/Incandescência Animado)

Plugin do tipo AnimGlow para VSE

O Plugin do tipo "Animated Glow" (Brilhar/Incandescer Animado) seletivamente aumenta o brilho de uma Imagem. Os Pixels com um Brilho abaixo de um determinado "Threshold" (Limiar) não são afetados, e os que estão selecionados não terão mais brilho quando estiverem acima de um determinado valor de "Clamp" (Corte). O Montante de Brilho/Incandescência é determinado pelo valor de "BoostFactor" (Fator de Impulsão), e a distância na qual o "Glow" (Brilho/Incandescência) se extende para fora também é selecionável, tanto quanto o seu fator de "Quality" (Qualidade). Em adição, você pode ver o "Glow" (Brilho/Incandescência) da composição, ou somente o montante de Fator de Impulsão do Brilho/Incandescência ( Glowe Boost), que está sendo addicionado. Este exemplo, mostra o efeito de "Glow" (Brilho/Incandesência) em processamento com um valor de 50% de um valor de 100% de "Boost Factor" (Fator de Impulsão); a Imagem irá Brilhar/Incandescer duas vezes em 100 "frames" (quadros), simulando uma luz sendo virada para cima e para baixo.

Plugin de Efeito de "Box Blur" (Borrão em Caixa)

Versão do Blender para utilizar este Plugin
Somente funciona em versões Prévias a 2.48; nas versões do Blender 2.48+ e superiores, o Blender Travará e Fechará
Plugin BoxBlur para VSE

O Plugin "BoxBlur" (Borraõe em ) borra os Pixels em uma Imagem pelo número de Pixels definido pelo valor de "Size" (Tamanho). A suavidade desse borrão é aumentada pela quantidade de "Iterations" (Interações). O "blur" (borrão) pode ser animado sobre um determinado período de tempo habilitando "Use IPO" (Utilizar IPO) e criando uma curva de animação conforme mostrado. Este exemplo mostra o "blur" (borrão) em processo com 25% de uma área de 100 Pixels; a Imagem irá entrar e sair de seu estado borrado duas vezes em um período de 100 "frames" (quadros), executando a simulação de uma câmera sendo focada.

Plugin de Efeito Cartoon

Plugin Cartoon para VSE

O Plugin do tipo Cartoon faz a pixelização e achata (faz uma conformação de cores próxima) as cores dentro de uma Imagem, transformando a Imagem "real" em alguma coisa que parece ter sido desenhada em um Gibi ou Revista em quadrinhos (Comic Book). O Nível de "trip" (espaço trafegado) e a diferença de espaço determina aonde as linhas pretas deverão ser desenhadas. Você pode tornar as cores mais achatadas (Flatten) e/ou impulsionar (Boost) as cores da Imagem para adicionar cores falsas.

Plugin de Efeito Chromakey RGB

Plugin Chromakey RGB para VSE.

Este Plugin torna os Pixels que possuem as cores determinadas pelos deslizadores RGB, dentro de uma determinada margem de erro ou campo de abrangência ou "Tolerance" (Tolerância), transparentes. O exemplo acima faz com que a nosso/a "blob" (mancha) em um "background" (Plano de Fundo) sombreado na cor azul e trata o plano de fundo como se fosse uma "Blue Screen" (Tela Azul), fazendo com que ela fique transparente. O Mesmo poderia ser feito para a cor verde, que também é chamada de "Green Screen" (Tela Verde). Isto permite a nós a fazer agora uma sobreposição da mancha de "background" (plano de fundo) sobre um novo "background" (plano de fundo) utilizando o efeito embutido de "AlphaOver" (Alfa Sobre). Este efeito não é animatável.

Plugin de Efeito Chromakey YUV

Plugin Chromakey YUV para VSE.

Com base na Luminância (Y) e na Crominância (U e V) dos valores de uma "Strip" (Faixa) de "foreground" (plano frontal), este Plugin mostra os Pixels de uma "strip" (faixa) de "background" (Plano de Fundo) que está logo abaixo do "foreground" (plano frontal). Este Plugin torna os Pixels que possuem cores determinadas pelos valores dos deslizadores YUV, dentro de uma faixa especificada para tolerância de erro definida pelos deslizadores de tolerância TolYUV, transparentes. O montante de mescla é controlado pelo deslizador "Blend" (Mesclar). O exemplo acima toma uma Imagem de "foreground" (plano frontal) retorcido e coloca a nosso/a "blob" (mancha) em um "background" (plano de fundo) sombreado azul como sendo o "background" (plano de fundo). Ele trata certas cores contidas dentro do "foreground" (plano frontal) como sendo a "blue screen" (tela azul). A execução de Chomakeys YUV à utilizada algumas vezes quando um ator é filmado de frente com uma "black screen" (tela preta) e então o chaveamento YUV transforma esse plano de fundo preto em Alfa, fazendo com que um plano de fundo seja mostrado através dele.

Plugin de Efeito "Clockwipe" (Limpar como Relógio)

Plugin Clockwipe para VSE

Lembra-se da velha animação de abertura de contagem regressiva em Filmes Preto e Branco ? Com base em um ângulo inicial, este Plugin revela a Imagem de "background" (plano de fundo ) pela limpeza em uma direção horária ou anti-horária. O Raio é o quanto da Imagem para ser revelada, e o relógio roda e roda o número de vezes especificado. Conforme ele completa uma volta, ele reverte para a Imagem de "foreground" (plano frontal). Utilize este efeito como uma limpeza inventiva entre Cenas, por exemplo (utilizando um raio de valor 0.5).

Plugin de Efeito "Desaturate" (Dessaturar)

Plugin Dessaturate para VSE

Este efeito interessante remove a saturação a partir de uma Imagem iniciando pelo meio e trabalhando o seu caminho para fora. O efeito em rede é que para valores de campos medianos, as cores dentro da Imagem são tornadas extremas. Uma saturação de zero significa uma Imagem em Preto e Branco (PB), mas dentro do meio, as cores acima de um certo "threshold" (limiar) se tornam sobre-saturadas (posterizadas). Note que aqui, nós utilizamos a função do Blender de Chroma Vectorscope para poder ver o Mapa de saturação de cores.

Plugin de Efeito "Dice" (Cortar em Cubos)

Plugin Dice para VSE

Melhor que uma faca “Ginsu”, este Plugin fatia e corta a sua Imagem em cubos, e as vira. Quando animado e permitido a crescer (igual a 1), o efeito cresce sobre um determinado período de tempo até o tamanho do cubo especificado. Um efeito de limpeza bem interessante, e você nunca precisará de um “bandaid” (Marca de um curativo adesivo).

Plugin de Efeito "Diff" (Diferença)

Plugin Difference para VSE

O Plugin "Difference" (Diferença) subtrai uma Imagem a partir de outra, e mostra a você qualquer diferença entre elas, tanto em formato de "color map" (mapa de cores) (utilizando a matemática de cores) ou como uma máscara absoluta em preto e branco. Caso não haja diferença, ela passará através do original mantendo-o. Você pode reparar qual das Imagens nós utilizamos para comparar com a do Tucano ? Neste exemplo, e tentei pregar uma peça em você. Eu comparei a Imagem do Tucano somente com a Imagem do Tucano em seu habitat/ambiente. Como resultado, o ambiente tem uma cor negativa, enquanto o tucano ainda é o tucano pelo fato de não haver diferenças dentro da Área de Imagem do Tucano nas duas Imagens. Peguei Você !

Plugin de efeito "Displace" (deslocamento)

Plugin Displace para VSE

Primeiro selecione um "Vector Map" (Mapa de Vetor) (uma Imagem em preto e branco que diz ao Plugin o que fazer) e uma Imagem para ser manipulada, o Plugin "Displace" (Deslocamento) altera os Pixels para os lados Horizontal e Vertical. Utilize o fator de "Wrap" (Envolver) para fazer uma transição do tipo wrap-around (abraçar em torno) para que os Pixels alterados da Imagem em um dos lados possam ser utilizados para preencher o outro lado. O Filtro possui um pouco de "Anti-Aliasing" (Anti-Serrilhado), fazendo com que a Imagem fique mais suavizada. Uma operação de "Displace" (Deslocamento) na direção positiva alterna os Pixels para baixo e para a direita, enquanto um deslocamento negativo os alterna para cima. Parcialmente mostrada nesta Imagem ao lado direito está a "Vectro Mask" (Máscara de Vetor) utilizada para este exemplo: uma simples gradiente que vai em direção vertical do Branco ao Preto. As tonaliodades de Cinza são multiplicadas pelo deslocamento para determinar quão distantes deverão ser alterados os Pixels.

Plugin de Efeito "FlipFlop and FlipIt" (Virar/Desvirar e Girar)

VSE FlipFlop Plugin

Virar uma Imagem de cabeça para baixo, ou virá-la para os lados esquerdo ou direito. Simples e Fácil. A Opção "FlipIt" (Girar) adiciona a opção de rotacionar a Imagem em 90 Graus.

Plugin de Efeito "GreenScreen" (Tela Verde)

Plugin GreenScreen para VSE

Combinar trechos filmados ao Vivo, filmados em frente de uma "Green Screen" (Tela Verde) , e então fazer a sua composição com um "background" (plano de fundo), é simples e rápido graças a este novo e maravilhoso Plugin (criado em fevereiro de 2007) a partir do Usuário Paprmh, provando mais uma vez que os Plugins para Sequenciador estão Vivos e andando Bem.

Simples de Utilizar  ? Simplesmente carregue o seu filme com fundo em "Green Screen" ( Tela Verde) e carregue a sua "Strip" (Faixa) de "Background" (Plano de Fundo). Selecione a faixa de Tela Verde com ⇧ Shift, então o Plano de Fundo, e adicione este efeito. Quando você clicar no botão check/ibuf2 duas vezes, (até que ele fique Amarelo), o Plugin automaticamente substitui com o seu "Background" (Plano de Fundo), a Cor Verde que foi Removida. Enquanto os Nós podem ser mais flexíveis para isto, eles são 15 vezes mais devagar com estas operações; com a utilização deste Plugin, você pode processar um Clipe de Filmagem de dez minutos com "Green Screen" (Tela Verde) em mais ou menos meia Hora em uma máquina relativamente fraca ( Testada em um Laptop Centrino(r)).

Este Plugin Fácil de utilizar tira a cor Verde com os valores de campo de atuação presentes nas configurações para máximo e mínimo de Ymin e Ymax, e deixa as cores U (para o azul) e V (vermelho) sozinhas, com base nestes valores de corte configurados com os deslizadores. Este Plugin também possui filtros especiais para filmagens em DV 4:1:1 que suavizam um pouco os canais de cores. O Fator variável de Cor "Spill" (Vazamento), spill/+lum faz o papel de se livrar dos contornos pretos e qualquer vazamento de cor verde que possa estar sendo derramada nos contornos dos atores. O faotr "Edge Blur" (Borrar nos Cantos), faz a soldagem dos cantos (com Anti-Aliasing) da Imagem Chaveada/Ligada com o Plano de Fundo.

Baixe este Plugin e visite o site do autor para uma explicação completa e um tutorial que cobre até mesmo técnicas de como se livrar de sujeiras de certas telas (garbage matte) utilizando o Editor de Sequências ou Sequenciador do Blender.

As saídas do Canal 0 são selecionadas através de um controle de "Display" (Visor). As escolhas incluem uma Imagem com o Verde como sendo a cor de Alfa 0.0 (utilizando o mostrador/relógio em preto), "backgrounds" (planos de fundo) coloridos utilizando o mostrador/relógio de cores, ou máscaras UV (display:1), Máscaras Alfa (display:2), ou YUV (display 3,4,5 respectively) utilizando o seletor de "display" (visor). Caso você não tenha dinheiro para comprar uma "GreenScreen" (Tela Verde) de U$400,00 dólares, há rumores de que os Blendeiros conseguiram resultados melhores com lençóis, panos de prato e cobertura de mesas de bilhar de apenas U$ 4,00 dólares o metro.

Plugin de Efeito Iris

VSE Iris Plugin

Este efeito de transição revela a segunda faixa enquanto limpa a primeira através de um círculo decrescente, como se fosse uma íris fechando. A Seleção de entrada cobre a Imagem de base por revelar a segunda como sendo um círculo que se feche (como uma íris).

Plugin de Efeito "Jitter" (Ruído/Distúrbio)

Plugin Jitter para VSE

Muita cafeína ? Não consegue segurar a câmera firmemente  ? Necessita de uma simulação de movimento Browniano ? Sim, essas coisas acontecem comigo todos os dias também, mas ninguém acredita. Utilize este Plugin para mostrar a seus colegas o que é isso. Configure os valores de X e Y para serem em Pixels, e habilite a Randomização ( através do Botão Random.

Plugin de Efeito "Lightsaber" (Sabre de Luz)


Plugin Lightsaber Animado


Carta de: Corporação Intergaláctica de Assistência de Garantia Indenizatória.

Para: Reclamante
Resposta: Requisição por Disfunção
Data: 15-05-3043 Terra-GMT

Caro Senhor/Madame:

Nossos examinadores revisaram cuidadosamente a evidência fotográfica que você enviou em uma conexão contendo um incidente azarado com um sabre de luz, que você disse ter acontecido durante as filmagens do "Jedi Elefante", que resultou na perda de seu braço. Depois de uma cuidadosa inspeção, nós concluímos que o tal chamado "sabre de luz" era de fato um efeito especial no qual você criou e atuou de maneira a se parecer com um acidente esperando para acontecer. A sua reclamação foi enviada para as autoridades para um processo judicial.

Sinceramente,

Jackaky Skinflint, CPA, AFP, EXT, CLIM, GAK
Inspetor de Reclamações #4395, Corporação Intergaláctica de Assistência de Garantia Indenizatória.

ATENÇÃO: Esta mensagem é confidencial e dirigida somente ao seu destinatário pretendido. Caso você tenha recebido esta mensagem por engano, por favor, reporte-se ao seu posto de saúde local e encaminhe-se para uma limpeza cerebral gratuita. Obrigado.



Este efeito faz uma detecção das bordas de uma Imagem de base, e adiciona "Glow" (Incandescência/Brilho) para essas bordas. No exemplo acima, a Cena possui somente um tubo. O Plugintransforma o Tubo em um Sabre de Luz , e a "Strip" (Faixa) de efeito terá uma operação de "AlphaOver" (Alfa Sobre) a filmagem de Ação ao vivo. Animar o tubo para seguir a sua mão vai fazer parecer com que ele esteja para cortar o meu braço para fora. Pelo menos, esta é a ideia. Muito ruim o fato de que o Jackaky não foi enganado.

Plugin de Efeito LSD

Plugin LSD para VSE

Agora você pode experienciar a diversão de drogas alteradoras de consciência sem ter que correr nenhum risco de ficar idiota ou se ferir, e salvar um monte de dinheiro no processo. Este Plugin auto animável faz coisas bizarras com as cores de sua Imagem. Não existe controle sobre este efeito , ele faz o que quer (da mesma maneira que o LSD real). Mas, não há riscos de "flashbacks" (ficar doido mesmo sem estar usando a droga) (a menos que duplique a "Strip" (Faixa) de fonte e o efeito).

Plugin de Efeito "OldMovie" (Filme Antigo)

Plugin Old Movie para VSE

De volta aos velhos tempos (Eu simplesmente amo dizer isto), de filmes em preto e branco, a estocagem do filme era horrível, e os filmes padrão eram granulares, e as escovas dos montadores/editores poderiam riscar e manchar os negativos, resultando em faixas pretas longas ao longo do filme durante a impressão. Uma porcaria em termos de qualidade, realmente. Caso você tenha saudades dos velhos tempos, ou queira postar algumas fitas perdidas a como na Iniciativa Original do Dharma, utilize este efeito para fazer com que as suas "Strips" (Faixas) pareçam velhas. Obrigado e boa sorte. Ah, e se você fizer um bom trabalho, todos vão querer assitir de novo.

Plugin de Efeito "Red-Green Stereo" (Stéreo Vermelho-Verde)

Plugin para conversão Red-Green Stereoscopic para VSE

Não Jogue esses óculos engraçados fora ! Utilize duas Imagens, uma tomada a partir da perspectiva do olho esquerdo, e outra a partir da perspectiva do olho direito, para que as duas Imagens possam alimentar este Plugin. O Plugin gera uma Imagem "Red-Green Stereoscopic" (Estereoscópica Vermelho-Verde) que parecerá 3D quando você colocar os óculos. Caso você não tenha um par, você pode emprestar definitivamente (roubar ) da sua irmã mais nova a partir de um dos DVD's que ela possui, ou encontrar um Site na Web que explica como fazer, os dá de presente, ou os vende a preço de banana (praticamente os dá).

Plugin de Efeito "Scatter" (Espalhar)

Plugin Animado Scatter para VSE

Este Plugin espalha os Pixels de uma Imagem de maneira a deformá-la por completo, utilizando se ou não de agrupamentos dos mesmos, e se comporta como se fosse um ruído de tela de TV sendo provocado por interferências externas, ou protetores de tela antigos que deslocam os Pixels da Tela de um lado a outro. O Valor de "Seed" (Semear) faz com que esse deslocamento seja calculado em blocos, a partir da divisão do tamanho original da Imagem em Pixels. Pressionar o botão "Wrap" (Deformação) faz com que a Imagem tenha estes Pixels ou Blocos de Pixels deslocados de maneira a deformar a Imagem. O Valor de "Swing" (Troca) é a distância máxima randomizada para a deformação e "Type" (Tipo) é o tipo de deslocamento e ruído aplicado.

Plugin de Efeito "Warp" (Deformar)

Primeiro selecione um {{Languages/Translation|Vectro Map |Mapa de Vetor)) ( Uma Imagem e Preto e Branco para dizer ao Plugin o que ele deverá fazer ) e uma Imagem para manipular, o Plugin "Warp" (Deformar) altera os Pixels nas direções Horizontal e Vertical. Configure a quantidade de "Warp" (Deformação) utilizando o deslizador, e habilite a Opção "Animate" (Animar) para um deslocamento suave dobre a distância do Vídeo. Alternativamente, você pode utilizar uma Curva Ipo para controlar a quantidade de "Warp" (Deformação).