From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Efeitos Embutidos

O Blender oferece mais ou menos uma dúzia de efeitos que são construídos e embutidos dentro do Blender, e portanto são universais. Alguns operam em duas "Strips" (Faixas); alguns em uma e alguns criam uma nova "Strip" (Faixa). Cada efeito melhora o seu conteúdo de alguma maneira ou permite transições de qualidade profissional para Filmes.

Efeito de Adição

Você pode ouvir o trovão ?

O efeito de "Add" (Adição) adiciona duas cores Juntamente. Vermelho e Ciano ( Verde e Azul ) resultam em Branco. O Vermelho e Azul resultam em "Magenta" (Ex: Roxo !). Vermelho e Verde fazem o Amarelo.

O efeito de "Add" (Adição) adiciona cores de duas faixas em conjunto, utilize este efeito com uma "Strip" (Faixa) de Base, e uma "Strip" (Faixa) de modificação. A Faixa de Modificação pode ser formada ou por uma cor sólida, uma Imagem em preto e Branco para máscara, ou outra Imagem completamente. O exemplo a direita mostra o que acontece quando você adiciona o cinza para uma Imagem, e anima o efeito com base em um determinado período de tempo. A Imagem fica brilhando ( totalmente branca, o que dá a impressão de brilho é o contraste pelo período de tempo) por que adicionamos a cor Cinza (R:.5, G:.5, B:.5) para explicar o efeito, digamos que uma cor Azul (R.1, G:.1, B:.5) resultaria em (R:.6, G:.6, B:1.0) o que retém a Tonalidade Original (hue) (o relacionamento entre cores) mas é muito mais brilhante (por que possui um valor mais alto). Quando aplicada a Imagem integralmente como neste caso, a Imagem inteira parece piscar/brilhar.

Você pode utilizar este efeito para aumentar o brilho de uma Imagem, ou, caso você utilize uma máscara em Preto e Branco (BW ou PB)), você pode seletivamente aumentar o brilho em certas áreas da Imagem. O Nó do tipo "Mix" (Mistura) em modo "Add" (Adição) faz exatamente a mesma coisa que o efeito de "Add" (Adição) como efeito especial aqui, e é controlado da mesma maneira pela alimentação de uma entrada de "Factor" (Fator).

Efeito "Subtract" (Subtração)

Efeito de "Subtract" (Subtração)

Este efeito tira a cor de uma "Strip" (Faixa) de uma segunda. Você pode fazer o negativo de uma Imagem utilizando este efeito, ou alternar a ordem das "Strips" (Faixas) e simplesmente escurecer a faixa. Subtraindo uma tonalidade de Azul de uma Imagem Branca a tornará amarela, pelo fato do verde e vermelho fazer o amarelo.

Efeito embutido "Multiply" (Multiplicação)

Efeito de "Multiply" (Multiplicação).

O efeito de "Multiply" (Multiplicação) multiplica duas cores. O Blender utiliza valores entre 0.0 e 1.0 para as cores, ele não necessita fazer a normalização inicial para esta operação, e a multiplicação entre dois termos entre 0.0 e 1.0 sempre retorna um resultado entre 0.0 e 1.0 (com a representação 'tradicional' composta de três Bytes – como RGB(124, 255, 56) –, as multiplicações retornam resultados extrapolados muito altos – como RGB(7316, 46410, 1848) –, que tem que ser 'trazidos de volta', normalizados – simplesmente os dividindo por 256 ! - para que retornem ao "Range" (Campo de Abrangência) coreto na faixa de 0 to 255…).

Este efeito possui duas utilizações principais:

Com uma máscara
Uma máscara é uma Imagem em "Black and White" (Preto e Branco) a qual, depois da multiplicação com uma Imagem 'normal', somente mostra esta dentro das áreas brancas da máscara ( qualquer outra coisa será preta ). A sequência de abertura dos filmes de “James Bond”, aonde a Câmera está olhando através de um barril de pólvora para o “James”, é um bom exemplo deste efeito.
Com cores Uniformes
A Multiplicação de uma cor com uma Imagem 'normal', permite a você suavizar algumas tonalidades desta (e também, simetricamente – melhorar as outras). Por exemplo, caso você tenha um Pixel Marrom RGB(0.50, 0.29, 0.05), e você o multiplicar com um Filtro em Ciano (a cor uniforme em RGB(0.0, 1.0, 1.0), você obterá a cor RGB(0.0, 0.29, 0.5). Visualmente, o resultado é matar os vermelhos e trazer de volta (pela regra de simetria – os valores 'reais' permanecem inalterados!) os tons de azul e verde. Fisicamente, é o mesmo efeito que fazer com que uma Luz brilhante da Cor Ciano brilhe sobre uma Barra de chocolate. Emocionalmente, a vegetação se torna mais luxuriante, a água se torna mais Caribenha e mais convidativa, e o céu se torna mais amigável.
Nota
Este Efeito Reduz a Luminosidade Global das Figuras (o resultado será sempre menor do que o menor dos operandos). Caso uma das Imagens seja toda Branca, o resultado será a outra figura; caso uma das Imagens seja toda Preta, o resultado será todo Preto !


"Cross and Gamma Cross" (Cruzar e Cruzar por Gama)

Manual-VSE-Cross.png

Este efeito faz com que uma "Strip" (Faixa) esmaeça para a outra, baseado em quantos quadros as duas "Strips" (Faixas) se sobrepõem em comum. Este é um efeito de faixa muito útil que faz com que as faixas ou Imagens possam ser mescladas a partir de uma para a outra.

Cruzar por Gama utiliza uma correção de cores ao fazer o "fade" (esmaecimento), resultando em uma transição suave que é leve para os olhos.

"Fade to Black" (Esmaecer para o Preto)

"Cross-Fade" (esmaecimento Cruzado entre o Preto

Muitas Cenas esmaecem para o Preto, e então esmaecem e reaparecem a partir do preto, ao invés de apresentar uma transição direta de uma para outra.

Esta configuração de "Strip" (Faixa) para fazer isto é mostrada a direita. As duas {[Literal.nl) estão no "Channel 1" (Canal 1), e você utiliza a escolha de Add → Color Generator strip para o "Channel 2" (Canal 2), manipulando as duas "Strips" (Faixas) principais. Altere a cor para o Preto, e adicione dois Efeitos tipo "Cross" (Cruzar) ; a primeira a partir do "Channel 1" (Canal 1) para o "Channel 2" (Canal 2) (preto), e a segunda do "Channel 2" (Canal 2) para o "Channel 1" (Canal 1). A primeira faixa irá esmaecer para o preto, e a segunda irá esmaecer do preto para aparição plena. Claro, você poderá utilizar qualquer cor que desejar para a transição. O Preto é um intermediário relaxante; vermelho é alarmante. Utilize a cor dominante dentro da segunda "Strip" (Faixa) para apresentar a segunda faixa.

"Alpha Over" (Alfa por cima), "Alpha Under" (Alpha por baixo),

Efeitos embutidos de "Over Drop" (Sobreposição)

Efeito de "AlphaOver" (Alfa Sobre)

Utilizando o Alfa (canal de transparência), este efeito compõe um resultado com base em áreas transparentes da Imagem dominante. Caso você utilize uma "Strip" (Faixa) de Cena, as áreas da Imagem aonde não há nada sólido serão transparentes; elas possuem um valor de Alfa de 0. caso você utilize uma "Strip" (Faixa) de "Movie" (Filme), esse filme irá possuir um valor de Alfa de 1 (completamente opaco).

Portanto, você pode utilizar os efeitos embutidos Alpha Over e/ou Alpha Under para compor a Cena feita em CGI por cima de seu filme. O resultado é seu modelo estar fazendo qualquer coisa como se fosse parte do filme. A Curva IPO “Fac” controla quanto do "foreground" (Plano Frontal) é Misturado sobre o "background" (plano de fundo), esmaecendo o "foreground" (plano frontal) por cima do "background" (plano de fundo). As cores das áreas da Imagem do "foreground" (plano frontal) que são transparentes são ignoradas e não alteram a cor do "background" (plano de fundo).

Selecione duas faixas com o botão direito do Mouse ⇧ ShiftRMB Template-RMB.png:

  • Com o efeito de "Alpha Over" (Alfa Sobre), as faixas são colocadas em camadas dentro da ordem selecionada; a primeira faixa selecionada é a que estará em "background" (plano de fundo), e a segunda irá sobre a primeira que foi selecionada. O Valor de Fac ( Fator), controla a quantidade de transparência do plano frontal, Ex: um valor de Fac de 0.0 irá somente mostrar a você o "Background" (Plano de Fundo), e um valor de Fac de 1.0 irá completamente desprezar o "Background" (Plano de Fundo) com a amostragem plena e sem misturas do "Foreground" (Plano Frontal) (com exceção de áreas transparentes dele, é claro !)
  • Com o "Alpha Under" (Alfa Sob), é justamente o contrário: a primeira "strip" (faixa) selecionada será o "Foreground" (Plano Frontal), e a segunda, o "Background" (Plano de Fundo). Mais ainda, o valor Fac controla a transparência do plano de fundo, Ex: um valor de Fac de 0.0 irá somente mostrar o "foreground" (plano frontal) (o "Background" (Plano de Fundo) será completamente transparente), e um valor de Fac de 1.0 irá fornecer os mesmos resultados que a utilização de "Alpha Over" (Alfa Sobre).
  • "Alpha Over Drop" (Alfa sobre derramado) está entre os dois outros: bem como com "Alpha Under" (Alfa Sob), a primeira faixa selecionada será o "Foreground" (Plano Frontal), mas com "Alpha Over" (Alfa Sobre), o valor de Fac controlará a transparência deste "Foreground" (Plano Frontal).

O exemplo mostra a acomodação em camadas dos efeitos de "Alpha Over" (Alfa Sobre) quando aplicados. O canal que está mais abaixo é vermelho, e uma seta está posicionada em cima disso. Essas duas são a referência de efeito de "AlphaOver" (Alfa Sobre) para o Canal 3. O Meu Tucano Favorito está no Canal 4 e o Canal 5 possui um efeito de "Alpha Over" (Alfa Sobre) o tucano que está em cima da seta vermelha composta. O último efeito adicionado está atrelado ao Canal 0 que será renderizado.

Clicando-se no Botão de "PreMult Alpha" (Pré-Multiplicação do Alfa) dentro do Painel de Propriedades da faixa que está em "Foreground" (Plano Frontal), não fará com que os valores de Alfa das duas faixas sejam multiplicados ou adicionados em conjunto. Utilize este efeito quando estiver adicionando uma "Strip" (Faixa) de "Foreground" (Plano Frontal) que possui um canal Alfa Variável (algumas áreas opacas, algumas transparentes, e algumas que ficam entre essas) sobre uma "Strip" (Faixa) que possui uma área totalmente opaca (cujo valor de Alfa seja de 1.0 ou maior) dentro do Canal. Caso você note alguma área brilhante em torno dos seus Objetos que estão em "Foreground" (Plano Frontal), ou áreas transparentes estranhas do seu Objeto de "Foreground" (Plano Frontal) quando estiver utilizando o efeito de "Alpha Over" (Alfa Sobre), habilite o botão de "PreMult" (Pré-Multiplicação). O efeito de "Alpha Over Drop" (Alfa sobre, Derramado) é bem parecido com o efeito de "Cross" (Cruzar) , mas dá preferência a Imagem que está por cima ou a segunda Imagem, resultando mais em um efeito de sobreposição gradual do que uma mescla como o efeito de "Cross" (Cruzar) faz. Claro, todos os efeitos de "Alpha" (Alfa) respeitam os valores do Canal de Alfa ( transparência), aonde o efeito de "Cross" (Cruzar) não o faz.

O grau com que o valor de Alfa é aplicado, e portanto a sua mistura de cores, podem ser controlados por uma curva IPO. A criação de uma curva senoidal de onda pode ter o efeito de fazer com que o "foreground" (Plano Frontal) pareça estar esmaecendo mais ou menos ( como um Fade in ou fade out ).

Efeito embutido de "Wipe" (Varredura)

Efeito embutido de "Wipe" (Varredura) do VSE

As transições do tipo "Wipe" (Varredura) são aplicadas a partir de uma "strip" (faixa) para outra. Este efeito bem flexível possui quatro tipos de transição:

  • "Clock" (Relógio)
Como os ponteiros de um relógio analógico, ele faz a sua varredura no sentido horário ou caso o "Wipe In" (Limpar para dentro) esteja habilitado, ele fará a sua varredura no sentido anti-horário partir da posição de 9:00. Conforme ele faz a sua varredura, ele revelará a próxima faixa.
  • "Iris" (Íris)
Como a íris de uma câmera, ou os olhos, ele revela a próxima "strip" (faixa) através de um círculo que se expande ou se contrai. Você pode fazer com que a transição também tenha um toque de "Blur" (Desfoque) para que ela pareça como se fosse tinta sangrando sobre um papel.
  • "Double Wipe" (Dupla Limpeza)
Esta transição inicia a partir do meio e faz a sua limpeza ou varredura para fora, revelando a próxima faixa. Ela também pode fazer a sua varredura para dentro, o que significa que ela iniciará a partir de fora e trabalhará em seu caminho até o meio. Você pode fornecer um Ângulo e "Blur" (Desfoque) para a direção do efeito também.
  • "Single Wipe" (Simples Limpeza)
Revela a próxima faixa pelo efeito de descobrir a mesma. Os controles incluem um controle de ângulo para que você possa fazer com que ela inicie a partir de um canto ou de uma lateral, e também opções para o efeito de "Blur" (Desfoque) sobre a mesma.
Sobre alguns efeitos embutidos
Alguns Plugins mais antigos para o editor de sequências de vídeo possuem uma funcionalidade similar e depois alguns desses códigos foram embutidos no editor de sequências de vídeo, você também está livre para utilizá-los.


Efeito embutido de "Glow" (Brilhar/Incandescer)

Exemplo de efeito de "Glow" (Brilhar/Incandescer) aplicado em uma figura.
Na parte de cima à esquerda: a figura utilizada como base (Lofoten Islands, Norway – fonte: wikipedia.fr);
Na parte de cima, à direita: o resultado do efeito;
Na base a esquerda: configurações do efeito;
Na base, à direita: resultado com o botão de "Only boost" (Somente impulsionar) ativado.

Este efeito faz com que partes de uma Imagem brilhem/incandesçam mais claramente por trabalhar no canal de luminância de uma Imagem. O efeito de "Glow" (Brilhar/Incandescer) é uma superposição da Imagem de Base e uma versão modificada, aonde algumas áreas mais brilhantes que um determinado valor de "Threshold:" (limiar) são borradas. Com as proprietdades para a "strip" (faixa) aonde foi aplicado o efeito de "Glow" (Brilhar/Incandescer), você controla o valor desse "Threshold:" (limiar), a máxima luminosidade que poderá ser adicionada através de um fator de corte configurada com Clamp:, um valor de "Boost factor:" (Fator de Impulsão ) para isso, e o tamanho do fator de borrão para a Imagem, através do valor de "Blur distance:" (distância do Borrão ), e seu fator de "Quality:" (Qualidade). O Botão de "Only boost" (Somente Impulsionar) permite a você somente mostrar/utilizar a versão modificada da Imagem, sem a sua base. Para animar o efeito de brilhar/incandescer, misture-o com a Imagem de base utilizando o efeito de "Gamma Cross" (Cruzar Gamnma), perfazendo um cruzamento da Imagem de Base com aquela em que está aplicado o efeito de Brilhar/Incandescer.

Efeito embutido de "Transform" (Transformar)

Manual-VSE-Transform ex.gif

O efeito de "Transform" (Transformar) é uma espécie de Canivete Suíço de manipulação de Imagens. Ele escala, alterna, e rotaciona as imagens contidas em uma faixa. O exemplo a direita mostra o que pode ser feito com uma única Imagem. Para fazer uma transição suave para o efeito final, habilite o botão de "IPO Frame locked" (Quadro travado para Ipo ) e defina uma curva dentro da Janela de Ipo (Para o Modo de Sequenciador).

Manual-VSE-Transform prop.png

Com a faixa onde será aplicado o efeito de "Transform" (Transformar) selecionada, utilize o Painel de propriedades para ajustar as configurações deste efeito:

"(x,y)Scale (Start,End):" (Escala (x,y) (Início, Final))
Para ajustar a escala (tamanho). O valor de "xScale Start" (Início de escala em X) define o valor inicial de largura, e o valor de "xScale End" (Final de escala em X) a largura final , o valor de "yScale Start" (Início de escala em Y) a altura inicial, e "yScale End" (Final de escala em Y) o valor de altura final. Os valores mais altos que 1.0 irão fazer com que a figura seja ampliada, enquanto valores inferiores a 1.0 irão reduzí-la.
(x,y) (Start,End):
To adjust the position (shifting). x Start defines the horizontal start position, x End, the end one; positive values shift the image to the right, negative values, to the left. y Start defines the vertical start position, y End, the end one; positive values shift the picture to the top, negative values, to the bottom.
"rot (Start,End):" (Rotação ( Início, Final ) )
A Rotação é configurada em Graus (360 para um giro completo) e é contada no sentido anti-horário. Para fazer com que uma Imagem gire no sentido horário, faça com que o valor final seja menor do que o inicial (Ex: Iniciar em 360° e usar valores mais baixos a partis disto).


Efeito embutido de "Color Generator" (Gerador de Cores)

Este efeito trabalha por si mesmo para criar uma faixa colorida. Por padrão, quando ele é criado, ele possui 50 "frames" (quadros) de comprimento, mas você pode estendê-lo por agarrar e mover uma de suas pontas. Clique no mostrador de cores dentro do Painel de Efeitos dentro dos Botões do Sequenciador, que está abaixo da Aba "Scene" (Cena) F10, para escolher uma cor diferente (por padrão, ela é cinza). Utilize esta faixa cruzada com o seu filme principal para prover efeitos de esmaecimento como Fade in e Fade out.

Efeito embutido "Speed Control" (Controle de Velocidade)

O efeito embutido de "Speed Control" (Controle de Velocidade) faz com que haja um efeito de "time-warp" (distorção do tempo) na "strip" (faixa), fazendo com que ela toque mais rápido ou mais devagar do que ela normalmente o faria. Uma velocidade Global menor do que 1.0 faz com que a faixa seja tocada de maneira mais devagar; valores mais altos do que 1.0 fazem com que a faixa seja tocada mais rapidamente. Tocar mais rápido significa que alguns "frames" (quadros) serão descartados/saltados, e que a faixa irá ficar sem "frames" (quadros) para mostrar antes de seu final previsto. Quando a faixa fica sem "frames" (quadros) para mostrar, ela simplesmente seguirá repetindo o último "frame" (quadro) mostrado; e a ação parecerá congelar. Para evitar isto, posicione a próxima faixa logo abaixo da original em um ponto onde você queira que os movimentos continuem.

Efeito de "Slow Motion" (Movimento Lentos)

Você pode fazer o uso do efeito embutido de "Speed Control" (Controle de Velocidade) para fazer um efeito de "Slow Motion" (Movimento Lento).

Movimento 50% mais lento utilizando o Controle de Velocidade

Suponha que você queira baaiiiiixxxxaaaaarrrrr a vvveeeellloooccciiiddaaadee de sua faixa ou torná-la simplesmente letárgica (brincadeiras a parte). Você necessita afetar a velocidade do Clipe de Vídeo sem afetar a "frame rate" (taxa de quadros) em geral. Selecione o Clip e e vá até o menu, e escolha → Add → Effect → Speed Control . Clique para soltá-la no local desejado e pressione a tecla N para quer seja mostrada a caixa de propriedades. Configure o fator de "Global Speed" (Velocidade Global) para ser o fator pelo qual você queira a justar a velocidade. Para cortar a velocidade mostrada em 50%, entre com um valor de 0.50. Agora, uma faixa que estava marcada para ser mostrada em 30 "frames" (quadros) para 1 segundo, mostrará apenas os primeiros 15 "frames" (quadros) neste mesmo segundo.

Caso você queira que os "frames" (quadros) que sobram também sejam mostrados em "Slow Motion" (Movimento Lento) depois que o primeiro conjunto já tenha sido mostrado, utilize a ferramenta de faca (atalho K) para cortar a "strip" (faixa) em duas partes, e faça um deslocamento na segunda parte (Isso é devido ao fato de que a primeira faixa com Movimento reduzido/lento, ocupar mais quadros e rodar por mais tempo que o mostrado), e então adicione outro efeito do tipo "Speed Control" (Controle de Velocidade) como mostrado a direita. Quanto à faixa no Canal 1, conforme a modificação da faixa de efeito (sfx) no Canal 3 finalizar, a faixa selecionada no Canal 2 será iniciada, e será tocada conforme a modificação de faixa de efeito (sfx) para o controle de velocidade no Canal 3. O truque para a criação da segunda "Strip" (faixa) é fazer o seguinte:

  • Selecionar a "strip" (faixa) original e faça uma duplicação da mesma com o atalho ⇧ ShiftD. Neste caso, ela é um conjunto de 20 "frames" (quadros).
  • Arraste o Clone dessa faixa para a metade do caminho da original, em uma faixa acima e a deixe nesta posição.
  • Selecione o manipulador esquerdo (no início), agarre-o, e o mova para a outra metade em seu caminho. Isto altera o "Offset" (Deslocamento) do "frame" (quadro) inicial (start); a "strip" (faixa) agora será tocada inicialmente a partir do "frame" (quadro) 11 (relativamente ao que está contido dentro dela mesmo)
  • Selecione o manipulador direito (no final), agarre-o e o mova sobre a outra metade novamente, a quantidade necessária (para este caso de demonstração, seriam 10 "frames" (quadros)). Isto vai configurar a duração para ser de 20 "frames" (quadros) constantes em seu vídeo.
  • Adicione um efeito de "Speed Control" (Controle de Velocidade) de 50% para a primeira "strip" (faixa), e um efeito de "Speed Control" (Controle de Velocidade) de 100% para a segunda. Para a segunda "strip" (faixa), você estará dizendo ao Blender para atualmente tocar 10 "frames" (quadros) sobre uma duração de 20 "frames" (quadros), o que significa a metade da velocidade, e para que você não tenha a necessidade de utilizar o "Speed Control" (Controle de Velocidade) para desacelerá-la novamente, simplesmente escale os "frames" (quadros) selecionados para a dração do Clipe.

Então é isso ! Configure a sua renderização para animar ! (para este exemplo, todas os 40 "frames" (quadros).

  • Você pode perguntar, por que não simplesmente fazer uma escala do Clipe de vídeo Original ?
Bem, o efeito de "Speed Control" (Controile de Velocidade) opera com base no número de "frames" (quadros) que irão ser mostrados, dividido pelo número de "frames" (quadros) que ele deveria estar mostrando sobre eles. Por exemplo, caso uma "strip" (faixa) possuía 20 "frames" (quadros) nela, e você queira especificar um fator de velocidade de 50%, ele sabe que deverá mostrar apenas 10 "frames" (quadros). Caso esta faixa seja, digamos, esticada para cobrir os 30 "frames" (quadros) do vídeo, ela irá tocar cada um dos 10 "frames" (quadros) para os 3 quadros (3 x 10=30). O entendimento dessa matemática irá ajudar você a ser mais efetivo e obter o controle para fazer o que você quer fazer.

Em casos bem simples pode ser que funcione também apenas a extensão do Clipe original. Isto é uma funcionalidade bem bacana, com a intenção de fazer os "Storyboards" (Quadros da História/Roteiro) e para o preenchimento de lacunas de tempo. Adicione um efeito de "Speed Control" (Controle de Velocidade), ignore as curvas IPO e todos os outros parâmetros e simplesmente estenda o manipulador da direita ( do final do Clipe) pasra estender a duração do Clipe original. Lembre-se que isso somente é possível, caso o Clipe subjacente seja finalizado na posição do manipulador direito (no final). (Caso este não seja o caso devido ao fato de você já ter feito a utilização da ferramenta de corte para a criação do mesmo, adicione uma "strip" (faixa) Meta para o Clipe original primeiramente.).

Encaixe de Tempo de Quadros com Controle de Velocidade

Você pode utilizar o "Speed Control" (Controle de Velocidade) para encaixar os tempos dos quadros e fazer com que as temporizações batam com a sua animação. Para obter um controle ainda mais fino sobre o/a "timing" (temporização) de seu Clipe, você pode utilizar curvas IPO ! Isto pode ser feito de diversas maneiras.

  • Dentro da configuração padrão, a sua curva IPO simplesmente faz o "Map Input" (Mapa de entrada) para a "output" (saída) de "frame" (quadro) reduzido para o campo compreendido entre [0-100] [0-1] dentro das coordenadas das curavas IPO. Isto é suficiente, caso você queira adicionar simples efeitos de "flickering" (tremulação).

O efeito de velocidade pode fazer ainda mais por você. Você pode fazer com que os "frames" (quadros) atuais sejam encaixados ! Isso significa o seguinte: se você possui uma determinada posição na qual um determinado "frame" (quadro) deveria ser mostrado (ou talvez durante a sincronização de sua trilha de áudio com a faixa de vídeo) , o Blender irá ajustar a velocidade do Clipe suavemente para fazer com que isto aconteça.

  • Você pode desabilitar a escala na direção de X ( para a curva IPO) clicando em "IPO-frame locking" (Travamento de quadros para a IPO). Isso significa o seguinte: o número de "frames" (quadros) de entrada deverão ser idênticos as coordenadas X da curva IPO.
  • Você pode desabilitar a escala na direção de Y, desabilitando "Scaling [0-1]". Isso significa o seguinte: O número de "frames" (quadros) de saída são idênticos as coordenadas Y da curva IPO.

Após isso, utilize a Janela de entrada numérica (Janela de controle ) N para a Janela IPO para colocar seus pontos de controle dentro dos "frames" (quadros) de maneira exata.

Alterando a Taxa de "frames" (quadros) por segundo de um vídeo

Você pode utilizar o efeito de "Speed Control" (Controle de Velocidade) para alterar a taxa de "Frames Per Second" (Quadros por segundo) ( FPS em inglês QPS em Português), de um vídeo. Caso você esteja renderizando o seu vídeo para um conjunto de sequências, você pode efetivamente aumentar ou decrescer o número de arquivos individuais de Imagens criado, pela utilização de um valor Global de velocidade menor ou maior que 1.0 respectivamente. Por exemplo, caso você tenha capturado um Vídeo de 5 Minutos com uma Taxa de Quadros por Segundo de 30 e necessita transferir isso para um Filme em forma to de cinema que roda a 24 Quadros Por Segundo, você deverá entrar com uma velocidade Global de 30/24, que resulta em 1.25 (em habilitar a opção de Frame Blending para dar ao filme um efeito de borrão, (ou recálculo interno das lacunas internas dos quadros, para uma melhor transição)). Ao invés de estar produzindo 5*60*30=9000 "frames" (quadros), o Blender irá produzir 9000/1.25=7200=5*60*24 "frames" (quadros). Neste caso, você configura valores de Sta:1 e End:7200, e Configura a sua saída em formato de PNG (RGB e não RGBa), a 30fps, e as Imagens entre 0001.png e 7200.png irão ser renderizadas, mas estas Imagens cobrem o tempo dos 9000 "frames" (quadros) iniciais. O Imagem contida em 7200.png será a mesma que o "frame" (quadro) 9000 do vídeo Original. Quando você ler estas Imagens novamente dentro de seu arquivo de Filme Blender, configure a taxa de saída para 24 "Frames Per Second" (Quadros por segundo) ( FPS em inglês QPS em Português), e a sua faixa terá exatamente os 5 minutos do Vídeo Original.