From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Introdução

Em adição a Modelagem e Animação, o Blender possui um Editor de Sequências de vídeo plenamente funcional e um Editor de Nós avançado que também pode manipular faixas de Vídeo e opera igualmente bem em Imagens ou Sequências de Vídeo, e pode aplicar uma manipulação de Imagens detalhada dentro da faixa de Vídeo.

Operando em um nível conceitual mais alto, e sendo utilizado mais tarde dentro do processo de produção de vídeos, o Editor de Sequências de Vídeo do Blender ou VSE opera em um conjunto de faixas de uma vez, como se fossem as partes de uma filmagem. As muitas partes do Blender trabalham em conjunto dentro de uma maneira a formar um de ciclo de trabalho típico:

  1. Modelar para construir os Objetos.
  2. Designar Materiais e introduzir Iluminação para colorir os Objetos.
  3. Animar os Objetos para fazer com que eles se movam.
  4. Utilizar Camadas de Renderização de Câmeras de Vídeo Utilizadas.
  5. Utilizar os "Compositing Nodes" (Nós de Composição):
    1. Melhorar a Imagens através do ajuste de Cores, e adicionar efeitos especiais dentro da Cena.
    2. Montar as Imagens em camadas dentro de uma sequência de Imagens composta ( perfazendo uma faixa).
  6. Montar as Faixas de Vídeo em conjunto para fazer um Filme utilizando o VSE.

O VSE embutido no Blender é um Sistema completo de Edição de Vídeo que permite a você combinar múltiplos canais de Vídeo e adicionar efeitos a eles. Sua funcionalidade esteve presente no Blender desde o início. E mesmo que possua um número limitado de Operações, você as pode utilizar para criar Edições de Vídeo super-poderosas (especialmente quando você o combina com o poder de animação presente no Blender !). Além do mais, ele é extensível através de um sistema de Plugins para perfazer um número ilimitado de manipulação de Imagens !.

Utilizando o VSE, você carrega múltiplos clipes de vídeo e os monta de ponta a ponta (ou em alguns casos, você os sobrepõe), inserindo transições como "fade" (esmaecimento) e outros tipos para poder ligar o fim de uma faixa de Clipe ao início de uma outra Faixa de Clipe. Finalmente, adicionando uma trilha sonora de Áudio para que você possa sincronizar a temporização do Vídeo para encaixar com ela. O resultado da utilização do VSE é o seu filme finalizado.

Suporte ao FFMPEG para finalizações
O suporte para a exportação de um Filme utilizando a Compactação/Codificação em extensões como .Avi ou .Quicktime utilizando a suíte de conversão FFMPEG funciona, correntemente (a partir da versão do Blender 2.44) somente dentro de distribuições Linux e versões do Microsoft Windows. Com o suporte a Suite de conversão Multimídia FFMPEG, você é capaz de salvar as sequências de Áudio em conjunto com o seu vídeo codificado.




Contents