From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Renderização de Animações

Modo: Todos os Modos

Painel: Contexto Render → Anim

Atalho: F10

Descrição

Enquanto a renderização de quadros vai permitir a você ver e salvar a imagem a partir do Buffer de renderização quando esta estiver completa, as animações são séries de Imagens, ou quadros, e são automaticamente salvos diretamente no disco após serem renderizadas.

Quando estiver utilizando o Blender, a ideia é utilizar o Compositor para fazer máscaras para quadros verdes (Chroma Key), entrelaçamento, correções de cores, DOF, e muito mais nas Imagens. Este resultado é então alimentado no Sequenciador aonde as faixas são cortadas e mixadas e uma sobreposição final é feita.

Ciclo de Trabalho

Geralmente, você executa muitas renderizações intermediárias de diferentes quadros em sua animação para verificar pela temporização, iluminação, localização das coisas, Materiais e o mais necessário. Em algum ponto, você está pronto para fazer uma renderização final da animação completa para publicação.

Existem duas abordagens que você pode utilizar quando estiver fazendo um filme, ou animação, com ou sem som. A abordagem que você deverá utilizar depende da quantidade de tempo de CPU que você irá necessitar para renderizar a animação. Você pode renderizar um quadro típico na resolução desejada, e então multiplicar pelo número de quadros que irão por último para o filme, para então ter uma noção do tempo total de renderização. Caso o tempo total de renderização seja de uma hora ou mais, você pode utilizar a Abordagem de Sequência de Quadros. Por exemplo, caso você esteja renderizando um vídeo de um minuto ou um filme, haverão (60 segundos por minuto) * (24 quadros por segundo) ou 1440 quadros por minuto. Se cada quadro levar 30 segundos para renderizar, então você será capaz de renderizar dois quadros por minuto, e irá precisar de cerca de 720 minutos (12 Horas ) de tempo de renderização.

A Renderização toma todo o tempo de CPU disponível; nesse caso você dever renderizar preferencialmente durante a noite, quando o computador não for necessário, ou configurar o Blender para uma prioridade mais baixa enquanto estiver renderizando, e assim irá poder trabalhar em coutras coisas (mas seja cuidadoso com o espaço de memória RAM !).

A Abordagem Direta é quando você configura o seu formato de saída para um arquivo de formato AVI ou MOV, e clica no botão ANIM para renderizar a sua cena diretamente para a saída de um arquivo de filme. O Blender cria um arquivo que mantém todos os quadros de sua animação. Você pode então utilizar o VSE (Editor de Sequência de Vídeo) do Blender para adicionar uma trilha de áudio para a animação e renderizar para um formato FFMPEG para completar o seu filme.

A Abordagem de Sequência de Quadros é aonde você configura seu formato de saída para um formato estático feito de quadros únicos. (Como JPG, PNG ou MultiLayer), e clica no botão ANIM para renderizar a sua cena para um conjunto de imagens, aonde cada imagem é um quadro dentro da sequência. O Blender cria um arquivo para cada quadro da animação. Você pode então utilizar o Compositor do Blender para fazer qualquer tipo de manipulação dos quadros (operação de pós processamento). Você então poderá utilizar o VSE do Blender para carregar esta sequencia de imagens finalizadas, adicionar uma trilha de áudio para a animação, e renderizar com uma saída em formatos disponíveis para o FFMPEG e completar o seu filme. A Abordagem de Sequência de Quadros é um pouco mais complicada e toma um pouco mais de espaço em disco, mas permite a você mais flexibilidade.

Aqui estão algumas dicas para ajudar você a escolher uma abordagem.

Abordagem Direta requer
Segmentos curtos com um tempo total de renderização < 1 Hora.
Fonte/Conjunto de Computador estável.
Que o computador não seja necessário para outras utilizações.
Abordagem de Sequência de Quadros requer
Fonte/Conjunto de Computador estável.
Tempo total de Renderização > 1 Hora.
Previsão de trabalho de pós produção, que permite:
Ajuste de Cor/Iluminação.
Ajuste de Telas Verdes (Chroma Keys)/Troca de entrelaçamento.
Composições/Montagem em Camadas.
Múltiplos formatos e tamanhos para o produto final.
Quadros/ajustes intermediários para compressão/codificação (codec).
Uma temporização mais precisa (Ex: lip-sync para a trilha de áudio), em certas partes.
Previsão de necessidade de interrupções da renderização para utilização do computador, e a habilidade de voltar a executá-la quando você puder continuar.

Ciclo de trabalho de Sequência de Quadros

  1. . Primeiro prepare a sua animação.
  2. . Dentro dos Painéis de configuração da Cena, configure a sua animação para ser renderizada como Imagem, geralmente utilizando um formato que não comprometa qualquer qualidade (Eu prefiro utilizar PNG ou MultiLayer por causa de sua Natureza sem perdas de formato).
  3. . Escolha o caminho de saída e a especificação do arquivo dentro do Painel de Saída de Renderização, por exemplo "/home/usuário/my-anim-"
  4. . Confirme o campo que compreende o Início em "Sta" (Início) e Finalização "End" (Final) dos quadros de sua animação.
  5. . Salve o seu arquivo Blender (.blend).
  6. . Pressione o grande botão ANIM (anime). Vá descansar ou tenha alguma vida como ser humano normal enquanto o seu computador cuida deste tipo de coisa...
  7. . Uma vez que a animação está finalizada, Use o Navegador de Arquivos de seu Sistema Operacional para navegar até a pasta do diretório de saída ("/home/usuário/ neste exemplo). Você vai ver um monte de imagens (.png ou .exr, etc... dependendo do formato que você escolheu para renderizar) que possuem uma sequência numérica anexada a eles, variando em um campo que vai de 0000 até um máximo de 9999. Estes são os seus quadros únicos.
  8. . Dentro do Blender, agora vá até o VSE ou Editor de Sequências de Vídeo.
  9. . Escolha Add Image a partir do Menu Add. Selecione todos os quadros a partir do seu diretório de saída que você quer incluir em sua animação (Pressione A para selecionar todos de maneira fácil). Eles serão adicionados como uma faixa para o Editor de Sequências.
  10. . Agora você pode editar a faixa e adicionar efeitos ou simplesmente deixá-las como elas estão . Você pode adicionar outras faixas, como faixas de Áudio.
  11. . Pesquise através da animação, confirmando que você adicionou todos os quadros.
  12. . Dentro dos Botões de Renderização de Cena, dentro do Painel Anim, abaixo do botão de animação, ative Do Sequence.
  13. . Dentro do Painel de Formato, escolha o local que irá guardar as Imagens e o codec que você quer utilizar (Ex. FFMPEG H.264) e o configure.
  14. . Clique no botão ANIM e o Blender vai renderizar a saída presente dentro do Editor de Sequências de Vídeo para fazer a finalização do seu filme.

Você pode estar perguntando: -Mas porque ir através de toda essa chateação (Muitas Operações) ?

Bem, primeiro de tudo, caso você renderize em quadros únicos você pode parar a renderização em qualquer ponto pressionando Esc dentro da Janela de Renderização. Você não vai perder os quadros que você já renderizou, pelo fato deles terem sido gravados em seu disco como arquivos individuais. Você pode sempre ajustar o campo de início e final que você quer continuar a partir do ponto em que você parou. Você pode editar os quadros depois de tudo e fazer um pós processamento neles. Você pode adicionar efeitos bacanas dentro do Editor de Sequências de Vídeo. Você pode renderizar a mesma sequência em diferentes resoluções (640x480, 320x240, etc) e utilizar codecs diferentes (para obter tamanhos de arquivos diferentes e qualidades diferentes) com praticamente quase nenhum esforço.

Opções

Botões de Renderização de Animação.
ANIM
Inicia a renderização da animação.
"Do Sequence" (Fazer Sequência)
Renderiza a saída do Editor de Sequências de Vídeo, ao invés de executar a renderização da Janela de visualização 3D a partir da visão da câmera ativa. Caso a sequência contenha faixas de cenas, elas também serão renderizadas como parte do ciclo de trabalho. Caso o botão Do Composite esteja também habilitado, a faixa de Cena vai ser a Saída do Compositor.
"Do Composite" (Fazer Composição)
Renderiza a saída a partir do Nódulo de Composição, e então faz com que todas as Imagens fluam através do Mapa de Nós de Composição, mostrando a imagem alimentada dentro do Nó de Composição de Saída.
"Play" (Tocar)
Abre uma Janela de Renderização modal e toca a animação para você. Você deve fechar esta Janela antes de retornar para o Blender, via Esc ou utilizando o controle de fechamento da Janela (o X, presente no canto direito acima). Uma funcionalidade legal desta Janela é que o número do quadro é mostrado dentro do cabeçalho. Caso você clique com o botão esquerdo do Mouse LMB Template-LMB.png dentro da Janela, o vídeo vai resetar. Mantendo pressionada a sua tecla de seta para cima irá mover o vídeo para frente em tempo Real; manter a sua tecla de seta para baixo pressionada reverte o vídeo, então permitindo que você pesquise através do vídeo para identificar exatamente quaisquer quadros errantes.
Vídeo Descarrilhado
Caso você renderize para uma saída de sequência de quadros de 100 quadros, por exemplo, e então mude os valores de "Sta:" (Início) e "End:" (Final) de sua animação para alguma coisa menor, digamos, de 1 a 30, o Blender vai tocar todos os quadros que ele encontrar nesta sequência (todos os 100). Caso você renderize novamente com mudanças para atualizar este pequeno sub-conjunto de quadros, o Blender ainda assim vai tocar o novo conjunto mais o resto do conjunto de quadros antigos. A única solução para modificar este comportamento é modificar o nome dos arquivos de saída para um novo nome antes de renderizar novamente !
"Return Code" (Código de Retorno)
Útil para "Debugging" (Retirada de Bugs de Software/Conserto)
"Sta" (Início) e "End" (Final)
O Número dos quadros Inicial e Final para renderizar a animação de e para. Os números dos quadros são inclusivos. Eles também são reconfigurados se você modificar nos campos, os valores de "Sta" (Início) e "End" (Final): dentro da Janela de "Timeline " (Linha do Tempo).


Localização da Animação e suas Extensões.

Por padrão, a animação é renderizada dentro do diretório especificado dentro do Painel "Output" (Saída) (Localização da Animação e suas Extensões .). Caso um formato de AVI seja selecionado, então o nome será ####_####.avi aonde o '####' indica os quadros de início e final da animação, e os 4 dígitos inteiros de representação dos quadros são adicionados com zeros complementares conforme o necessário.

Caso um formato de imagem seja escolhido, em contrapartida, uma série de Imagens nomeadas ####, (sendo que '####' significa o número do quadro pertinente) é criado dentro do diretório.

"Extensions" (Extensões)
Adiciona as extensões corretas para o tipo de arquivo nos arquivos de saída.


Dicas

Argh! Minha irmã mais nova desligou o PC bem no meio da renderização do meu filme !
A menos que sua animação seja realmente simples, e você espere que ela renderize em meia hora ou menos, é sempre uma boa ideia renderizar a animação como quadros separados em um formato de imagem sem perdas (TGA, PNG, BMP) ao invés de renderizá-lo como um arquivo de filme a partir do início. Isso vai permitir a você uma recuperação fácil caso haja algum problema de falha e você tenha que reiniciar a renderização, pelo fato de que os quadros que você já renderizou permanecerem ainda dentro do diretório de saída. Somente altere o valor de quadro inicial de renderização em STA no Painel de Render para o número do quadro que você quer usar de partida para continuar, e clique em ANIM novamente.
Eu somente necessita renderizar novamente poucos quadros no meio da animação.
É também uma boa ideia renderizar inicialmente para uma sequência de quadros, e desde que somente alguns poucos quadros possuam erros, você pode fazer correções e renderizar novamente somente os quadros afetados. Você então pode fazer o seu filme a partir dos quadros separados com o Editor de Sequencias do Blender (VSE) ou com os Nós de Composição.
Somente a primeira Frame é renderizada, e então o Blender trava.
Caso você clique no botão ANIM e somente o primeiro quadro é renderizado, tenha certeza de que o arquivo de saída não está travado pelo seu Tocador de Arquivos de Mídia (Player). Em geral, cheque o console quando estiver renderizando.
Mensagem
"Unable to create Quicktime movie: CreateMovieFile error: -47" (Incapaz de criar Filme Quicktime: erro CriaçãoArquivoFilme -47)
A faixa de filme em formato Quicktime está em uso por outro aplicativo (possivelmente dentro do VSE) e não pode ser sobrescrita. Caso esteja em utilização dentro do VSE, delete a faixa no VSE, ou delete o arquivo utilizando o seu Navegador de Arquivos.