From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Pilha de Modificadores ou Modifiers Stack

Um "Modificador" (Modifier) é definido como a aplicação de um processo ou algoritmo sobre os Objetos. Eles podem ser aplicados interativamente e não destrutivamente em praticamente qualquer ordem na qual o usuário escolha. Este tipo de funcionalidade é algumas vezes referida como uma Pilha de Modificadores e é encontrada em muitas outras aplicações 3D.

Modificadores são adicionados pela Aba de Modificadores presente na Janela de Botões, nos botões de Edição (F9). A Aba de Modificadores aparece quando um objeto Malha, Curva, Superfície, Texto, ou Lattice é adicionado ou selecionado.

Algumas ferramentas, por exemplo como o Decimator foram migradas de suas localizações prévias e transformadas em modificador.

Em uma pilha de modificadores a ordem na qual os modificadores são aplicados possui um efeito sobre o resultado final. Por sorte, os modificadores podem ser rearranjados facilmente clicando-se nos ícones de setas para cima e para baixo. Por exemplo, (Ordenamento da Pilha) mostra os modificadores SubSurf e Mirror que tiveram seus lugares trocados.

Ordenamento da Pilha

O lado esquerdo da linha amarela possui o Modificador Mirror como seu último item na pilha. Já na metade de baixo você poderá ver duas esferas. Uma é um espelho da outra. A esfera original está na direita e a esfera espelhada está na esquerda. O Modificador Mirror teve sua configuração Merge Limit: acertada para um valor de "0.312" para fazer com que os vértices se soldem juntos de uma distância maior. A área marcada por um círculo branco é uma área sugerida para se concentrar quando a ordem da pilha de Modificadores for alterada mais tarde.

O lado direito da linha amarela tem o Modificador SubSurf "Alterado/Rearranjado" para o piso da pilha (ele trocou de lugar com om Modificador Mirror, e ficou abaixo dele). Agora dê uma olhada na área do círculo branco. Você pode ver que o resultado parece diferente do préviamente mostrado. Isto significa que a ordem da pilha é muito importante na definição dos resultados finais. Neste caso, o Modificador SubSurf está sendo aplicado por último.

Interface

Cada Modifier foi doado de uma parte diferente do Blender, portanto cada um tem suas configurações únicas e considerações especiais. Contudo, cada interface de Modicador ' tem os mesmos componentes básicos, veja a imagem (Layout do Panel (Subsurf como exemplo)).

Subsurf como exemplo)
  • 1 (Manual-Part-II-Modelling-Modifiers-Panel-Collapse.png) – Modificadores Recolhidos para mostrar somente o cabeçalho.
  • 2 – Um nome para este modificador; o nome padrão é o nome do modificador em si. E é único entre os modificadores do mesmo tipo.
  • 3 (Manual-Part-II-Modelling-Modifiers-Panel-RenderView-Button.png) – Mostra o efeito do modificador na Renderização.
  • 4 (Manual-Part-II-Modelling-Modifiers-Panel-3DView-Button.png) – Mostra o efeito do Modificador na Janela de visualização 3D.
  • 5 (Manual-Part-II-Modelling-Modifiers-Panel-EditMode-Button.png) – Mostra o efeito do Modificador no Modo de Edição. Este botão pode não estar disponível dependendo do tipo de modificador.
  • 6 (Manual-Part-II-Modelling-Modifiers-Panel-EditCage-Disabled.png,Manual-Part-II-Modelling-Modifiers-Panel-EditCage-Deactivated.png,Manual-Part-II-Modelling-Modifiers-Panel-EditCage-Activated.png) – Aplica o modificador na Jaula de edição dentro do Modo de Edição. O ícone pode ser desabilitado, desativado e ativado , respectivamente. Este ícone é o "Modo de Jaula" (Cage Mode).
  • 7 (Manual-Part-II-Modelling-Modifiers-Panel-MoveUp.png) – Move o Modificador para cima na pilha.
  • 8 (Manual-Part-II-Modelling-Modifiers-Panel-MoveDown.png) - Move o Modificador para baixo na pilha
  • 9 (Manual-Part-II-Modelling-Modifiers-Panel-Delete.png) – Remove o modificador da pilha.
  • 10 (Apply) – Faz com que as alterações do modificador sejam reais.
  • 11 (Copy) – Cria uma cópia do Modificador na base da pilha.
  • 12 (Sub-panel) - Sub-painel para modificadores individuais.
  • 13 – Área de cabeçalho para os principais controles do Modificador.

Cada modificador tem como funcionalidade uma Seta de Recolhimento (1) e um Nome da Caixa (2). A Seta de Recolhimento esconde o sub-painel do modificador (12) para que múltiplos modificadores possam ser mostrados sem a necessidade de rolagem excessiva na Janela de Botões. Quando recolhidos, somente o cabeçalho do Modificador (13) será mostrado. O Nome da Caixa pode ser usado para dar títulos aos modificadores, de maneira que seja mais fácil de reconhecer suas funções. Isto vem ajudar bastante em grandes cenas com configurações complexas de modificadores que utilizam a funcionalidade de múltiplos tipos de modificador.

Elas são seguidas de três botões que controlam a visibilidade do efeito em três contextos separados: Renderização (3), Modo de Objetos (4), e Modo de Edição (5). Fixando cada botão determina o que os modificadores vão mostrar em cada modo. ( Isto é particularmente útil para continuar o seu trabalho sem que as visualização se torne lenta, e vale para o Modo de Objetos e Modo de Edição )

O botão do Modo de Jaula (6) é utilizado para aplicar o modificador para a Jaula de edição, o que gera uma visualização mais acurada da geometria implícita, uma vez que o modificador for aplicado. Isto mostra as posições de vértices/edges/faces em suas localizações modificadas ao invés de suas localizações originais. Deve ser notado, contudo, que as operações de transformação ainda agem em suas localizações originais nos vértices da Jaula e não em não nas localizações mostradas. Este botão possui três estados: "Desabilitado" ( Disabled);"Ativado " (Activated) e "Desativado " (Deactivated). Caso esteja configurado como desabilitado, então o modificador não estará permitindo que a Jaula de Edição seja alterada.

Os dois botões de Seta (7 e 8) controlam a ordem na qual os modificadores existem na pilha. Modificadores são avaliados e aplicados de cima para baixo dentro do painel. Quanto mais alto o modificador estiver dentro do painel, mais cedo será avaliado/aplicado. Isto pode ser muito importante dependendo da aplicação.

Um grande exemplo de uma situação na qual o posicionamento da pilha é importante é o uso do Modificador Subsurf em combinação com o Modificador Mirror como mostrado em (Ordenamento da Pilha) dentro da seção prévia. O Modificador Mirror deve aparecer antes do Modificador SubSurf dentro da lista, caso contrário a metade original do objeto vai ter aplicado o subsurf e então dividida, o que pode não ser o que você espera.

O Botão Delete (9) faz exatamente o que qualquer um espera; ele remove o modificador da pilha integralmente.

Os botões Apply (10) e Copy (11) possuem duas funções diferentes a despeito de sua proximidade entre si. O Botão Apply avalia o modificador como se ele fosse o primeiro na lista e depois escreve os resultados na malha, em efeito fornando o resultado deste modificador no objeto. O Botão Copy cria uma cópia do modificador corrente , incluindo suas configurações, na base da lista de modificadores.

Stack

Para adicionar um Modificador você o adiciona para a "Pilha" (Stack). Uma vez adicionados eles podem ser rearranjados dentro da maioria das condições.

Exemplo de Pilha

Alguns Modificador(es) não podem ser rearranjados na pilha por que dependem de certas informações da estrutura de dados implícita do objeto. Estes tipos de Modificador(es) são estáticos na pilha e sempre se inserem por conta própria no Topo, relativo ao ponto de visão do painel. Veja (Exemplo de Pilha).

Por exemplo, o Modificador Lattice não poderá ser movido do Topo por que requer os dados originais do objeto. Quando você tenta movê-lo Abaixo na Pilha você vai receber a menagem de erro: "Cannot move beyond a non-deforming modifier" (Não posso Mover além de um modificador não deformante).

E inteligentemente, se você tentar mover um modificador Acima do Modificador Lattice você vai receber a mensagem: "Cannot move above a modifier requiring original data" (Não posso mover acima de um modificador requerendo os dados originais).

Portanto, se um modificador coloca a si mesmo no Topo da pilha, isso significa que o modificador requer os dados Originais do Objeto, que estão disponíveis somente no Topo.

Alguns Modificador(es) podem ser aplicados apenas a certos tipos de Objetos. Isto é indicado pelo painel que filtra a opção do botão "Add modifier" no painel de Modificadores. Somente Modificadores que poderão ser aplicados são mostrados na caixa de lista do botão.

Por exemplo, objetos Malha podem ter todos os Modificador(es) disponíveis aplicados. Mas, os objetos tipo Lattice somente podem ter Modificadores do tipo: Lattice, Curve, Hooks, Wave e Armature Modifier aplicados.