From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Array Modifier

Mode: Qualquer Modo

Panel: Contexto de Edição → Modifiers

Hotkey: F9

Descrição

Ordem ou Array Multidimensional animado com Borrão de Moção ou Motion blur

O modificador Array cria uma ordem ou conjunto de cópias do objeto base, com cada cópia sendo um offset da instância prévia em um número de caminhos possíveis. Vértices em cópias adjacentes podem ser fundidos em uma distância de fusão, permitindo gerar formatos base de sub-superfícies suaves.

Este modificador pode ser útil quando combinado com malhas encaixáveis para o desenvolvimento de cenas grandes rapidamente. Ele também é útil para criar formatos repetitivos complexos.

Opções

Modificador Array
Constant Offset, X, Y, Z
Adiciona um componente de translação constante para o offset dos objetos duplicados. Componentes constantes de X, Y e Z podem ser especificados.
Relative Offset, X, Y, Z
Adiciona uma translação igual a caixa de contenção (a caixa formada quando se escolhe bounding box para o volume do objeto) do objeto ao longo de cada eixo, multiplicado pelo fator de escala, para o offset de X, Y e Z, fatores de escala podem ser especificados. Veja (Exemplo de offset relativo).
Exemplo de offset relativo
Object Offset, Ob
Adiciona uma transformação tomada de um objeto (relacionado com o objeto corrente) para o offset. Veja (Exemplo de offset de Objeto).
Exemplo de offset de Objeto


Menu de Caber em Comprimento ou Length Fit
Menu Length Fit
Controla como o comprimento do Array é determinado; veja (Menu de Caber em Comprimento ou Length Fit). Existem três escolhas. Uma para Ob, Length ou Count será mostrada para permitir a entrada do parâmetro apropriado dependendo da escolha selecionada:


  • Fit To Curve Length – Gera cópias suficientes para caber dentro do comprimento do objeto de curva especificado em Ob
Nota
O método de controle Caber no Comprimento da Curva ou Fit To Curve Length, usa o comprimento da curva no sistema de coordenadas locais, o que significa que escalando a curva no Modo de Objeto não vai alterar o número de cópias geradas pelo modificador Array. Aplicando a escala (Ctrl A) pode ser útil neste caso.
  • Fixed Length – Gera cópias suficientes para caber dentro do comprimento fixo dado pelo campo Length
  • Fixed Count – Gera o número de cópias especificadas em Count
Nota
Ambos os tipos de controle de expansão do Modificador Array baseados em Fit To Curve Length e Fixed Length usam o sistema de coordenadas local do objeto base, o que significa que escalando o objeto base no Modo de Objetos não vai alterar o número de cópias geradas pelo modificador Array modifier. Aplicando a escala (Ctrl A) pode ser útil neste caso


Ob
O Objeto de curva para ser usado para o método de controle Fit To Curve Length.
Length
O comprimento para usar com o método de controle Fixed Length.
Count
O número de duplicatas para usar com o método de controle Fixed Count.


Merge
Se habilitado, vértices em cada cópia serão fundidos com vértices na próxima cópia que estão dentro da margem especificada de distância de fusão.
First Last
Se habilitado, e Merge estiver habilitado, vértices na primeira cópia vão ser fundidos com os vértices na última cópia (isto é útil para objetos circulares; veja (Exemplo de fusão entre primeiro e último).
centro

Descontinuidade no Subsurf causada pelo fato de não fundir os vértices entre as primeira e última cópias, (First Last desligado)

centro

Descontinuidade no Subsurf eliminada pela fusão dos vértices entre a primeira e última cópias (First Last ligado)

Exemplo de fusão entre primeiro e último


Merge Dist
Controla a distância de fusão para Merge Verts.


Dicas

Calculação do Offset

A transformação aplicada de uma cópia na próxima é calculada como a soma de três componentes diferentes (Relative, Constant e Object), todos os quais podem ser habilitados/desabilitados independentemente dos outros. Isto permite, por exemplo, um offset relativo de (1, 0, 0) e um offset constante de (0.1, 0, 0), resultando em um Array de objetos ordenadamente espaçados ao longo do eixo X com uma unidade constante de espaço de 0.1 entre eles.

Exemplos

Ponte

Uma ponte feita de malha encaixável
Nota
Como o modificador de curva não pode estar depois do modificador Array na pilha de modificadores, no momento em que esta imagem foi criada, o modificador Arary foi aplicado. O botão Apply foi acionado para fazer com que as modificações sejam permanentes, antes que a curva (na pista) fosse adicionada na imagem da ponte.


Corrente

Uma corrente criada a partir de um único elo .
Exemplo de arquivo Blender

Engrenagem

Uma engrenagem criada a partir de um único segmento.
Exemplo de arquivo Blender

Virabrequim

Fractal

Array Multidimensional animado com motion blur
Uma imagem parecida com fractal criada com múltiplos modificadores Array aplicados em um Cubo.
Exemplo de arquivo Blender
Uma imagem fractal de uma coisa parecida com um feto, criado com 2 modificadores Array e 1 modificador Mirror aplicado em um cubo

Orgânicos

Array de um Cubo com Subsurf e 1 objeto como offset, 4 cubos e uma alta configuração de fusão ou Merge para dar o efeito de encapamento


Uma espiral dupla criada com dosi modificadores Array e um Modificador SubSurf aplicado em um Cubo. Como acima, o valor de espaço para a fusão de vértices foi configurado como muito alto para dar o efeito de encapamento.
Exemplo de arquivo Blender
Um tentáculo criado com um modificador Array seguido por um Modificador de Curva. O segmento de malha no plano de fundo é a malha de base para o tentáculo; o tentáculo é fechado por dois objetos especialmente modelados e deformados pela mesma Curva que o objeto usou como princípio da parte principal do tentáculo.
Exemplo de arquivo Blender

Pista

Tutorials

Alguns tutoriais que exploram o modificador Array: