From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Modificador Espelho - Mirror Modifier

Mode: Qualquer modo

Panel: Editing Context → Modifiers

Hotkey: F9

Descrição

O Modificador Mirror automaticamente espelha uma malha ao longo do seu eixo Local X, Y ou Z que passa através do centro do objeto. Então ele solda os vértices juntos no plano espelhado com uma tolerância de distância especificada. Vértices do objeto original podem ser prevenidos de se mover ao longo ou através do plano de espelhamento.

O exemplo abaixo mostra o modificador mirror em ação em todos os três eixos. O centro do Objeto, um ponto rosa, é movido do centro do objeto para que o plano de espelhamento seja mais óbvio de ser encontrado.

Mirror Eixo X .
Mirror Eixo Y .
Mirror Eixo Z .

Opções

Modificador Mirror
  • Merge Limit: - A distância antes que a soldagem dios vértices comece. Os vértices irão se juntar quando atingirem a distância especificada.
  • X,Y,Z – O eixo ao longo do qual espelhar. Para entender como os eixos se aplicam na direção do espelhamento, se você for espelhar o eixo x, os valores do x mais os valores da malha original vão se tornar x menos os valores na instância espelhada.
  • Do Clipping – Previne vértices de atravessar por entre o plano de espelhamento.


Vértices não se cortam e não se juntam.

Enquanto o Do Clipping estiver de-selecionado, os vértices não irão se juntar no plano de espelhamento mesmo que estejam dentro do limite de fusão, ou Merge Limit.


Vértices não se juntam.
Vértices são cortados juntamente.

Se Do Clipping estiver selecionado mas os vértices estiverem fora do Merge Limit, os vértices não irão se fundir. Assim que os vértices estiverem dentro da margem limite especificada em Merge Limit eles serão cortados juntos e não poderão ser movidos além do plano de espelhamento. Se muitos vértices estiverem selecionados e estiverem em diferentes distâncias para o plano de espelhamento, eles serão cortados assim que atingirem o plano de espelhamento.

Uma vez que você tenha confirmado os vértices cortados com LMB Template-LMB.png você deverá, se quiser parar o corte, de-selecionar o Do Clipping para estar apto a mover os vértices longe do espelho.


Dicas

Muitas tarefas de modelagem envolvem a criação de objetos que são simétricos. Contudo, não havia uma maneira fácil e rápida de modelar ambas as partes de um objeto sem usar uma das adaptações que foram descobertas pelos artistas bacanas do Blender ao longo dos anos.

Uma técnica comum é modelar uma parte de um objeto e usar AltD para criar uma duplicata linkada, que então será espelhada em um dos eixos para produzir uma imagem perfeita de cópia espelhada, que atualiza em tempo real conforme você a edita.

O Modificador Mirror oferece outra maneira, mais simples de fazer isso. Uma vez que seu modelo estiver completo vocẽ pode simplesmente clicar em Apply para fazer uma versão real de sua malha ou deixá-la da maneira que está para edição futura.

A modelagem com Mirror atualmente é feita no Modo de Edição.

Usando o Modificador Mirror com o Modificador Subsurf

Quando estiver usando o modificador Mirror juntamente com o modificador SubSurf, a ordem na qual os Modificadores são colocados é importante.

Modificador Subsurf aplicado antes do Modificador Mirror

Isto mostra o Modificador SubSurf aplicado antes do Modificador Mirror, e como você pode ver o efeito disto é que a malha se separa abaixo da linha de espelhamento, no centro do objeto.


Modificador Mirror aplicado antes do Modificador Subsurf


Isto mostra o Modificador Mirror aplicado antes do Modificador SubSurf. Nesta ordem, você vai obter a linha de centro da malha atrelada a linha central, o que na maior parte dos casos vai ser o efeito desejado.


Alinhamento para o Mirror

Para aplicar um Modificador Mirror, é comum ter de mover o centro dos objetos para o lado da face ou linha de canto (edge) que deverá ser o eixo de espelhamento. Isso pode ser complicado quando tentado visualmente. Uma boa técnica para obter uma posição exata é determinar a linha de canto na qual você deseja espelhar. Selecione dois vértices nessa linha. Então use ⇧ ShiftS seguido por Cursor->Selection. Isto vai centralizar o cursos 3D exatamente no meio dessa linha de canto (edge), usando a medida dos dois vértices (edge). Finalmente, no painel Editing (F9), selecione Center Cursor no painel de malha (Mesh Panel), o que vai mover o centro do objeto para onde o cursos 3D estiver localizado. Agora o espelhamento será exato.