From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Modificador Edge Split

Mode: Qualquer Modo

Panel: Editing Context → Modifiers

Hotkey: F9

Descrição

O modificador EdgeSplit divide cantos dentro de uma malha realçando-os. Os cantos para dividir podem ser determinados pelos ângulos das linhas de canto (edges) ou cantos marcados como afiados também podem ser divididos.

Dividir uma linha de canto (ou edge) afeta a geração do normais dos vértices nessa linha de canto, fazendo com que o canto apareça mais afiado. Portanto, este modificador pode ser usado para conseguir o mesmo efeito do botão Autosmooth, fazendo com que as linhas de canto pareçam mais afiadas quando seu ângulo estiver acima de um certo limite. Ele também pode ser usado para controlar manualmente o processo de suavização, aonde o usuário define quais cantos devem parecer mais suaves ou mais afiados (veja Suavização de Malhas para outras maneiras de fazer isto). Se desejado, ambos os modos podem ser ativados de uma vez. A saída do Modificador e EdgeSplit está disponível para a exportação de scripts, fazendo com que se torne bem útil para criadores de conteúdo para jogos.

Opções

Modificador EdgeSplit
From Edge Angle
Se este botão estiver habilitado, os cantos serão divididos se o seu ângulo for maior que a configuração de Split Angle especificada.
  • Se o ângulo do canto for o ângulo entre as duas faces que usam este canto.
  • Se mais de dois vértices usarem este canto, ele será sempre dividido.
  • Se menos de duas faces usarem este canto, ele nunca será dividido.
Split Angle
Este é o ângulo acima no qual os cantos serão divididos se o botão From Edge Angle estiver selecionado, a partir de 0° (todos os cantos serão divididos) até 180° (nenhum canto será dividido).
From Marked As Sharp
Se este botão estiver habilitado, os cantos vão ser divididos, se estiverem marcados como afiados, usando o item de menu Edge SpecialsMark Sharp, acessível pelo atalho (CtrlE) no Modo de Edição.


Exemplos

Saída do Modificador EdgeSplit com From Marked As Sharp selecionado.
Arquivo Blender de Exemplo
Saída do Modificador EdgeSplit com From Edge Angle selecionado.
Arquivo Blender de Exemplo