From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.


Ferramentas Booleanas

Modo: Modo de Objetos (Somente Objetos de Malha)

Painel: Contexto →EditingModifiers

Atalho: W

Menu: ObjectBoolean Operation...

Descrição

Operações Booleanas são um método de combinar ou subtrair objetos sólidos entre si de maneira a criar uma nova forma. Operações Booleanas dentro do Blender somente funcionam em dois tipos de objetos tipo Malha, preferivelmente as que são sólidas, ou fechadas, com um interior bem definido e uma superfície exterior. Se mais de dois objetos de Malha forem selecionados, somente o objeto selecionado e o último objeto previamente ativo serão utilizados como operando. As operações booleanas também levam em conta Materiais e texturas UV, produzindo objetos com índices de materiais ou Objetos com UV Multi Mapeados.

Vale a pena Repetir algumas antigas frases sobre as Operações Booleanas:
Estas operações tomam o lugar imediatamente e não são reversíveis !

Estas operações costumavam ser a única maneira de fazer isso," mas provavelmente você não vai querer fazer certas coisas desta maneira no Blender hoje !

(Considere isto um gentil lembrete de quão bacanas os Modificadores Booleanos são, pois eles salvam muito o seu tempo !!)


Opções

Utilizando o menu Boolean,com o atalho (W dentro do Modo de Objetos) apresenta as seguintes opções:

Operações Booleanas.
  • "Intersect" (Inter-Secção)
Cria um novo objeto cuja superfície engloba o volume “comum a ambos”, dos objetos originais.
  • "Union" (União)
Cria um novo objeto cuja superfície engloba o volume total de ambos, dos objetos originais.
  • "Difference" (Diferença)
A única operação na qual a ordem da seleção é importante, o objeto ativo é subtraído do objeto selecionado. Isto é, a superfície do objeto resultante engloba um volume que é o volume pertencente ao objeto selecionado e inativo, mas não para o objeto selecionado e ativo.
  • "Add Intersect Modifier" (Adiciona Modificador e Inter-Secciona)
Um atalho que aplica o Modificador Booleano e seleciona Inter-Secção em um único passo.
  • "Add Union Modifier" (Adiciona Modificador e Une)
Um atalho que aplica um Modificador Booleano e seleciona União em um único passo.
  • "Add Difference Modifier" (Adiciona Modificador e Difere)
Um atalho que aplica um Modificador Booleano e seleciona Diferença em um único passo.


Modificadores Booleanos

Este sub-painel aparece dentro do grupo do painel Editing Context Editing que é acessado usando o atalho F9 ou clicando no botão Manual-Part-I-Interface-Context-Editing.png na Janela "Buttons Window" (Janela de Botões). Este sub-painel é parte do painel Modificador de parentes. Para mais informações sobre os componentes comuns do painel, veja a seção de Interface dentro dos Modificadores.

Painel Modifier com o modificador Boolean ativado.
Intersect
Os tipos de operação Booleana Disponíveis (Intersect/Union/Difference)
Ob
O nome do Objeto para se3r utilizado como o segundo operando para este modificador.

A parte ruim de utilizar comandos Booleanos diretamente é que para alterar uma inter-secção, ou então aplicar uma operação diferente, você precisa remover o novo objeto e refazer o comando. Em contraste, a pessoa que usa um Modificador Booleano tem uma maior flexibilidade e uma edição não-destrutiva.

Como todos os Modificadores, o Modificador Booleano pode ser habilitado/desabilitado ou mesmo rearranjado dentro da pilha. E, adição, você pode mover as Malhas que estão sendo operadas e ver a operação booleana aplicada interativamente em tempo real !

Cuidado
Se os Objetos de Malha forem muito complexos você pode ficar esperando um tempo enquanto o sistema lida com todos os Movimentos do Mouse. Desligando a Amostragem na Janela de Visualização 3D dentro do painel dos Modificadores pode melhorar a performance.


Para ter o Objeto final , “definitivo” a partir deste Modificador (bem como nas Operações de ferramentas Booleanas diretas) você precisa aplicar o modificador utilizando o botão Apply, e para ver os resultados você precisa mover as Malhas que foram utilizadas para a operação para longe ou então mudar para a a visualização do objeto local / NumPad. Atéque você aplique o Modificador, a Malha do Objeto não será modificada. Quando você aplica o Modificador Booleano, você é notificado que que qualquer Malha com informações atreladas, chaves de animação, e informações de vértices serão deletadas.

Aviso
Há uma diferença importante entre usar as ferramentas Booleanas e aplicar um Modificador Booleano: o primeiro cria um novo objeto, aonde o segundo modifica a Malha atrelada ao Objeto. Isto significa que quando você aplica um Modificador Booleano, você perde uma de suas Malhas utilizada para gerar a Malha resultante !


Exemplos

"Intersect" (Inter-Secção)

O cubo e a esfera foram movidos para revelar o objeto recém criado (“A”). Cada face do Novo Objeto possui as propriedades dos materiais da superfície correspondente que contribuiu para o novo volume baseado na operação de "Intersect" (Inter-secção).

Antes da Inter-Secção.
Depois da Inter-Secção.


"Union" (União)

O cubo (“A”) e a esfera (“B”) foram movidos para revelar o Objeto recém criado (“U”). “U” é agora uma malha única e as faces do novo objeto possuem as propriedades dos materiais da superfície que contribuiu para o novo volume baseado na operação de "Union" (União).

Exemplo de União.


"Difference" (Diferença)

A diferença de Tdosi objetos não é comutativa, de uma maneira que o Objeto ativo menos o Objeto inativo não produz o mesmo resultado que o objeto inativo menos o ativo. O Cubo (“A”) foi subtraído de uma esfera (“B”), e ambos foram movidos para revelar o Objeto recém criado (“D”). “D” é agora uma Malha única e as faces do novo Objeto possuem as propriedades dos Materiais das superfícies correspondentes que contribuíram pra formar o novo volume baseado na operação de "Difference" (Diferença). O Volume do Objeto marcado como D é menor que o volume do Objeto marcado como B porque ele foi decrescido pela subtração de parte do volume do cubo.

Exemplo de Diferença.


Detalhes Técnicos

Normais visíveis.

As operações Booleanas se apoiam pesadamente nas normais da superfície de cada Objeto e portanto é muito importante que as normais sejam definidas apropriadamente e consistentemente. Isto significa que cada Normal de Objeto deverá apontar para fora. Uma boa maneira de ver as normais do objeto é ligar a visibilidade do eixo das normais utilizando o painel Mesh Tool 1 ; o painel é acessível a partir da "Janela de Botões" (Buttons Window), utilizando o atalho F9 e clicando em Draw normals. As normais somente são visíveis enquanto se está no Modo de Edição. (Normais Visíveis) é um exemplo de cubo com suas normais visíveis.

No caso de Objetos Abertos , que são objetos com furos ou buracos na superfície, o interior é definido matematicamente pela extensão das faces avizinhadas do Objeto até o infinito. Como tal, você vai encontrar que obtém resultados inesperados para estes objetos. Uma operação booleana nunca afeta os Objetos originais, o resultado será sempre um novo Objeto.

Aviso
Isto é não verdadeiro com os Modificadores Boolean: quando eles são aplicados, eles modificam seu objeto proprietário, e não criam um novo !


Algumas operações vão requerer que você mova as Malhas básicas da operação ou então alterne para o Modo de visualização local utilizando / NumPad para poder ver os resultados da operação Booleana.

Dicas

Vértices na Malha resultante que caem entre a vizinhança de dois objetos originais muitas vezes não batem, e vértices avizinhados são duplicados. Isto é bom em alguns aspectos, porque isso significa que você pode selecionar partes das Malhas originais pela seleção de um dos vértices na resultante e então pressionando o botão de seleção de vértices ligados (L). Isto é muito útil se você quer designar materiais e afins para o resultado.


Limitações e Métodos de Contorno

O número de polígonos gerado pode ser bem grande, se comparado com as Malhas originais, especialmente quando estiver utilizando objetos côncavos complexos. Além do mais, os polígonos que são gerados podem ser de baixa qualidade, por exemplo: Algumas vezes muito grandes e finos e outras muito pequenos. Tente utilizar o Modificador Decimate (contexto Editing, F9) para consertar este problema.

Algumas vezes a operação booleana pode falhar com uma mensagem dizendo "An internal error occurred, sorry" (Um erro interno ocorreu, sinto muito). Se isto acontecer, tente mover ou rotacionar os objetos somente um pouquinho e tente novamente.