From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Modificador Bevel

Modo: Qualquer Modo

Painel: Contexto Editing → Modifiers

Atalho: F9

Descrição

O Modificador "Bevel" (Chanfro ou Quebra Cantos) adiciona a habilidade de chanfrar as "Edges" (Linhas de canto) de uma Malha ao qual o Modificador Bevel é aplicado, permitindo controle de como e aonde o chanfro é aplicado na Malha.

O que é um "Bevel" (chanfro) ?

A definição de chanfro de acordo com a wikipedia.org é:

  • Uma quina chanfrada se refere a uma quina de uma estrutura que não é perpendicular (mas ao invés disso muitas vezes se situa em 45 Graus) as faces da peça. As palavras "bevel e chamfer" (Quebra Cantos ou chanfro) se sobrepõem em uso; no uso geral elas são muitas vezes trocadas, enquanto em alguns usos técnicos elas podem algumas vezes serem diferenciadas....
Quadrado sem chanfro
Quadrado chanfrado

A figura titulada "Quadrado sem chanfro" mostra um quadrado que não foi chanfrado e os ângulos entre as quinas são de 90° ou perpendiculares. A figura titulada "Quadrado chanfrado" mostra um quadrado que possui quinas chanfradas.

Mesmo que as 2 figuras acima mostrem quadrados 2D, o Modificador Bevel do Blender pode trabalhar em ambos os tipos de malhas 2D e 3D praticamente de qualquer formato, não somente Quadrados e Cubos.

Chanfro Padrão

A figura titulada "Chanfro Padrão" mostra um cubo 3D do Blender que possui o Modificador Bevel aplicado utilizando somente as configurações padrão do Modificador Bevel.

Configurando o "Peso do Chanfro" (Bevweight)

Quando certas opções do Bevel (como o campo BevWeight no Modificador Bevel) são configurados, a Malha vai necessitar que haja Pesos para o "Bevel" (chanfro) designados para si; caso contrário o "Bevel" (chanfro) não será aplicado.

O Peso do Bevel pode ser aplicado para Edges selecionadas de uma Malha da seguinte maneira:

  • Alternando para o Modo de Edição.
  • Selecionando a edge ou edges da Malha nas quais você deseja aplicar o "Peso do Chanfro" (Bevweight).
  • Pressionando Ctrl⇧ ShiftE ou indo até a entrada de Menu Mesh → Edges → Adjust Bevel Weight.
  • Então, movendo o mouse em torno ou entrando com um valor diretamente pelo teclado entre -1 e +1 você deverá ser capaz de mudar o "Peso do Chanfro" (Bevweight) padrão. Você vai ser capaz de ver os valores correntes das mudanças do "Peso do Chanfro" (Bevweight) na área de status na Base da Janela de visualisação 3D, dentro da sua visão corrente 3D.
  • Caso uma Malha particular já possua um Modificador Bevel com a opção do botão BevWeight aplicada a ela; conforme você altera o "Peso do Chanfro" (Bevweight) você deverá ser capaz de ver a quantidade de mudanças provocadas pelo Modificador Bevel, conforme o "Peso do Chanfro" (Bevweight) é alterado.

Opções

O Painel do Modificador Bevel é razoavelmente um painel despoluído e para a maioria dos usuários é bem intuitivo. O que será explicado aqui é uma descrição de alguns dos Botões e Deslizadores numéricos contidos dentro do painel:

Painel do Modificador Bevel
  • "Width" (Comprimento)
O deslizador numérico/campo de entrada width controla o comprimento do chanfro aplicado a Malha base. O comprimento pode estar compreendido entre 0 (sem chanfro aplicado) até .5 (Meia unidade Blender).
A figura titulada "Comprimentos de "Bevel" (Chanfro)" mostra 3 Malhas de cubo, cada uma com um Modificador Bevel aplicado, mas possuindo diferentes valores de comprimento em cada cubo, de .10, .30 e .50.
3 Cubos com comprimentos de "Bevel" (Chanfro) de .10, .30 & .50
  • "Vertices Only" (Somente Vértices)
O botão Vertices Only dentro do painel do Modificador Bevel altera a maneira com a qual um chanfro é aplicado a uma Malha. Quando o botão Vertices Only está ativo, somente as áreas próximas dos vértices são chanfradas e o restante das Faces/Edges são deixadas sem chanfro.
Abaixo há uma figura de 3 cubos chanfrados, mas desta vez, o botão Vertices Only foi ativado:
3 Cubos com comprimentos de Bevel de .10, .30 & .50 com o botão Vertices Only selecionado
  • "Limit Using:" (Limite utilizando)
Esta seção do Modificador Bevel é usada para controlar aonde e quando um chanfro é aplicado a malha atrelada/subjacente .
  • "Limit Using: None" (Limite utilizando nenhum)
O Botão None dentro da seção Limit Using controla se o Modificador Bevel aplica um chanfro em uma Malha inteira ou não. Se o botão None estiver selecionado então nenhum limite será colocado aonde o chanfro será aplicado e a Malha atrelada/subjacente inteira será chanfrada.
  • "Limit Using: Angle" (Limite utilizando o ângulo)
O Botão Angle dentro da seção Limit Using quando selecionado, mostra um deslizador numérico chamado "Angle" (Ângulo). Este deslizador de "Angle" (Ângulo) é utilizado para configurar o ângulo acima do qual uma quina será chanfrada. Quando o ângulo entre as Edges que se encontram é menor que o ângulo especificado na Caixa do deslizador, o chanfro nessas Edges específicas não será aplicado; contudo, um chanfro será aplicado nas outras Edges que tem o valor de seus ângulos maior que o especificado no deslizador "Angle" (Ângulo).
Exemplo de Modificador Bevel com o botão Angle da seção Limit Using selecionado
  • "Limit Using: BevWeight" (Limite utilizando o valor de Peso do Bevel)
O Botão BevWeight dentro da seção Limit Using quando selecionado faz com que o Modificador Bevel leve em conta quaisquer "Bevel weights" (Pesos de Bevel ou chanfro) que podem ou não estar designados para Edges da Malha atrelada/subjacente. Quando o botão BevWeight está ativo e as Edges da Malha atrelada/subjacente atualmente possuem valores de "Bevel weights" (Pesos de Bevel ou chanfro) designados, O Modificador Bevel vai utilizar os valores dos "Bevel weights" (Pesos de Bevel ou chanfro) para influenciar quando o Modificador Bevel vai influenciar nas Edges (quanto de chanfro estas Edges irão ter).
Exemplo de Modificador Bevel com o botão BevWeight ativo
Quando o botão BevelWeight está ativo, 3 botões extras aparecem abaixo dele, nomeados Min, Average e Max. Estes botões controlam como as influências dos Pesos do Bevel são calculadas e designadas em locais aonde 2 Edges com Pesos designados se encontram, possuindo diferentes pesos. Obviamente quando existem duas Edges com Pesos designados que estão diretamente conectadas/ligadas entre si, há a necessidade de haver uma maneira de determinar qual o peso particular será designado neste ponto de contato entre as 2 Edges, com Pesos já designados para o Bevel (Vértice de interpolação apontado dentro dos diagramas dos 3 cubos).
Aqui há um exemplo de imagem de screenshot mostrando o efeito de diferentes Modos de Interpolações de BevWeight (Com Botões Min, Avg & Max):
Modificador Bevel com Limit Using e BevWeight acionados, usando os Modos de interpolação dos botões Min, Avg e Max
  • "Limit Using: Min" (Limite utilizando o valor mínimo)
Quando 2 Edges com Pesos designados para o Bevel com diferentes Pesos para o Bevel se encontram; a Interpolação/Ponto de contato entre as 2 Edges com Pesos de Bevel designados vão utilizar o menor valor de Peso das 2 Edges como o Peso do Bevel para o Ponto de contato/Interpolação. (Veja o Cubo 1).
  • "Limit Using: Average" (Limite Utilizando o valor Médio)
Quando 2 Edges com Pesos designados para o Bevel se encontram; o Ponto de Contato/Interpolação entre as 2 Edges com Pesos designados para o Bevel vão utilizar uma média de Peso das 2 Edges com Peso designado para o Peso do Bevel para o Ponto de contato/Interpolação. (Veja o Cubo 2).
  • "Limit Using: Max" (Limite utilizando o valor Máximo)
Quando 2 Edges com pesos para Bevel desigandos se encontram; a Interpolação/Ponto de contato entre as 2 Edges com Pesos de Bevel designados irão utilizar o Peso mais alto das 2 Edges com Pesos de Bevel designados para a Interpolação/Ponto de Contato. (Veja o Cubo 3).
Nota
Agradecimentos ao usuário Xalt por tornar claro como o funcionamento do Limit Using e BevWeight com os botões acionados Min, Avg e Max afetam as Malhas atreladas/subjacentes. -- Terrywallwork -- 28th June 2008.


Exemplos

Tutoriais e exemplos de como utilizar este modificador aqui.

Veja Também

Links para outras páginas relacionadas ou úteis para futura informação aqui.