From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.


Adicionando ou Extrudando

Mode: Modo de edição

Hotkey: E

Menu: Surface → Extrude

Descrição

Uma vez que a ferramenta é ativada, a extrusão acontece imediatamente e você é posicionado com o modo de agarrar Grab mode, pronto para arrastar a nova superfície extrudada para sua destinação.

Exemplos

Nas imagens (Selecionando pontos de controle) e (Completo), é mostrada a extrusão típica ao longo da lateral da superfície.

Em (Selecionando pontos de controle) e (Shift-R), uma coluna de pontos de controle são realçados pela seleção de um único ponto de controle, marcado como "C", e então usando a prática ferramenta de seleção de coluna (⇧ ShiftR) para selecionar o resto dos pontos de controle.

Selecionando pontos de controle .
Shift-R.

O canto é então extrudado usando E como mostrado em (Extrudando). Note como a malha se encheu para o alto se aproximando do canto realçado; a área em questão é realçada em uma área circular cinza claro. Isso é por que a “nova” seção de superfície extrudada é preenchida para cima também.

Extrudando.
Completo .

Movendo a nova seção para longe da área da superfície começa a “desincher”, como mostrado em (Completo). A direção do movimento é marcada com uma seta branca, chamada de "E", e a nova seção é marcada como "S".

Você pode continuar o processo de extrusão, ou adição de seções de novas superfícies, até que voc~e tenha atingido a forma final para seu modelo.

Ciclando (Cycling)(Abrindo e Fechando)

Mode: Modo de Edição

Hotkey: C

Menu: Surface → Toggle Cyclic

Descrição

Ciclar uma superfície é similar a Abrindo e Fechando Curvas exceto quando uma curva possui uma superfície interna e outra externa.

Para ciclar uma superfície, use C e escolha ou "cyclic U" ou cyclic V" no menu Toggle. Os cantos externos da superfície vão se juntar para formar uma superfície “fechada”.

Tentando ciclar uma superfície sem cantos externos resulta em nada acontecendo.

Deletando/Apagando superfícies

Mode: Modo de Edição

Hotkey: X

Menu: Curve → Delete

Descrição

Deletar requer que todos os pontos de controle ao longo de um eixo estejam realçados.

Dicas

Um Atalho prático é provido (⇧ ShiftR) para tornar fácil a seleção de todos os pontos de controle ao longo de um eixo. Só realçar um ou mais pontos de controle e usar ⇧ ShiftR para alternar entre os eixos de interpolação que inter-seccionam o último ponto de controle selecionado.

Antes.
Depois.

Em (Antes) uma coluna de pontos de controle foram selecionados pela seleção inicial dos pontos de controle marcados como "A" e usando ⇧ ShiftR para selecionar os pontos de controle remanescentes. Então, usando o Erase menu (X), a coluna de pontos de controle selecionados é apagada resultando em the selected row of control (Depois).

Juntando ou fundindo duas superfícies

Mode: Modo de Edição

Hotkey: F

Menu: Surface → Make Segment

Descrição

Assim como Curvas NURBS, Juntar as curvas requer que um simples canto (edge), ou uma coluna de pontos de controle, de dois objetos separados sejam selecionados. Isso significa que as superfícies façam parte do mesmo objeto. Por exemplo, você não pode unir duas superfícies enquanto estiver no Object mode. Unir somente pode ser executado no [[Manual/PartII/Edit Mode|Modo de Edição}] o que requer que as duas superfícies façam parte do mesmo objeto.

Exemplos

(Pronto para Unir) é um exemplo de duas Curvas de superfície NURBS , não curvas NURBS, no Modo de Edição prontas para serem juntadas ou unidas. (União completa) é o resultado da junção das duas curvas.

Pronto para Unir .
União completa.

Dicas

Se não houverem superfícies suficientes selecionadas então você vai ter uma mensagem de erro de poucas seleções para juntar "Too few selections to merge".

A maior parte do tempo a ferramenta de Join vai tentar o melhor que pode para juntar as duas superfícies baseado nos cantos ou edges selecionados dessas superfícies. Mas existem vezes quando a união não ocorre. Geralmente isso ocorre quando os pontos de controle selecionados não batem bem ou não descrevem o canto/coluna que você quer unir. Selecione mais pontos de controle até que os cantos estejam completamente realçados.

Note que os cantos não tem de ser os de fora. Você pode juntar edges ou cantos internos, mesmo que isso não seja tipicamente usual.