From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Superfícies

Superfícies atualmente são uma extensão das curvas NURBS mas também são um objeto único por si mesmos em sua categoria. Aonde uma curva produz somente uma interpolação unidimensional, superfícies tem uma segunda dimensão extra de interpolação. A primeira dimensão é U, assim como curvas, e a segunda dimensão é V.

Você pode perguntar a si mesmo "mas as superfícies parecem ser 3D, por que são somente 2D ?". Para ser 3D o objeto deve ter um "Volume" e uma superfície não tem um volume, ela é infinitamente fina. Se tivesse um volume a superfície deveria ter uma espessura. mesmo que a superfície pareça estender-se em 3D, ela não possui volume, e portanto esta só possui duas coordenadas de interpolação, U e V. U é a reresentado pela grade Amarela e V são as linhas de grade Rosas na (Superfície).

Muitos dos conceitos de curvas NURBS se aplicam diretamente sobre as Superfícies NURBS, como pontos de controle, Order, Weight, Resolution etc..

Para uma superfície NURBS, os pontos de controle formam uma grade que são algumas vezes chamadas de "Jaula" (Cage). A grade se comporta exatamente como os pontos de controle de uma curva NURBS; eles controlam as bordas da superfície.

Para ajudar com a iniciação na criação de superfícies, existem quatro presets (configurações previamente estabelecidas)de Superfícies NURBS Surface: (Surface), (Tube), (Sphere) e (Donut).

Surface.
Tube.
Sphere.
Donut.

Cada preset é acessível pelo Menu de Superfície do menu Toolbox onde cada um é designado comom um ponto inicial para criação de superfícies mais complexas, a partir das superfícies mais comums que são iniciadas(Superfície).

Existem também dois presets para Superfícies de curva NURBS: (Curve) e (Circle).

Curve.
Circle.

Mesmo que se pareçam visualmente com curvas NURBS elas não são. O Blender trata internamente Superfícies de curva NURBS e as Curvas NURBS completamente diferente. Existem muitos atributos diferentes que as separam, mas a parte mais importante é que as Curvas NURBS possuem um único eixo de interpolação e uma Superfície de curva NURBS possui dois eixos de interpolação.

Visualmente você pode dizer qual é qual entrando no Modo de Edição e olhando no cabeçalho da janela 3D; ou o cabeçalho mostra "superfície" ou "Curva" como uma das escolhas do menu. Também você pode Extrudar uma Superfície de curva NURBS para criar uma superfície, mas você não poderá fazer isso com uma Curva NURBS.

Use superfícies para criar e revisar superfícies curvas bem fluidas. Superfícies podem ser cíclicas em ambas as direções, permitindo você facilmente criar um fomato de Donut, e elas podem ser desenhadas como 'sólidos' no Modo de Edição. Isto torna o trabalho com superfícies bem fácil.

Note
Correntemente o Blender possui um conjunto de ferramentas básicas para superfícies, com habilidades limitadas para criar furos e superfícies que se fundem. versões futuras vão conter uma funcionalidade aumentada.

Terminaçoes e Uniformes (Uniform-Endpoints)

Assim como nas curvas NURBS, as Superfícies NURBS possuem um vetor de nó e a configuração dos nós de valores são controladas pelo Uniforme e botões de Terminações. Cada eixo de interpolação pode ser idependentemente configurado para ou Uniform ou Endpoint.

Endpoint U
Em (Endpoint U), o eixo de interpolação U é marcado como "U" e o eixo de interpolação V é marcado como "V". O eixo de interpolação U' é configurado para Endpoint e assim a auperfície agora se extende para os cantos externos de "E1" para "E2" ao longo do eixo de interpolação U.

Para fazer com que a superfície se extenda para todos os cantos você poderia acertar o eixo V' também para Endpoint.

Ordem (Order)

Como em Curvas NURBS, a Ordem especifica quanto dos pontos de controle são levados em conta para calcular a curva do formato da superfície. Para altas Ordens, (Superfície de 4ª ordem), a superfície se empurra pra fora dos pontos de controle criando uma superfície suave; assumindo que Resolução é alta o suficiente. para baixas Ordens , (Superfície de 2ª ordenação), a superfície segue os pontos de controle criando uma superfície que tende a seguir mais a jaula de controle.

Superfície de 2ª ordenação.
Superfície de 4ª ordem.

Para efeito de ilustração, em ambas (Superfície de 2ª ordem) e (Superfície de 2ª ordem), os nós de vetor foram configurados para Terminação fazendo com que a superfície se extenda por todos os cantos.

Peso (Weight)

Peso de superfície em 100
Novamente, como nas curvas NURBS, o Weight especifica quanto cada ponto de controle "empurra" a curva.

Em (Peso de superfície em 100), um único ponto de controle, chamado de "C", teve seu Weight configurado em 100.0 enquanto todos os outros estão em seu padrão de 1.0. Como você pode ver, estes pontos de controle empurram a superfície acima dele.

Se todos os pontos de controle tiverem o mesmo Weight então cada efetivamente cancela um ao outro. É esta diferença no Weight que faz com que a superfície se mova perto ou distante do ponto de controle.

O Weight de cada ponto de controle em particular, é visível no painel Transform properties que é acessado usando N.

Veja Curvas NURBS Weight para maiores detalhes.

Pesos pré-configurados (Preset Weights)

Uma superfície de esfera
NURBS pode criar formas puras como círculos, cilindros, e esferas ( mas note que um círculo Bézier não é um círculo puro ). Para criar círculos puros, globos ou cilindros, você deve acertar o peso dos pontos de controle. Isto não é intuitivo, e você deve ler mais sobre NURBS antes de tentar fazer isso.

Basicamente, para produzir um arco circular de uma curva com três pontos de controle, os terminadores devem possuir um peso unitário, enquanto o peso do ponto de controle central deve ser igual a metade do coseno e metade do ângulo entre os segmentos que juntam os pontos. (Uma superfície de esfera) mostra isso para um globo. Três números padrão são incluídos como presets no painel Curve Tools.

Resolução (Resolution)

Bem como em curvas NURBS, a Resolution controla os detalhes da superfície. Quanto mais alto a Resolution mais detalhada e suave a superfrície será. Quanto mais baixo a Resolution mais bruta será a superfície.

(Resolution 4x4 surface) é um exemplo de superfície com resolução de 4 para tanto U e V. (Resolution 20x20 surface) é um exemplo de superfície com resolução de 20 para tanto U e V.

Resolution 4x4 surface.
Resolution 20x20 surface.

Para efeito de ilustração os nós de vetores foram configurados para Endpoint fazendo com que a superfície se extenda por todos os cantos.