From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.
OBS: Página ainda passará por uma revisão de 
aperfeiçoamento de linguagem técnica.

Tracionando ou Tracking

Mode: Modo de Objetos

Panel: Object → Constraints

Hotkey: CtrlT

Menu: Object → Track → Make Track

Descrição

O tracionamento consiste em um objeto observando outro. O Observador é o perseguidor ou "Tracker" e o observado é o alvo ou "Target". Se o alvo se move, o observador se move, se o alvo se rotaciona, o observador rotaciona, e assim por diante ou em outros tipos de combinação. Em ambos os casos, o observador mantém uma constante vigilância obre o alvo.

Opções

Manu Make Track.

Para fazer com que um ou mais objetos sigam outro objeto (o alvo) selecione pelo menos dois objetos e pressione CtrlT. O objeto ativo se transforma em alvo e os outros objetos em observadores ou vigilantes. O Menu (Make Track Menu) provê diversas opções para criar a regra de observação inicial:

TrackTo Constraint

Esta opção faz com que o observador aponte para um eixo local no alvo com uma parte Para cima, sempre mantendo uma orientação vertical. Esta observância é similar ao tracionamento do tipo letreiro no 3D. Este é o método preferido sobre o Old Track. Como mencionado, a restrição TrackTo é a restrição preferida de tracionamento por que possui um mecanismo mais facilmente controlado de restrição do tracionamento. Ele também pode funcionar como uma restrição na pilha de restrição e pode ser movido para cima ou para baixo na pilha.

Os controles para a mudança de eixo tipo "Tracking" e "Up" de um observador são localizados no painel Constraints. Este Painel está localizado na mesmo lugar que os painéis de Anim settings e Draw (na Janela de botões, contexto de objeto (F7), sub-contexto de objetos); veja (Painel Constraints). Os campos de restrições ou constraint são:

Painel Constraints
  • Target – O nome do alvo que o objeto observador vai vigiar ou seguir .
  • To – O eixo de tracionamento. Não poderá ser o mesmo do eixo marcado como "Up".
  • Up – O eixo orientado como "Up", relativo ao sistema de coordenadas Global.
  • Influence – Isto controla qual é a acuracidade com a qual o objeto vigilante segue o alvo. "0" significa que a restrição está desligada. O Objeto observador vai permanecer travado na orientação. "1" ignifica que o tracionamento está completamente ligado e o eixo de tracionamento vai estar focado completamente no alvo.
  • Show – Isto adiciona um canal IPO de influência para restrição, caso nenhuma esteja presente. Você poderá então adicionar chaves ou Keyframes para este canal.
  • Key – Isto adiciona chaves de animação para o canal IPO influente. Esta é uma combinação muito poderosa. Por exemplo, você pode ter uma câmera com uma restrição ou observância TrackTo aplicada e ter uma entrada controlando o canal de influência.

Caso você selecione uma combinação inválida de eixo "Tracking" e "Up", o campo marcado como "AutoTrack" vai se tornar vermelho. Em adição, o objeto vigilante/observadror vai parar de seguir o alvo até que você escolha uma combinação válida. Este comportamento é diferente do Old Track aonde o Old Track vai continuar a observar o alvo usando uma combinação previamente válida.

Exemplo de TrackTo

(Exemplo de TrackTo) é um exemplo de um cubo usando a restrição TrackTo. O Cubo "A" está observando o Cubo "B" aonde "L" é a linha de tracionamento. Note como os eixos locais do objeto observado estão posicionados usando o botão de eixos do painel de Draw. Você pode ver claramente o eixo de "Tracking" e "Up" . A configuração de restrição do Cubo "A"' está refletida no (Painel Constraints). +X é o eixo do "Observador" e +Z é o eixo "Up".

Você também pode ver em (Painel Constraints) o que o cubo "A" está observando pela observação do campo Target. Nós podemos ver que o cubo "A" está observando o cubo "B" porque o cubo "B"' possui seu nome no campo como "OB:Cube". Você pode redirecionar o tracionamento para qualquer outro objeto simplesmente digitando o nome deste objeto neste campo.


LockTrack Constraint

Estas opções fazem com que o observador aponte para um eixo Local no alvo com um eixo Travado sempre fixo e inábil para rotacionar. Este tracionamento é similar ao tracionamento de letreiros em 2D. Esta restrição sempre possui um eixo travado que não poderá rotacionar. Um exemplo de letreiro é ter um objeto plano texturizado com uma imagem de árvore que sempre fica de frente com a câmera.

Os controles para a mudança de eixos "Tracking" e "Lock" estão localizados no painel de Constraints. Este painel está localizado no mesmo lugar que o Anim settings e painéis de Draw; veja (Painel Constraints). Os campos de restrições são:

Painel de Restrições Travado ou Locked Constraints panel
  • Target – O nome do alvo que o observador vai vigiar/seguir .
  • To – O eixo de tracionamento. Este não deverá ser o mesmo que o eixo marcado como "Lock".
  • Lock – O eixo travado relativo ao sistema de coordenadas global. O eixo local do objeto observador vai ser agarrado a um eixo global.
  • Influence – Isto controla quanto de acuracidade o observador vai utilizar para seguir o alvo. "0" ignifica que a restrição está desligada. O objeto observador vai permanecer travado na orientação. "1" significa que a vigilância/perseguição estará completamente ligada.
  • Show – Isto adiciona um canal de influência IPO as restrições, caso nenhuma esteja presente. Você poderá então adicionar chaves para o canal.
  • Key – Isto adiciona chaves de animação para o canal de influência IPO. Esta restrição trabalha bem para usar árvores como letreiros 2D .
Nota
de acordo com a documentação os botões de eixo travado ou Lock Axis do comando de restrição tipo LockTrack Constraint, quando pressionados vão fazer com que o eixo selecionado para Lock e o ponto relativo ao eixo global sejam do mesmo tipo. Isto não parece acontecer no Blender 2.46 pois o eixo escolhido como Lock não parece se mover para se orientar ao longo do eixo global.


Para mais detalhes, veja restrição TrackTo. Já as restrições LockTrack e TrackTo são muito similares pois a forma de atuação possui um eixo travado versus um eixo Up".

Old Track

Restrição Old Track

este é um velho algoritmo anterior a versão 2.30 e é similar ao TrackTo Constraint no fato de nenhum eixo estar travado. Este algoritmo simplesmente tenta manter um eixo "Para" apontado para o alvo. O objeto observador vai usualmente terminar em uma orientação estranha quando esta restrição for aplicada pela primeira vez. Para conseguir resultados corretos, use AltR quando estiver aplicando ou mudando o tracionamento ou o eixo "Up". Contudo , o método preferido de se utilizar é TrackTo Constraint. Vamos assumir que você tenha selecionado Old Track na caixa de diálogo com dois cubos selecionados; veja (Old Track constraint). Por padrão os objeto(s) inativos observam os objetos ativos, portanto os seus eixos locais +Y apontam para o objeto observado ou alvo. Cubo "A" está observando o cubo "B" usando a restrição Old Track. Você pode observar que o eixo "A"' +Y está apontando para "B" mas em uma orientação estranha. Isto tipicamente acontece se o objeto já possui uma rotação própria. Você pode produzir a observância/vigilância correta cancelando a rotação no objeto que está tracionando usando (AltR).

A orientação do objeto observador também é configurada de uma maneira que o eixo escolhido para "Up" também aponta para cima.

Configurando o eixo de tracionamento.

Se você quiser mudar isto, você deverá ir até o painel "Anim settings" aonde as configurações de Old Track são acessadas. Primeiro , selecione o objeto observador (não o alvo) e mude a Botoeira ou Button Window para o contexto de objetos ou Object Context clicando no ícone (Manual-Part-II-ObjectContext F7.png), ou F7; Veja (Configurando o eixo de tracionamento).

Você então tem a opção de selecionar o Tracking axis nas configurações da primeira coluna entre os seis botões de acionamento e/ou selecionando o eixo que-aponta-para-cima nas configurações da segunda coluna, no painel Anim Setting. Cada vez que você alterar o eixo que aponta para cima ou eixo "Up" você precisa aplicar (AltR) caso contrário, o objeto observador vai continuar a tracionar na orientação antiga. Este é um dos probleminhas de usar Old Track.

Para limpar ou remover uma restrição tipo track, selecione o objeto observador e pressione AltT. Bem como limpeza de uma restrição de parentesco, você deverá escolher entre salvar ou perder a rotação imposta pelo objeto alvo. Nota: (AltR) somente funciona com a restrição Old Track.


NOTE: Como o comando AltT funciona somente para a restrição Old Track na versão 2.49, para limpar a restrição TrackTo e LockTrack Constraints você deverá deletá-las diretamente na pilha dentro do painel Constraints.

Dicas

O objeto ativa sempre se torna o objeto alvo para ser acompanhado ou tracionado. Em todos os tipos de tracionamento, menos o Old Track uma linha pontilhada azul é desenhada entre o alvo e o observador indicando que uma restrição de observância está neste local entre os objetos correspondentes. Se você ver um objeto observando outro objeto sem uma linha pontilhada azul você saberá que o objeto está usando a restrição de movimentos ( em relação ao outro objeto ) tipo Old Track.

Tracionamento inválido ou Configurações Errôneas

Se você escolher um eixo inválido de "Tracionamento" e/ou "Up", o objeto vigilante manterá sia orientação e ignorará seleções incorretas. Por exemplo, se você escolher o eixo +Z como o eixo que está sendo observado e também escolher o eixo +Z como o eixo para "Up" você escolheu uma combinação inválida pois você não poderá fazer com que o eixo +Z faça as duas coisas ao mesmo tempo.

Se você tiver problemas configurando o correto eixo de "Tracking" e "Up" você pode querer mudar o tracionamento para os eixos locais dos objetos. Voc~e pode fazer isso pelo painel Draw clicando no botão "Axis" . Veja o capítulo A Interface para maiores detalhes sobre o painel Draw.