From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

DupliFaces

Mode: Modo de Objetos

Panel: Anim settingsDupliFaces

Hotkey: F7

DupliFaces é a cpacidade de replicar um objeto em cada face de um objeto parenteado. Uma das melhores maneiras de explicar isto é através de uma ilustração de exemplo.

Base.

Vamos começar examinando a base para a história da função DupliFaces. Para usar as DupliFaces devem haver dois objetos, e um deles deverá ser parente do outro. No diagrama nós temos um cubo chamado A que é parente da esfera B.

Aplicado.

Próximo do painel de ObjectAnim settings, nós clicamos no botão de DupliFaces. Isto executa o efeito de DupliFaces. O que acontece é que a esfera que é o parente abaixo (ou filho) do cubo é duplicado uma vez para cada face do cubo.

Genericamente, o que a função DupliFaces faz é reproduzir o objeto parenteado filho quantas vezes haver faces no parente. A localização, orientaçãi e escala do objeto duplicado filho reflete as mudanças nas faces do parente.

Renderizado.

O que está atualmente renderizado não é exatamente o que é visto na visualização 3D. O objeto parente é escondido da renderização e então só serve como uma base padrão. Em adição, o objeto original filho também é escondido, portanto somente as instâncias duplicadas do objeto são mostradas. Em nosso exemplo, o cubo não está presente na renderização e nem a esfera original que utilizamos que outrora estaria no centro das seis esferas circundantes correspondentes as seis faces do cubo.

Por padrão, a escala dos objetos duplicados mantém a escala do parente filho original. No painel de Anim settings há um botão chamado Scale que se torna visível quando DupliFaces está selecionado. Pressionando este botão faz com que os objetos filhos duplicados tomem por base em escala o fator de escala das faces do objeto do qual elas foram geradas.



Contents