From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Duplicate

Mode: Modo de Edição / Modo de Objetos

Hotkey: ⇧ ShiftD

Menu: Object → Duplicate

Descrição

Isso vai criar uma cópia idêntica visualmente do objeto(s) selecionado. A cópia é criada na mesma posição que o objeto original e você é automaticamente colocado no Modo de agarrar . Tome como referência o (Exemplo de duplicação) para a explicação abaixo.

Esta é uma nova cópia do objeto que compartilha alguns blocos de dados com o objeto original (por padrão, todos os Materiais, Texturas e Ipos), mas não copia outras coisas como a malha em si, por exemplo. Isto é o porque dessa forma de duplicação algumas vezes ser chamada de cópia de “ligação superficial”, por que todos os blocos de dados não são compartilhados, alguns deles são “Realmente copiados”!

Note que você pode escolher quais blocos de dados vão ser ligados ou realmente copiados quando estiver duplicando: Na Janela de Preferências de usuário (deve haver alguma no topo de sua tela), clique na aba Edit Methods, e dentro do grupo de botões Duplicate with object:, ative oa botões correspondentes aos tipos de blocos de dados que você quer realmente copiar – os outros vão ser somente ligados.

Exemplos

Exemplo de duplicação.
O cone marcado como "C" e uma Duplicata do cone "A". Aqui há algumas propriedades para se notar:
  • O vértice em "P1" foi movido mas o mesmo vértice no cone "A" não foi modificado. Isso significa que os dados da malha são cópias e não ligações.
  • A cor do Cone "C"' é vermelha por que o cone "A"' também tem a cor vermelha. Isso significa que as propriedades do material são ligadas e não copiadas.
  • Se você rotacionar o cone "C", o cone "A" permanece inalterado. Isso significa que as propriedades de transformação são cópias e não ligações.

Veja acima se você quiser separar cópias dos blocos de dados que são normalmente ligados.

Duplicações ligadas

Mode: Modo de Edição / Modo de Objetos

Hotkey: AltD

Menu: Object → Duplicate Linked

Descrição

Você também tem a escolha de criar uma Duplicação Ligada ao invés de uma Duplicação; isso é chamado de ligação profunda. Isso vai criar um novo objeto com todos os seus blocos de dados ligados com o objeto original. Se você modificar um dos objetos ligados no Modo de Edição, todas as cópias ligadas serão modificadas. As propriedades de transformação ainda serão cópias e naop ligações então você pode ainda rotacionar, escalar, e mover livremente sem afetar a outra cópia. Tome como referência o (Exemplo de Duplicação) para as explicações abaixo.

Exemplos

O cone marcado como "D" é uma Duplicação Ligada do cone "B" usando AltD. Aqui há algumas propriedades para notar:

  • O vértice em "P2" foi movido para o mesmo vértice, que no cone "B" foi movido também. Isso significa que os dados da malha são ligações e não cópias.
  • A cor do Cone "D"' é verde porque a cor do cone "B"' é verde. Isso significa que as propriedades do material são ligações e não estão copiadas.
  • Se você rotacionar o cone "D", o cone "B" permanece inalterado. Isso significa que as propriedades de transformação são cópias e não ligações.

Uma mesa convencional possui um tampo e quatro pernas. Modele uma perna, e então faça duplicações três vezes para cada uma das outras três pernas restantes, e isso te poupará trabalho. Se você fizer uma alteração na malha, todas as pernas seguirão esta alteração e vão coincidir. Duplicações ligadas também se aplicam a conjunto de copos de bebida, Rodas de carros, e em qualquer coisa que necessite de repetição e/ou simetria.

Duplicação Procedural

Mode: Modo de Objetos / Modo de Edição

Panel: Anim Settings

Hotkey: F7

Existem hoje quatro maneiras do Blender para duplicar objetos proceduralmente. Estas op~~oes são localizadas no contexto de Objetos, nos botões do painel (F7), em Anim Settings.

painel Anim.
DupliVerts
Isso cria uma instância de todas as crianças desse objeto em cada vértice (Para Objetos de Malha somente).
DupliFaces
Isso cria instâncias de todas as crianças desse objeto em cada face (Para Objetos de Malha somente).
DupliGroup
Isso cria uma instância do grupo com a transformação do Objeto. Os duplicadores do grupo podem ser animados usando ações (Actions), ou podem ser um objeto tipo Proxy.
DupliFrames
Para objetos animados, isso cria uma instância em cada quadro.

Dicas

Se você quiser que as propriedades de transformação sejam ligadas, veja esta página Parentesco.