From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

"Modo de Objetos" (Object Mode)

Objeto Selecionado

A geometria de uma cena é construída a partir de um ou mais objetos: Por exemplo Lâmpadas, Curvas, Superfícies, Câmeras, Malhas, e os objetos básicos ("primitivos"), descritos em "Malhas Primitivas". Cada objeto pode ser movido rotacionado e escalado no Modo de Objetos,Manual-Part-II-ObjectMode.png. Para fazer outras mudanças mais detalhadas na geometria de Objetos, você deverá utilizar o Modo de Edição.

Uma vez que você tenha adicionado um objeto básico, (veja "Malhas Primitivas"), dependendo do modo em que estiver, ( "Modo de Objetos" ou "Modo de Edição"), as operações que poderão ser executadas serão derivadas do modo no qual o objeto for adicionado. Os objetos no modo de edição seguem o padrão da primitiva básica que foi adicionada, ou seja, se for malha, será oferecido a você adicionar uma malha, se for Curva ou Superfície, seguirá o mesmo padrão de adição. Você pode retornar ao modo de objetos pressionando a tecla ⇆ Tab. O aramado do objeto, se houver, deve aparecer em rosa, demonstrando que o objeto está agora selecionado e ativo. Como mostrado na Imagem Objeto Selecionado.


"Apagar" (Erase)

Modo: Modo de edição ou Modo de Objetos

Atalho: X ou Del

Menu: ObjectDelete

Apaga ou deleta os objetos selecionados.


"Juntar" (Join)

Modo: Modo de Objetos

Atalho: CtrlJ

Menu: ObjectJoin Objects

Junta todos os objetos selecionados de mesmo tipo em um único objeto ( Os objetos obrigatoriamente devem ser do mesmo tipo ). O ponto central (pivot) do objeto resultante é obtido do objeto previamente ativo. Executar uma junção é equilvalente a adicionar objetos como se estivesse no Modo de Edição, porém, no Modo de Edição, somente Objetos Primitivos poderão ser adicionados, enquanto que no modo de objetos, qualquer objeto de mesmo tipo poderá ser agregado.


"Selecionar Ligados" (Select Linked)

Modo: Modo de Objetos

Atalho: ⇧ ShiftL

Menu: Select"Select Linked" (Selecionar Ligados)

Seleciona todos os objetos que compartilham uma Ligação com o objeto ativo. Você pode selecionar objetos que compartilham IPOs, Dados(ObData), Materiais, ou Texturas, como mostrado em (Selecionar ligados ).

Selecionar Ligados.

Com relação aos tipos de ligações, os Objetos podem ser selecionados com base em:

  • IPOs
Seleciona os Objetos que compartilham Informações de suas Curvas Ipo.
  • ObData
Seleciona os Objetos que compartilham Informações de seus Dados.
  • Material
Seleciona os Objetos que compartilham Informações de Seus Materiais.
  • Texturas
Seleciona os Objetos que compartilham Informações de suas Texturas.