From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

O Modo de "Pintura de Peso" (Weight Paint) é usado para criar e modificar Grupos de Vértices. Um vértice pode não ser somente um membro de um ou mais Grupos de Vértices, mas também pode possuir um certo peso em cada grupo. O peso simboliza sua influência no resultado.

Imagem 1: Mudando para o Modo de "Pintura de Peso" (Weight Paint).

Mode: Modo de Objetos

Hotkey: Ctrl⇆ Tab

Menu: Menu Mode, veja (Imagem 1)

quando você alterna para o Modo de Pintura de Peso você vê o objeto selecionado (caso você não tenha criado nenhum Grupo Ainda), de uma maneira levemente sombreada, na cor Azul. Veja (Imagem 2).

Imagem 2: Um objeto no Modo de Pintura de Peso.

A cor visualiza o peso de cada vértice do grupo ativo corrente. Um vértice desenhado na cor azul indica: Ou um peso de Zero; Que o vértice não está no grupo ativo; Ou que o vértice não pertence a nenhum grupo.

Você designa o peso de cada vértice pela pintura direta sobre amalha com uma certa cor, que representa o peso. Iniciando a pintura de peso na Malha vai automaticamente criar um novo Grupo de Peso de Vértices (quando nenhum grupo de vértices existia ou estava ativo ). Se um vértice não pertence ao grupo ativo, ele será automaticamente adicionado (caso a opção Vgroup não esteja configurada), mesmo se você o pintar com um peso de Zero. O espectro de cor utilizado está mostrado na (Imagem 3).

Imagem 3: O espectro de Cores e seus respectivos Pesos.

Você pinta a malha com um pincel. A cor somente influencia os vértices, nem as faces, nem as Edges. Então não tente pintar estes elementos. Existe um painel de ferramentas para os pincéis localizado no botões Editing, (F9) tanto quanto existe na Janela de Visualização 3D, 9pressionando o atalho N para abri-lo).

Blender3D FreeTip.gif
Dicas de sobrevivência para Pintura de peso
Algumas dicas que vão te salvar de alguns contratempos quando estiver usando a Pintura de Peso:
  • Pressionando F no Modo de Pintura de Peso para ativar o Modo de "Seleção de Faces" (Face Select). Agora você pode selecionar faces para pintar e para esconder as faces, utilize o atalho H, da mesma maneira que em Modo de Edição.
  • Pressionando B para selecionar faces para pintar usando LMB Template-LMB.png. Use a Seleção de Bordas RMB Template-RMB.png para excluir as faces selecionadas da pintura.
  • Desenhando uma Borda de Corte com AltB. Isso vai separar a parte visível da janela de Visualização 3D. Você pode desenhar somente nesta parte. Se você pressionar novamente AltB a Borda de Corte será removida.
  • Desligando o Botão Soft dentro do painel Paint. Se você possui o Soft ativado você atingirá o valor alvo somente após muitas ações repetidas de pintura, e será especialmente difícil atingir o valor de 0.0.


Painel de Pintura ou Paint-Panel

Imagem 4: O painel Paint-dentro dos Botões do contexto Editing.

As ferramentas dentro do painel Paintsão sofisticadas, e você pode aplicar os pesos em suas mais finas nuances. Mas normalmente você não precisará de todas estas opções, e você vai aplicar o peso utilizando algumas técnicas. As configurações mais usadas e importantes são desenhadas em letras mais "Grossas" (Bold).

  • Weight: O peso (cor) que é utilizada para pintar. A coluna de botões abaixo contém cinco pesos de pintura como pré-configurações. Por padrão, a pintura trabalha com uma quantidade absoluta e fixa (como os padrões do Gimp ou Photoshop), portanto você pode por exemplo configurar “0.2 pesos” para vértices enquanto mantém o botão de mouse pressionado, qualquer que o seu valor de peso original fosse.
  • Opacity: A extensão na qual a cor do vértice muda enquanto você pinta.
  • Size: O tamanho do pincel, que é desenhado como um círculo durante a pintura.
  • Spray: A opção Spray acumula pesos em cada movimento do mouse.
  • Mix/Add/…: A Maneira com a qual as novas cores vão substituir as velhas enquanto estiver pintando.
    • Mix: A nova cor substitui a velha cor. Aplicando mais e mais da nova cor vai eventualmente transformar a cor do vértice na nova cor.
    • Add: A Nova cor é adicionada para a velha. Note que você deve pensar em pesos aqui, e não em cores RGB: adicionando Azul (0.0) para alguma coisa não a modificará, adicionando verde (0.5) para verde, vai retornar em vermelho (1.0), …
    • Sub: A nova cor é subtraída da existente. Aqui novamente você deverá pensar em termos de “peso” e não em cores RGB.
    • Mul: A nova cor é multiplicada pela velha.
    • Filter: Pinta baseado em um valor de Alpha.
    • Lighter: Somente pinta vértices mais “escuros” (pesos menores) que a “cor” corrente, “clareando” elas.
    • Darker: Somente pinta vértices mais “claros” (Pesos maiores) que a cor corrente, “escurecendo” elas.
  • All faces: Se isto estiver desligado, você irá somente pintar vértices que pertencem a uma face na qual o cursor está. Isto é útil se você possui uma malha complicada e você deveria pintar nas faces mais próximas visualmente que estão atualmente bem distantes da malha.
  • Vertex Dist: Pinta somente em vértices que estão atualmente sob o pincel. Se você desligar isto, todos os vértices pertencentes a faces tocadas pelo pincel serão pintados. Se você tem uma malha bem dispersa e usa subsuperfície, você vai querer permanecer com isto ligado.
  • Soft: Isto especifica que extensão na qual os vértices caem dentro da região do pincel também determinam o efeito do pincel. É extremamente difícil pintar com a opção de zero então. Você normalmente vai querer manter isto desligado em quase todas as situações normais.
  • Normals: O Normal do vértice (ajuda) a determinar a extensão da pintura. Isto faz um efeito parecido como se estivéssemos pintando com Luzes.
  • Vgroup: Somente vértices que pertencem ao Grupo de Vértices Ativos serão pintados. Muito útil para limpeza e refinamento de Grupos de Vértices sem Bagunçar com outros grupos acima.
  • X-mirror: Use a opção de X-Mirror para pintura espelhada em grupos que possuem nomes simétricos, como os que possuem a extensão .R/.L, ou _R/_L. Se um grupo não possui uma contra-parte espelhada, ele vai pintar simetricamente no grupo ativo. Você pode ler mais sobre as convenções de nomes usadas em esqueletos no capítulo Armatures. A convenção para Esqueletos/Ossos se aplica aqui também.
  • Wire: Mostra adicionalmente o aramado dos objetos. Mas pelo fato de mostrar as superfícies com subsurf como aramados, muitas vezes parece ser uma ferramenta inútil. É melhor utilizar o Modo Select (veja abaixo).
  • Clear: Remove todos os vértices do grupo ativo.


Ferramentas

Se você possui uma malha complexa é praticamente impossível alcançar todos os vértices no Modo de Pintura de Peso. E é bem difícil dizer aonde os vértices estão exatamente. Mas existe uma solução muito boa e muito fácil: o Modo Select.

Mode: Modo de Pintura de Peso

Hotkey: F

Imagem 5: O Menu Select-dentro do Modo de Pintura de Vértices.

O Modo Select possui muitas vantagens sobre o modo normal de Pintura de vértices:

  1. A Malha original é desenhada, mesmo quando o subsurf está ativo. Você pode ver os vértices que você deverá pintar sobre.
  2. Você pode selecionar Faces, somente os vértices das faces selecionadas serão pintados.
  3. As ferramentas de seleção incluem:
    • RMB Template-RMB.png – Faces Únicas. Use o ⇧ ShiftRMB Template-RMB.png para selecionar múltiplas.
    • A – Todas as faces, também para de-selecionar.
    • B – Seleção em Bloco/Caixa.
    • B-B – Selecionar com o pincel.
    • CtrlL – Selecionar ligadas.
    • Dentro do Menu Select: Faces com Same UV, também invertem a seleção (Inverse).
  4. ocê pode esconder faces selecionadas com H e mostrá-las novamente com AltH (Imagem 6).


Imagem 6a: Selecionando Faces de Interferência…
Imagem 6b: … e as escondendo com H.
Imagem 7: Um vértice pertencente a dois Grupos de vértices.
  • Para restringir a área de pintura ainda mais você pode utilizar a Área de Corte. Pressione AltB e LMB Template-LMB.png-Arraste uma área retangular. O restante da Janela 3D será escondida. Para mostrar tudo novamente, somente tecle novamente AltB.
  • Se você quiser saber para quais grupos um vértices pertence atualmente, use ⇧ ShiftLMB Template-LMB.png. Você pode alternar entre Grupos no Menu Pop-up que aparecerá (Imagem 7).
  • N Na Janela de visualização 3D, abre um painel Paint ao invés do painel de propriedades de transformação (Imagem 8).
Imagem 8: O Painel de Propriedades de Pintura de Peso na Janela de Visualização 3D.


Scripts no Menu Paint

"Gradiente de Peso" (Weight Gradient)
Este script é utilizado para encher as faces selecionadas com uma gradiente (Imagem 3 & Imagem 9). Para utilizar o script, selecione as faces nas quais você deseja aplicar a gradiente. Clique duas vezes na Malha para configurar os pontos de início e final dos pontos da gradiente. A cor debaixo do mouse será utilizada para o início e vai mixar com as cores finais, portanto você terá de fazer uma pintura de peso primeiramente. Mantendo pressionado ⇧ Shift ou clicando fora da malha, no segundo clique vai misturar a primeira cor até o nível zero.
File:PartXIII Modeling Scripts vcol gradient.png
Imagem 9: Configurando a gradiente e o Resultado.
Normalise/Scale Weight
Maximiza os pesos até um pico configurado pelo usuário e opcionalmente escala outros grupos também para manter a proporção dos pesos encontrados.
Grow/Shrink Weight
Usa a topologia da Malha para expandir/contrair os pesos dos vértices (Trabalha mais ou menos como o sangramento de cores).
Clean Weight
Remove os vértices com baixos pesos do grupo corrente.


Pintura de Peso para Ossos

Este é provavelmente a aplicação mais utilizada da pintura de peso. Quando um Osso se move, vértices em torno da junta devem se mover também, mas somente um pouco, para imitar o esticamento da pele ao redor da junta. Use uma pintura de peso ‘leve’ (10-40%) nos vértices em torno da junta de maneira que elas possam se mover um pouco quando o osso rotaciona. Enquanto existem diversas maneiras de designar automaticamente pesos para um esqueleto, (veja o capítulo sobre Armatures), você pode fazer isso manualmente. Para fazer isso a partir do Zero, se refira ao processo abaixo. Para modificar automaticamente pesos designados, pule para a parte do meio do processo aonde está mais explicado:

  • Crie um "Esqueleto" (Armature)
  • Crie uma malha que será deformada quando os osso(s) do esqueleto se moverem.
  • Com a Malha Selecionada, crie um modificador Armature para sua malha, (localizado no contexto Editing, painel Modifiers). Entre com o nome de sua Armature.

(Preste atenção nesta parte aqui para modificar automaticamente pesos designados)

  • Selecione a Armature na Janela de Visualização 3D, e mude o tipo de edição do objeto Armature para o Modo de Pose (Ctrl⇆ Tab, ou pelo seletor que fica no cabeçalho da Janela de visualização 3D).
  • Selecione o Bone desejado na Armature.
  • Selecione sua malha (usando RMB Template-RMB.png) e mude imediatamente para o Modo de Pintura de Pesos. A Malha será colorizada de acordo com o peso (em graus) no qual o "osso" (bone) selecionado afeta o movimento da malha. Inicialmente, ele será inteiro Azul (sem efeito).
  • Pinte o peso de acordo com o conteúdo do seu coração. A Malha em torno do bone em si deverá ser vermelha (geralmente) e se dissipar através de um arco-íris até o azul para vértices que estão longe do Bone.

Você poderá selecionar um Bone diferente com RMB Template-RMB.png. Se a malha cobrir os Ossos, talvez você não seja capaz de ver os ossos por que a malha está pintada. Caso isso ocorra, ligue o botão de visualização X-Ray na Janela de (Botões, no contexto Editing, painel Armature). Enquanto ainda estiver neste painel, você pode também alterar como os "ossos" (bones) são mostrados, as escolhas são (Octahedron, Stick, B-Bone, ou Envelope) e habilitar Draw Names para ter certeza de que o nome do Osso escolhido bate com o Grupo de Vértices Selecionado.

Se você pintar sobre a malha, um grupo de vértices é criado para o osso. Se você pintar em vértices fora do grupo, os vértices pintados serão automaticamente designados para o grupo de vértices.

Se você possui Malhas simétricas e um "Esqueleto" ( Armature) simétrico, você poderá utilizar a opção X-Mirror. Então os grupos espelhados com os pesos espelhados serão automaticamente criados.

Pintura de Peso para Partículas

Manual-WeightPaint-particles.jpg

Faces ou vértices com peso Zero não geram nenhum partícula. Um peso de 0,1 vai resultar em 10% da quantidade de partículas. Esta opção “conserva” a quantidade total indicada de partículas, ajustando a distribuição de maneira que pesos apropriados são conseguidos enquanto se usa o número total de partículas que foram chamadas para aparacer. Use isto para fazer com que porções da sua malha com mais carecas que outras por pintar pesos em um grupo de vértices , e então chamar o nome do Grupo de Vértices dentro do campo VGroup:, painel (Particles, contexto Object).