From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Suavização de Malhas

Objeto simples não suavizado.

Como visto nas seções prévias, polígonos são o centro do Blender. A maior parte dos objetos são representados por polígonos e objetos realmente curvos que são aproximações de malhas de polígonos. Quando renderiza imagens, você deve notar que estes polígonos aparecem como uma série de pequenas faces chatas. Veja (Objeto simples não suavizado).

algumas vezes isso é um efeito desejado, mas usualmente nós queremos que nossos objetos pareçam melhores e mais suaves. Esta seção mostra para você como visualmente suavizar um objeto, e como aplicar o filtro automático de suavização (AutoSmooth) para combinar facilmente polígonos facetados e suavizados em um mesmo objeto.

A última seção mostra as possibilidades de suavização da geometria de uma malha, não somente sua aparência.

Suavizando a malha inteira

Ligações e Materiais (Link and Materials).

A malneira mais fácil é fazer com que um objeto seja totalmente suave ou facetado selecionando o objeto, e no Modo de Objetos, mudar para o contexto de edição{F9), e clicar no botão Set Smooth dentro do painel mostrado em Ligações e Materiais(Ligações e Materiais).

O botão não fica pressionado, ele força a designação de atributo de “suavização” para cada face na malha, também quando você adiciona ou deleta a geometria. Agora, renderizando a imagem com F12 deve produzir a imagem mostrada em (Completamente Suavizada).

Completamente Suavizada.

Note que o contorno do objeto está ainda fortemente facetado. Ativando os atributos de suavização não afeta a geometria do objeto atualmente; somente vai mudar a maneira que o sombreamento é calculado sobre a superfície, dando a ilusão de uma superfície suave. Clique no botão Set Solid no mesmo painel para reverter o sombreamento de volta para o que estava sendo mostrado em (Objeto simples não suavizado) acima.

Suavizando partes de uma malha

Manualmente

Objeto em Modo de Edição com algumas faces selecionadas.

Alternativamente, você pode escolher quais faces para suavizar entrando no Modo de Edição para o objeto com ⇆ Tab, e então selecionar as faces e clicar no botão de Set Smooth.(Objeto em Modo de Edição com algumas faces selecionadas). As faces selecionadas estão marcadas em amarelo.

Quando a malha estiver em Modo de edição, somente as faces selecionadas vão receber o atributo de "suavização". Você pode configurar faces sólidas (removendo o atributo de “suavização”) da mesma maneira que fez na seleção de faces, e clicar no botão Set Solid.

Auto Suavização (Autosmooth)

Botão de Suavização Automática AutoSmooth na Janela do grupo de botões de edição (Editing).

Pode ser difícil criar certas combinações de suavização e faces sólidas usando as técnicas descritas sozinhas. Mas mesmo que existam outros caminhos (como espalhar conjuntos de faces selecionando-as e pressionando Y. Existe uma maneira mais fácil de combinar suavização e faces sólidas, usando a Autosuavização (AutoSmooth).

Pressione o botão de AutoSmooth dentro do painel de Malhas (Mesh) dos botões de edição (Editing)no grupo de botões (AutoSmooth dentro da Janela de Edição (Editing)) para indicar quais faces devem ser suavizadas com base no ângulo entre as faces (O mesmo Objeto de teste com a Auto Suavização (AutoSmooth) habilitada). Ângulos no modelo que sõ mais agudos que o ângulo especificado no botão numérico de grau (Degr) não vão ser suavizados. valores mais altos produzem faces mais suavizadas, enquanto a configuração mais baixa vai parecer idêntica com uma malha que foi configurada para ser completamente sólida.

O mesmo Objeto de teste com a Auto Suavização (AutoSmooth) habilitada.

Somente faces que estiverem configuradas como suaves (smooth) vão ser afetadas pela funcionalidade de Auto Suavização. Uma malha, ou quaisquer faces que forem configuradas como sólidas não mudarão o seu tipo de sombreamento quando a Auto Suavização estiver ativada. Isso permite um controle extra sobre quais faces vão ser suavizadas e quais faces não vão por uma sobreposição das decisões feitas pelo algoritmo configurado para Auto Suavização.

Suavizando a geometria de uma Malha

As técnicas acima não alteram a malha em si, somente a maneira que são mostradas e renderizadas. Ao invés de fazer com que a malha se pareça com uma superfície suave, você pode fisicamente suavizar a geometria de uma malha com estas ferramentas:

Você pode aplicar qualquer uma destas no Modo de Edição:

Alternativamente, você pode suavizar a malha não-destrutivamente com algum dos seguintes modificadores:

Trabalha da mesma maneira que a ferramenta de suavização (Smooth) no modo de edição; pode ser aplicada em partes específicas da malha utilizando grupos de vértices.
A subdivisão Catmull-Clark produz resultados suaves. Cantos finos podem ser definidos com Juntas de subdivisão ou então configurando certos cantos para "cantos" ou "quinas" e adicionando um modificador tipo EdgeSplit (configurando para Marcado como canto) antes de aplicar o modificador Subsurf.