From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Escolhendo elementos selecionáveis

Existem muits maneiras de selecionar elementos, e isso depende tanto do modo no qual você está dentro (Seleção/Objetos) tanto quanto das ferramentas que estão disponíveis. Primeiramente vamos explicar esses modos e depois disso vamos dar uma olhada nas ferramentas básicas de seleção.

Menu Popup de Seleção

No Modo de Edição existem 3 modos diferentes de seleção. Veja (Menu de Seleção do Modo de Edição) para uma figura do menu Popup.

Menu de Seleção do Modo de Edição
Select Mode » Pontos ou Vértices
Pressione Ctrl⇆ Tab e selecione Vértices no menu popup, ou pressione Ctrl⇆ Tab,1. Os vértices selecionados são desenhados em amarelo e os vértices não selecionados são desenhados em uma cor rosa.
Select Mode » Cantos ou Edges
Pressione Ctrl⇆ Tab e selecione Edges no menu popup, ou pressione Ctrl⇆ Tab,2. Neste modo os vértices não são desenhados. Ao invés disso, os cantos ou Edges selecionados são desenhados em amarelo e os não selecionados são desenhados na cor preta.
Select Mode » Faces
Pressione Ctrl⇆ Tab e selecione Faces no menu popup, ou pressione Ctrl⇆ Tab,3. Neste modo as faces são desenhadas com um ponto de seleção no centro que é usado para selecionar a face. Faces selecionadas são desenhadas m amarelo com o ponto de seleção em laranja. Faces não selecionadas são desenhadas na cor preta.

Quase todas as ferramentas de modificação estão disponíveis em todos os três modos. Então você pode Rotacionar, Escalar e Extrudar etc. Em todos os três modos. Claro que rotacionar e escalar um simples vértice não faz nada de útil, portanto algumas ferramentas são mais ou menos aplicáveis em certos modos.

Modo de seleção de Cabeçalho com ajudantes ou widgets

Botões de seleção do Modo de Edição.

Você pode também entrar em modos diferentes pela seleção de um dos três botões presentes na barra de ferramentas. Veja Botões de seleção do (Modo de Edição).

Usando os botões você também pode entrar em um modo misto por clicar nos botões usando ⇧ ShiftLMB Template-LMB.png.

Nota
Os botões de Modo de Seleção somente são visíveis no Modo de Edição.


Selecionando elementos depois de alternar o Modo de Seleção (vértices/cantos/faces)

Quando estiver alternando entre modos, de Vertices para Edges e de Edges para Faces, as partes selecionadas ainda irão permanecer selecionadas se elas formarem um conjunto completo para o modo que estiver sendo selecionado. Por exemplo, se todas as edges de uma face forem selecionadas, alternando do modo de Edges para Faces vai manter a face selecionada. Todas as partes selecionadas que não formarem um conjunto completo para o novo modo de seleção que está sendo escolhido vão estar de-selecionadas. Veja Exemplo de modo de Vertices', Exemplo de modo de Edges.', Exemplo de modo de Faces' , e Exemplo de Modo Misto. para exemplos dos diferentes modos.

Exemplo de modo de Vertices'.
Exemplo de modo de Edges.'.
Exemplo de modo de Faces'.
Exemplo de Modo Misto.


Seleção Básica

A maneira mais comum de selecionar um elemento é usar RMB Template-RMB.png neste item, Isto vai substituir a seleção com o novo item.

Adicionando para a seleção

Para adicionar a seleção existente, mantenha pressionado ⇧ Shift enquanto clica com o botão direito. Clicando novamente em um item vai de-selecionar o mesmo.

Selecionando diferentes tipos de faces

No Modo de Seleção de Faces, as faces podem ser selecionadas baseadas no fator de formarem triângulos ou quadriláteros ( tris ou quads ) ou other. Atalhos:

  • CtrlAlt⇧ Shift3 Seleciona todos os Triângulos.
  • CtrlAlt⇧ Shift4 Seleciona todos os Quadriláteros.
  • CtrlAlt⇧ Shift5 Seleciona tudo o que não é classificado como Triângulo/Quadrilátero.

Estas ferramentas também estão disponíveis no cabeçalho da janela 3D, e também nos menus de Seleção por caixa .



Selecionando elementos em uma Região

A seleção por região permite a você selecionar grupos de elementos dentro de uma região 2D. A região pode ser tanto um círculo ou um retângulo. A região circular está disponível somente no Modo de Edição. A região retangular, ou Seleção por Bordas, está disponível tanto no Modo de Edição quanto no Modo de Objetos.

Região Retangular (Seleção por Bordas)

Seleção por Bordas está disponível tanto no Modo de Edição quanto no Modo de Objetos. Para ativar a ferramenta, use B. Use a Seleção por Bordas para selecionar um grupo de objetos desenhando um retângulo enquanto mantém pressionado o LMB Template-LMB.png. Fazendo isto você vai selecionar todos os objetos que estiverem dentro ou tocarem este retângulo. Se qualquer objeto que já estava ativo aparecer no grupo, ele estará selecionado e ativo.

Em (Iniciar) a Seleção por Bordas foi ativada e está indicada por cursor cujo alvo aparece seguido de linhas pontilhadas. Em (Selecionando), a região de seleção está sendo escolhida pelo desenho de um retângulo com o LMB Template-LMB.png. O retângulo está somente abrangendo os cubos “A” e “B”. Finalmente, soltando o LMB Template-LMB.png a seleção estará completa; Veja (Completa).

Iniciar.
Selecionando.
Completa.

Note em (Completa) que o cubo “B” também está selecionado e ativo. Isto significa que o cubo “B” foi o último objeto ativo antes de usar a ferramenta de Seleção por Bordas.

Nota
A seleção por Bordas adiciona para a seleção prévia, então para selecionar somente o conteúdo do retângulo, de-selecione tudo com A primeiramente. Em adição, você pode usar MMB Template-MMB.png enquanto desenha a borda para de-selecionar todos os objetos dentro do retângulo.


Região Circular

Esta ferramenta de seleção está somente disponível no Modo de Edição e pode ser ativada com B, B. Istp é, pressionando a tecla B duas vezes de uma vez. Uma vez que este modo estiver habilitado, o cursor muda para um alvo parecido com o da seleção por bordas, mas ao invés de possuir linhas pontilhadas, ele possui um círculo 2D em torno de si. A ferramenta vai operar em qualquer um dos Modos de Seleção que estiver. Clicando e arrastando com LMB Template-LMB.png, quando os elementos estiverem dentro do círculo, vai fazer com que esse elementos sejam selecionados.

Você pode aumentar ou diminuir o círculo usando + NumPad e- NumPad ou Wheel Template-MW.png.

Seleção de Região Circular.

(Seleção de Região Circular) é um exemplo de seleção de edges enqaunto dentro do Modo de Seleção de Edges. Tão logo uma edge inter seccione o círculo, a edge se torna selecionada. A ferramenta é interativa de tal maneira que as edges são selecionadas enquanto a região do círculo está sendo arrastada com o LMB Template-LMB.png.

Se você quer de-selecionar elementos você pode tanto manter pressionado MMB Template-MMB.png ou AltLMB Template-LMB.png e sair clicando e arrastando novamente.

Para as faces o círculo deve inter seccionar os indicadores de face usualmente representados por pequenos pixels quadrados; um para cada face.

Para sair desta ferramenta, clique com RMB Template-RMB.png, ou tecle Esc.

Lasso em região

A seleção por Lasso é similar a seleção por Borda de uma maneira que vocẽ seleciona objetos baseados em uma região, exceto que o Lasso é uma região desenhada a mão que geralmente forma uma forma circular/arredondada; bem parecida com um lasso.

Lasso está disponível tanto no Modo de Edição quanto no Modo de Objetos. Para ativar a ferramenta use o CtrlLMB Template-LMB.png enquanto arrasta. A única diferença entre a seleção por Lasso e Borda é que no Modo de Objetos, o Lasso somente seleciona objetos nos quais a região do lasso inter secciona o centro dos objetos.

To de-selecionar use Ctrl⇧ ShiftLMB Template-LMB.png enquanto arrasta.

(Selecionando) é um exemplo do uso da ferramenta de seleção Lasso. Arrastando inicia em “S”, curvado em torno de “B” e para em “C”. Note que a região do lasso incluíu o centro do objeto colorido em púrpuro.

Selecionando .
Selecionado.

(Selecionado) é o resultado da seleção do círculo somente, mesmo que o quadrado esteja dentro da região do lasso.