From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Objetos básicos de Malha

Mode: Object Mode

Hotkey: ⇧ ShiftA

Menu: AddMesh


Descrição

Um tipo de Objeto comum utilizado em uma cena 3D é uma Malha. O Blender vem com um número de formato de malhas “Primitivas”nos quais você pode iniciar sua modelagem. Existem muitas opções que estão incluídas em mais de uma primitiva, como você já deve saber. A primeira é o raio Radius. Esta opção é incluída com o círculoCircle, cilindroCylinder, ConeCone, Esfera UVUVSpheree Esfera IcoSphere e iniciam o tamanho dessas malhas primitivas. E a segunda opção é profundidade Depth, um parâmetro que vem com os Cilindros Cylinder e ConesCone que ajustam o seu comprimento inicial.

Opções

A imagem (Todas as malhas primitivas (não suavizadas)) mostra a variedade de objetos de malhas básicas que podem ser criados.

Todas as malhas primitivas (não suavizadas)

Plano

Um plano padrão consiste em quatro vértices, quatro linhas de canto ou canto (edges) e uma face.É como um pedaço de papel em cima de uma mesa; não é um objeto realmente tridimensional por que é chato e não possui espessura. Objetos que podem ser criados com planos incluem pisos, tampos de mesa, ou espelhos.

Nota
Você pode tornar a malha tridimensional movendo um dos vértices coplanares fora do plano.

Cubo (Cube)

Um cubo padrão contém oito vértices, doze cantos, e seis faces, e é um objeto realmente tridimensional. Objetos que podem ser criados a partir de cubos incluem caixas, dados, e containers.

Círculos (Circle)

Um círculo com 64 vértices provê um círculo suave.
Círculo preenchido (Fill) com 32 Vértices.
Um círculo com somente 3 vértices é um triângulo.
“Círculos” obtidos com diversas configurações.
Imagem da Janela popup de adição de círculo Add Circle.

Um círculo padrão é composto de n vértices. O número de vértices e raio podem ser especificados na janela popup que aparece quando o círculo é criado, mostrado em (Imagem da Janela popup de adição de círculo Add Circle). Quando o botão Fill está ativo, o círculo é preenchido com faces triangulares que compartilham um vértice no meio. Todavia um círculo tem somente um formato chato. Se não estiver preenchido e você desejar renderizá-lo, você deve designar para ele um material de aramado (wireframe) no contexto (Shading (F5) , nos botões de sub-contexto Material, no painel Links and Pipeline e finalmente clicando no botão Wire ). O parâmetro de raio Radius ajusta o tamanho do círculo.

Quanto mais vértices o círculo conter, mais suave será o seu contotrno, veja (“Círculos” obtidos com diversas configurações).

Nota
Você pode tornar a malha tridimensional movendo um ou mais vértices fora de sua posição coplanar.

Esfera UV (UVSphere)

Janela popup para Adicionar uma UV Sphere.

Uma Esfera UV (UVsphere) padrão é feita de n segmentos e m anéis. O nível de detalhe e raio podem ser especificados na Janela popup que aparece no momento da criação da Esfera UV. Aumentando o número de segmentos e anéis faz com que a superfície da Esfera UV se torne mais suave. Os Segments são como meridianos da Terra, indo de um pólo ao outro e os Rings são como os paralelos da Terra. Exemplos de objetos que podem ser criados com Esferas UV são Bolas, cabeças, ou pérolas para um colar.

Nota
Se você especificar uma Esfera UV com seis segmentos, e seis anéis, você vai obter algo que, visto do alto é parecido com um hexágono (seis segmentos) , com cinco anéis mais dois pontos nos pólos. Com, mais um anel diferente do esperado, a mais ou a menos, se você contar com os pólos como anéis do raio 0.

Nota
É possível adicionar uma Esfera UV com 500 anéis e 500 Segmentos. Adicionando uma malha tão densa causa lentidão e pode fazer com que o Blender pare de responder em certas máquinas. Uma Esfera UV com 500 anéis e 500 Segmentos vai possuir 249.146 faces, então tenha cuidado com isso !


Íconosfera (Icosphere)

Janela popup de Adição de Add Ico Sphere.

Uma Íconosfera é feita de triângulos. O número de subdivisões e raio podem ser especificados na janela que aparece quando a íconosfera é criada; aumentando o número de subdivisões faz com que a superfície da íconosfera fique mais suave. No nível 1, a íconosfera é um icosaedro, um sólido com 20 faces triangulares equilaterais. Qualquer aumento de nível de subdivisão transforma cada face triangular em quatro triângulos, resultando em uma aparência mais esférica. Íconosferas são normalmente utilizadas para conseguir um layout mais econômico e mais isotrópico de vértices que uma Esfera UV.

Nota
É possível adicionar uma íconosfera subdividida 8 vezes. Adicionando uma malha tão densa causa lentidão e pode fazer com que o Blender pare de responder em certas máquinas. Uma íconosfera subdividida 8 vezes vai ter 491.520 triângulos, então tenha cuidado com isso !

Cilindro (Cylinder)

Janela popup de Adição deAdd Cylinder.

Um cilindro padrão é feito de n vértices. O número de vértices da seção circular pode ser especificado na janela popup que aparece quendo o objeto é criado; quanto maior o número de vértices, mais suave a seção circular vai se tornar. O parâmetro de raio Radius e profundidade Depth controla as dimensões do cilindro. Objetos que podem ser criados a partir de cilindros incluem, eixos, postes, lápis, rodas, etc.

Se a opção Cap Ends estiver inativa, o objeto criado vai ser um tubo. Objetosque podem ser criados de tubos incluem canos ou copos de vidro (A diferença básica entre um cilindro e um tubo é que o cilindro tem as pontas fechadas.).

Cone

Janela popup de Adição deAdd Cone.

Um cone padrão é feito de n vértices. O número de vértices na base circular, dimensões e opções para fechamento da base do cone podem ser especificados na Janela popup que aparece no momento da criação do cone; quanto mais alto o número de vértices, mais suave a base circular vai se tornar. Objetos que podem ser criados a partir de cones incluem espinhos e chapéis pontudos.

Toróide (Torus)

Janela popup de Adição deAdd Torus.

Uma primitiva parecida com um Donut, criada rotacionando um círculo por um eixo. As dimensões gerais são definidas pelo Maior Major e Menor Raio Minor Radius. O número de vértices (em segmentos) podem ser diferentes para os círculos e podem ser especificados na janela popup também com as medidas dos Segmentos Maiores (Major Segments e Segmentos Menores Minor Segments).

Grade (Grid)

Uma grade padrão é formada por n por m vértices. A resolução do eixo-x e eixo-y podem ser especificadas na janela popup queaparece quando o objeto é criado; quanto mais alta a resolução, mais vértices serão criados. Exemplos de Objetos que podem ser criados por grades incluem terrenos, (com a ferramenta de edição proporcinal ou uso do modificador Displace) e outras superfícies orgânicas. Você também pode obter uma grade utilizando m plano e depois usar um modificador de subdivisão no Modo de Edição.

Macaco (Monkey)

Isso é um presente da velha NaN para a comunidade e é vista como uma piada de programador ou pegadinha. Isso cria uma cabeça de macaco uma vez que você pressiona o botãoMonkey. O nome do macaco é “Suzanne” e é o mascote do Blender. A Suzanne é muito útil como uma malha de base padrão para testes, bem parecido com o Utah Tea Pot ou o Stanford Bunny.