From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Modo de Escultura

Visão geral

O Modo de Escultura ou Sculpt é similar ao Modo de Edição de maneira que é utilizado para alterar o formato de um modelo, mas o Modo de Escultura utiliza um ciclo de trabalho totalmente diferente: ao invés de lidar com elementos individuais, como (vértices, edges, e faces), uma área do modelo é alterada usando um pincel. Em outras palavras, ao invés de selecionar um grupo de vértices, o Modo de Escultura automaticamente seleciona vértices baseado no local aonde o pincel está, e os modifica de acordo com isto.

Modo Sculpt

Modo Sculpt dentro do Menu Dropdown.

O Modo Sculpt é selecionado a partir do Menu de Modos presente no cabeçalho da janela de Visualização 3D ou 3D View.

Uma vez que o Modo sculpt está ativado, um menu sculpt vai aparecer no cabeçalho da Janela de Visualização 3D, e três abas para os painéis Sculpt, Brush e Texture vão aparecer dentro do painel de Multires, no contexto Editing (F9). Também o cursor vai ser alterado para um círculo com o alvo no centro.

O Cursor dentro do Modo Sculpt.


Escondendo e Revelando a Malha

Par esconder parte de uma Malha, Ctrl⇧ ShiftLMB Template-LMB.png-arraste em torno da parte que você quer manter - todas as outras coisas serão escondidas. Ou Ctrl⇧ ShiftRMB Template-RMB.png-arraste para esconder somente o retângulo selecionado. Para Revelar todas as partes escondidas,somente pressione AltH ou clique e solte Ctrl⇧ ShiftLMB Template-LMB.png.

Antes e Depois de esconder parte da Malha.


Sculpt Properties Panel

O Painel de "Sculpt Properties" (Propriedades de escultura).

Este painel é aberto com o atalho N ou através do Menu da Janela de Visualização 3D: Sculpt → Sculpt Properties. É o exato equivalente da Aba Sculpt dentro do contexto Editing (F9).

Brushes ou Pincéis

O Modo Sculpt possui sete tipos de Pincéis, cada um opera nos modelos de maneira única:

Desenhando em diversos tamanhos e pressões.
Draw (D)
desenha uma curva suave no modelo seguindo o pincel; vértices são deslocado da direção da média do normal dos vértices contidos dentro do Pincel.
Smooth (S)
Como o nome sugere, elimina irregularidades dentro da área da malha dentro da influência do pincel.
Pinch (P)
Pinch Puxa os vértices através do centro do pincel. Se Sub estiver ativo ao invés de Add, os vértices serão empurrado para fora a partir do centro do pincel.
Inflate (I)
Similar ao Draw, exceto que os vértices dentro do Modo Inflate são deslocado na direção dos seus próprios normais.
Grab (G)
Grab é usado para arrastar um grupo de pontos em torno. Diferente de outros pincéis, Grab não modifica diferentes pontos por que o pincel é arrastado através do modelo. Ao invés, Grab seleciona um Grupo de Vértices abaixo do Mouse, e os empurra para seguir o Mouse. O efeito é similar a movimentar um Grupo de vértices no Modo de Edição com a edição proporcional habilitada, exceto que o Grab pode fazer uso de outras opções do Modo de Escultura (como texturas e simetria.)
Layer (L)
Este pincel é similar ao Draw, exceto que o peso do deslocamento na camada é cortado. Isto cria a aparência de uma camada sólida sendo desenhada. Este pincel não desenha no topo de si mesmo. As pinceladas Inter-Seccionam a si mesmas. Soltando o botão do Mouse e iniciando uma nova pincelada vai reconfigurar a profundidade e pintar no topo da pincelada prévia.
Flatten (T)
O pincel Flatten vai abaixar a altura da parte da Malha que está sendo trabalhada. Simplesmente aperte, a direção do achatamento depende da maneira que as normais da superfície dentro da Malha estão apontando.


Modificadores

Pincéis com Formatos

Par
O Nome do Objeto Parente.
Add e Sub
Add faz com que o pincel empurre uma área do modelo na direção positiva, Sub na direção negativa. Isto se aplica aos seguintes pincéis: Draw, Inflate e Layer – você já deve ter visto o caso do pincel tipo Pinch , o pincel (Add empurra vértices para dentro e o Sub empurra os vértices para fora). Smooth, Grab e Flatten não utilizam esta configurações. A Alternância interativa da direção dos pincéis é feito mantendo pressionado ⇧ Shift. Ou V pode ser utilizado para alternar ele até que seja alterando novamente.
Airbrush (A)
Quando habilitado, esta opção faz com que o pincel continue modificando o modelo depois que o mouse para sem movimentar o mouse. Se estiver desabilitado, o pincel somente modifica o modelo quando o pincel altera a sua localização. Esta opção não está disponível para o pincel tipo Grab .
Size
Esta opção controla o raio do pincel, medido em Pixels. O Atalho F dentro da Janela de visualização 3D permite que você altere o tamanho do pincel interativamente arrastando o mouse e então clicando com o LMB Template-LMB.png (A textura do pincel deverá estar visível dentro do círculo). Digitando um número então ainda dentro da escolha de tamanho F permite a você entrar com o tamanho numericamente.
Strength
Strength controle quanto cada aplicação do pincel afeta o modelo. Por exemplo, altos valores fazem com que o pincel Desenhe para dar profundidade ao modelo mais rapidamente, e faz com que o pincel Smooth suavize o modelo mais rapidamente. Esta configuração não está disponível para o pincel Grab.Se o alcance/campo das pressões não parecer se encaixar no modelo (por exemplo, se mesmo a configuração de pressão mais baixa ainda seja muito grande para fazer alguma modificação no modelo) então você pode escalar o seu modelo (no Modo de Edição ,não em Modo de Objetos). Tamanhos de modelo maior vão fazer com que o efeito dos pincéis seja menor, e vice versa. Você pode alterar a pressão do pincel interativamente pressionando o atalho ⇧ ShiftF na Janela de visualização 3D e então movimentar o pincel e LMB Template-LMB.png. Você pode entrar com o tamanho numericamente também, ainda estando dentro da configuração de tamanho ⇧ ShiftF.
Symmetry
Espelho o pincel em torno dos eixos locais selecionados. Note que se você quiser alterar as direções nos quais os eixos apontam, você deverá rotacionar o modelo no Modo de Edição, não no Modo de Objetos. Pode ser alternado via X, Y, e Z respectivamente.
LockAxis
Estes três botões permitem a você bloquear qualquer deformação/modificação do seu modelo ao longo dos eixos locais selecionados, enquanto você o está esculpindo.


Pincéis e Painéis de Texturas

O painel Brush.

O Modo de Escultura pode tirar completa vantagem da ampla gama de opções oferecida pelo sistema de texturas do Blender. As texturas para pincéis são acessadas utilizando uma interface similar a que é utilizada pelo contexto Material ou World: existem nove slots de textura dentro do painel Texture dentro do Modo de Escultura, mais um slot "Default" (padrão) que age simplesmente como uma textura lisa.

O painel Brush dá a você algumas opções aplicadas, qualquer que seja o tipo de textura que você escolha:

Curve and Reset
O botão Curve permite a você usar uma curva para controlar o direito de modificar a intensidade do pincel pelo seu centro (parte esquerda da curva) através de suas bordas (parte direita da curva). A curva padrão, que sempre poderá ser "Reconfigurada" (Reset) com este botão, te dá um pincel suave. Quando Curve está desabilitado, você terá o mesmo resultado como se a curva fosse constante 1 (uma linha horizontal no topo).
Space
Configurando isto para um valor não-zero adiciona um espaço extra entre cada aplicação do pincel. O valor é medido em pixels, (na tela); configurando o valor Space para 100 vai requerer que o Mouse se mova por 100 entre cada “ponto” aplicado para a Malha. Note que isto é a total distância que o pincel usou para viajar/atravessar a tela, não a distância linear corrente a partir do último ponto em que o pincel foi aplicado.
View
Por padrão, nós vimos que os vértices são movidos ao longo dos seus normais. Esta opção permite a você movimentá-los mais ou menos através da visualização (0 não possui efeito, 5 é meio efeito, 10 é o pleno efeito). Somente disponível com o Pincel Draw .
Anchored (⇧ ShiftA)
Este botão de alternância modifica como o pincel se comporta. Quando habilitado, o centro do pincel é ancorado a sua localização inicial (aonde ele estava quando você clicou). Movendo o Mouse somente alarga/reduz o tamanho do pincel, e o rotaciona. Por exemplo, isto permite a você um padrão 3D uniforme (a partir da textura) em uma área integral do seu modelo.


O painel Texture.

Qualquer tipo de textura pode ser carregada em um dos slots de textura do Modo de Escultura. Uma vez que uma textura é associada com um slot, opções adicionais vão aparecer e afetam como as texturas controlam o pincel.

Drag, Tile e 3D
Estas três opções controlam como a textura é mapeada no pincel.

Se Drag estiver habilitado, a textura segue o mouse, então parecerá que a textura foi arrastada sobre o modelo. A opção Tile repete a textura sobre a tela, então parecerá que o pincel está se movendo separadamente da textura. A opção Tile é mais útil com imagens encarreiradas/ ou lado a lado, ao invés de texturas procedurais. E por último, o 3D permite que o pincel tire total vantagem das texturas procedurais. Este Modo usa as coordenadas dos vértices ao invés da localização do pincel para determinar qual área da textura utilizar.

Angle
Este é o ângulo de rotação da textura do pincel. Ele pode ser alterado interativamente via CtrlF dentro da Janela de visualização 3D. Enquanto estiver dentro da rotação interativa, você pode entrar com um valor numérico também.
Rake
Quando habilitado, o pincel será automaticamente rotacionado para seguir o movimento da ferramenta. Não disponível com texturas 3D .
Size
Esta configuração permite a você modificar o fator de escala da textura. Não disponível para textura em arrasto Drag.


Menu Sculpt

O Menu Sculpt.

O Menu Sculpt oferece muitos novos controles em adição as ferramentas já explicadas.

Pivot Last
Configura o centro de rotação da cena para a última localização na qual o pincel foi utilizado.
Partial Redraw
Isto utiliza uma otimização gráfica especial que somente redesenha aonde o mouse esteve – ele pode acelerar o desenho em algumas placas gráficas mas também em algumas pode deixar o serviço mais lento. Primariamente é somente necessária para malhas muito densas (que usam mais que 100,000 polígonos).
Display Brush
Controla se o círculo do pincel é desenhado.
Input Devices
Aqui você pode controlar o comportamento dos dispositivos de entrada.
  • Averaging – Esta opção usa uma média de direção do movimento para o número de pixels especificado e então interpola a pincelada ao longo do caminho linear desse número de pixels. Isto pode ser útil para Malhas densas mas a perda de velocidade pode ser tal, que pode ser que seja mais rápido deixá-lo em nível 1 (o padrão).
As duas configurações seguintes são específicas para Mesas Gráficas ou Tablets:
  • Tablet Size Adjust – Configura até que ponto a pressão da caneta afeta o tamanho do pincel.
  • Tablet Strength Adjust – Configura até que ponto a pressão da caneta afeta o tamanho da força do pincel.


Atalhos de Teclado

Ação Atalho
Esconde a Malha fora da Seleção Ctrl⇧ ShiftLMB Template-LMB.png
Esconde a Malha dentro da Seleção Ctrl⇧ ShiftRMB Template-RMB.png
Mostra a Malha Inteira AltH
Alterna para Spray A
Configura Interativamente o tamanho do Pincel F
Configura Interativamente a força do Pincel ⇧ ShiftF
Interativamente Rotaciona a textura do Pincel CtrlF
Alterna a direção do Pincel (Add/Sub) V
Pincel "Draw" (Desenhar) D
Pincel "Smooth" (Suavizar) S
Pincel "Pinch" (Puncionar) P
Pincel "Inflate" (Inflar) I
Pincel "Grab" (Agarrar) G
Pincel "Layer" (Camada) L
Pincel "Flatten" (Achatar) T
Simetria em X X
Simetria em Y Y
Simetria em Z Z
Alterna a Amostragem do Painel de Escultura N
Sobe um nível de Multiresolução Page up
Desce um nível de Multiresolução Page down