From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Malhas Multi-resolução

Mode: Modo de Edição, Modo de Objetos

Panel: ContextoEditing (F9) → Multires

Descrição

Cabeça de Monstro esculpida por Tom Musgrove.

Multires significa a abreviatura de 'Malha de Múltipla Resolução'. O Uso de Multi-resolução permite a você editar a malha em ambos os níveis alto e baixos de complexidade. Mudanças que você faz em um nível de resolução se propagam para todos os outros níveis.

Esta funcionalidade é mais usada para o Modo de Escultura, aonde níveis de Multi-resolução são adicionado na Malha base para esculpir aumentando finos detalhes. Enquanto estiver esculpindo, visualizar uma Malha de alta complexidade é um processo que é bastante intensivo para a CPU e também para a sua placa de Vídeo. O Uso de Multi-resolução permite que o usuário veja a malha em um nível mais baixo para o posicionamento, iluminação, e animação. Mesmo quando estiver visualizando uma Malha em um nível mais baixo, todo os detalhes finos ainda permanecem nos dados de Multires da Malha e podem ser visualizados a qualquer momento configurando o valor Level: para um número maior.

Opções

Dentro do painel Multires pressione Add Multires. Então pressione Add Level para aumentar os níveis de Multi-resolução. O "Level" (Nível) 1 é o mesmo que a malha sem Multi-resolução, Se você pressionar Apply Multires o Blender vai converter a Malha para qualquer um dos níveis que estiverem selecionados. Você pode adicionar múltiplos níveis até que você atinja o seu limite de RAM.

Painel Multires , sem dados de Multires adicionados ainda.
Painel Multires.
  • Add multires – Inicializa a Malha para aceitar os níveis de Multi-resolução.
  • Apply multires – Aparece somente depois de adicionar o Multi-resolução para a Malha. Remove todos os dados de Multi-resolução, deixando a Malha na configuração corrente de Resolução.
  • Add Level – Muda para um nível mais alto e subdivide a Malha. Isto também modifica os vértices em todos o níveis mais baixos para bater com aqueles que estão no nível mais alto.
  • Del Lower – Aplica as mudanças para a Malha no Nível corrente e remove todos os Níveis mais baixos de Malha.
  • Del Higher – Deleta todos os Níveis de Multi-resolução acima do nível corrente.
  • Edges – Determina o nível máximo de "Edges" (Linhas de Canto) (O delineado externo da Malha) desenhados. Se você usa um modo de sombreamento do tipo sólido, Wire deverá ser habilitado dentro do painel Draw, contexto (Object , F7). Configurando Edges para um nível mais alto vai fazer com que as Edges da Malha sigam mais aproximadamente a complexidade da Malha. Isto é especialmente útil para a escultura quando você precisa ver os efeitos de seus pincéis ao longo das Edges da Malha.
  • Pin – Se você possui um Modificador em uma Malha, isto determina em qual nível o modificador será aplicado durante a renderização. Qualquer nível de Multi-resolução acima do modificador estará desabilitado.
  • Render – Isto determina qual o nível de Multi-resolução o modelo usará para ser renderizado. Por padrão é configurado para o mais alto nível de Multi-resolução.


Limitações

  • Somente o formato e não a topologia da Malha podem ser alterados com Multi-resolução habilitada. Portanto qualquer ferramenta que altere a topologia (deletando ou adicionado faces ) estará desativado, e tentar utilizar uma vai fazer com que apareça a mensagem de erro "Unable to complete action with multires enabled." (Incapaz de completar a ação com o Multi-resolução Habilitado ). Isto inclui ferramentas como extrusão, duplicações, sub-divisões... Você pode adicinar modificadores, mas não será capaz de aplicá-los se eles modificarem a topologia.
  • Multires correntemente é incompatível com shapekeys.
  • Alguns Modificadores podem resultar em uma amostragem lenta da visualização e interação caso o Multires esteja também habilitado.
  • A Malha de baixa Resolução pode alterar o formato quando estiver sendo alternada para alta resolução e voltar. Isto é porque o Multi-resolução tenta aproximar o nível mais baixo de forma melhor e mais próxima possível do formato do nível mais alto, que é bem útil quando estiver esculpindo um formato complexo a partir de um mais simples, mas pode ser desejável em todas as situações.


Ciclo de Trabalho ou Workflow

Painel Multires, sem dados de Multires adiciondos ainda.
  • Selecione uma Malha. Dentro do painel Multires do contexto Editing clique no botão Add Multires. Isto simplesmente configura a Malha para resoluções simples. Ele não adiciona quaisquer níveis.


Dados de Multi-resolução adicionados. Clique em Add Level para adicionar o primeiro nível de resolução.
  • Clique em Add Level para adicionar o primeiro nível de dados de Multi-resolução.


Painel Multires depois de clicar no botão de Add Level uma vez. Clique em "Add Level" neste ponto para adicionar níveis de complexidade mais altos.
Tipos de Multi-resolução Simple subdivision ou Catmull Clark? Decisões…
  • Com o primeiro nível de Multi-resolução adicionado, mais opções estarão disponíveis ( veja acima ) . o Nível 1 é o mesmo que a Malha sem nenhuma resolução extra. O Nível 2 é o primeiro nível real de subdivisão. Para adicionar mais níveis com resoluções mais altas, clique em Add Level novamente. Você pode escolher entre Simple subdivision ou Catmull Clark na lista Drop-Down. Os tipos Simple subdivisions são úteis quando você quer que sua Malha mantenha seu formato existente sem ser suavizada.
  • Adicionando mais níveis vai aumentar a carga em sua CPU e fazer com que o "Frame Rate" (Taxa de quadros por segundo ) caiam consideravelmente. Quando você não precisar ver a Malha em alto detalhamento, configure o valor de Level: para o Nível 1 ou 2.


  • Habilite o Modo "Sculpt" (Escultura) e vá esculpindo em sua Malha no nível que te oferecer um maior um equilíbrio entre performance e controle.


Veja Também