From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.
Seção de Deformação de curvas
Este documento foi originalmente feito a partir de uma seção de tutorial. Uma cópia deste foi feita e colocada nesta seção por que o índice principal dos Manuais do Usuário do Blender não parecia cobrir A deformação de curvas diretamente, mas somente como um tutorial. Este documento está ultrapassado e precisa de algumas correções mas pode ajudar a entender a deformação de curvas.


Deformação e Curvas

A Deformação de curvas provê um método simples mas eficiente de definir uma deformação em uma malha. Pelo parentesco do objeto malha á uma curva, você pode deformar a malha para cima ou para baixo da curva movendo a malha ao longo, ou ortogonalmente ao eixo dominante.

A Deformação de curvas trabalha em um eixo dominante, X, Y, ou Z. Isso significa que quendo você move sua malha na direção dominante, a malha vai ficar atravessar ao longo da curva. Movendo a malha em uma direção ortogonal vai mover o objeto malha próximo ou mais distante da curva. A configuração padrão no Blender mapeia o eixo Y para o eixo dominante. Quando você move o objeto próximo as pontas das curvas o objeto vai continuar a deformar baseado na direção do vetor das pontas da curva.

Uma dica

Tente posicionar seu objeto sobre a curva imediatamente após você tê-la adicionado, antes de adicionar a deformação por curva. Isso vai te dar o melhor controle sobre como a deformação trabalha.


Interface

Quando parentear uma malha a uma curva (CtrlP), você vai ver surgir um menu, Make Parent menu.

Selecionando Curve Deform você habilita a função de Deformação por Curvas no objeto malha.

Menu Make Parent .

A configuração de eixo dominante é feita no objeto malha. Por padrão, o eixo dominante no Blender é Y. Isso pode ser mudado selecionando um dos botões Track X, Y ou Z no painel Anim , Anim settings panel., no Contexto de Objetos Object (F7).

Painel de configurações de Animação (Anim).

Curvas cíclicas trabalham como esperado enquanto as deformações do objeto atravessam ao longo do caminho em ciclos.

A CurveStretch provê uma opção para fazer com que o objeto malha estique, ou encolha, sobre a curva inteira. Esta opção está no contexto {Literal|Edit}} (F9) da curva. Veja Painel de Curva e Superfície.

Painel de Curva e Superfície.

Exemplo

Vamos mostrar um simples exemplo:

  • Remova o objeto padrão cubo da cena e adicione a Suzanne! (⇧ ShiftA  »  Add » Mesh » Monkey, Adicione um Macaco!).
Adicione um Macaco!
  • Agora pressione ⇆ Tab para sair do Edit Mode.
  • Agora adicione uma curva. (⇧ ShiftA  »  Add » Curve » Bezier Curve, Adicione uma Curva).
Adicione uma Curva.
  • Enquanto ainda estiver no modo de edição, mova os pontos de controle da curva como mostrado em Editando Curvas., então saia do Modo de Edição, (⇆ Tab).
Editando Curvas.
  • Selecione a Suzanne, (RMB Template-RMB.png), e então selecione também a curva, (⇧ ShiftRMB Template-RMB.png).
  • Pressione CtrlP para abrir o menu Make Parent.
  • Selecione Curve Deform. (Make Parent menu).
  • O macaco deve estar posicionado na curva como em (Macaco na Curva).
Macaco na Curva.
  • Agora se você selecionar o Macaco, (RMB Template-RMB.png), e movê-lo, (G), na direção Y, (O eixo dominante por padrão), o macaco vai se deformar suavemente ao longo da curva.
Uma dica

Se você pressionar MMB Template-MMB.png enquanto estiver movendo o macacao você vai restringir o movimento a somente um eixo.


  • Nas Deformações do Macaco., você pode ver o macaco em diferentes posições ao longo da curva. Para ter uma visão limpa sobre a deformação eu ativei o SubSurf com Subdiv 2 e Set Smooth na malha do macaco. (F9 para obter Edit opções).
Mais uma dica
Movendo o macaco em direções diferentes do eixo dominante vai criar deformações estranhas. Algumas vezes é isso que você gostaria de obter, então você deverá tentar fazer diversas tentativas e experimentações!


Deformações do Macaco.