From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Estreitador de Curvas (Curve Taper)

Estreitamento é um efeito de escala aonde a escala é controlada por uma curva. A ferramenta é usada em objetos extrudados ou Bevelados. Como na {Literal|Extrusão}}, o Estreitamento é "ativado" entrando com um nome de uma curva no campo TaperObno painelCurvas e superfícies.

A curva estreitadora define a largura da estrusão ao longo da curva no 'Objeto Bevelado' que é definido pelo campo (BevOb). Normalmente a curva de estreitamento é horizontal, aonde a altura ( Coordenada local Y ) denota a escala sendo aplicada. Se um ponto na curva de estreitamento estiver acima de 0, no eixo local Y, então o enlargamento ocorre. Se um ponto de uma curva de estreitamento ir abaixo de 0 então o estreitamento ocorre. Pense na curva de estreitamento como um modificador do volume do objeto bevelado.

Por examplo nós podemos estreitar o objeto extrudado do from the Exemplo de extrusão usando uma curva de estreitamento. Primeiro adicione uma nova curva enquanto estover no Modo de Objetos e chame a nova curva de "TaperCurve". Ajuste o ponto de controle esquerdo subindo-o 5 unidades.

Agora tenha certeza que o grupo do painel Editando Context está ativado e edite o campo TaperOb no painelCurve and Surface para referenciar a nova curva de estreitamento que criamos e chamamos de "TaperCurve". Quando você teclar 'Enter' a curva de estreitamento é aplicada imediatamente com os resultados mostrados em (Curva extrudada Estreitada).

Curva extrudada Estreitada
Modo de sólidos com Estreitamento

Você pode ver a Curva de estreitamento sendo aplicada ao Objeto Extrudado. Note como o volume do tubo estreita até desaparecer tanto quanto a curva de estreitamento está da esquerda para a direita. Se a curva de estreitamento ir abaixo do eixo local Y o cano que está para dentro se voltará para fora o que pode levar a artefatos na hora do Render. Claro que como um artista, pode ser o que você queira Justamente!

Em (Exemplo de Estreitamento 1) você pode claramente ver o efeito que a curva da esquerda tem sobre o objeto curva na direita. Aqui o estreitador esquerdo está próximo do centro do objeto e isso resulta em uma menor curva na direita.
Exemplo de Estreitamento 1
Em (Exemplo de Estreitamento 2) um ponto de controle na curva de estreitamento na esquerda é movido mais para longe do centro e dá uma resultado mais largo no objeto curva da direita.
Exemplo de Estreitamento 2
Em (Exemplo de Estreitamento 3), nós vemos o uso de uma curva de estreitamento mais irregular adicionada á uma 'curve circle'.
Exemplo de Estreitamento 3

Regras importantes a considerar

  • Somente a primeira cuva em um TaperOb será computada mesmo que você tenha diversos segmentos.
  • A escala inicia no primeiro ponto de controle na esquerda e se move ao longo da curva até o último ponto de controle na direita.
  • A escala negativa, (Y local negativo na curva de estreitamento) é possível também. Todavia, Artefatos de Renderização podem aparecer.
  • A escala dessa curva modificada é baseada na amplitude das extrusões normais baseadas na evaluação da curva de estreitamento, o que significa que cantos vivos na curva de estreitamento não serão facilmente visíveis.
  • Com curvas cíclicas (estas curvas que se conectam para formar um objeto sólido), a curva de estreitamento TaperOb age ao longo da curva inteira (perímetro do objeto), não somente o comprimento do objeto,e varia a profundidade de extrusão. Nestes casos, pode ser que você queira que que a altura relativa da curva de estreitamento TaperOb seja a mesma nas duas pontas, para fazer com que o ponto cíclico tenha uma transição suave (o local onde o fim da curva se conecta com o início).