From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Modelando no Blender

Como você ja pôde observar no Guia Rápido, a criação de uma cena em 3D precisa no mínimo de três coisas: Objetos, Materiais e Iluminação. Agora vamos nos aprofundar um pouco mais na parte da modelagem. Modelar é uma arte onde se cria uma malha capaz de imitar os formatos de objetos do mundo real, provenientes da sua própria imaginação ou então, de objetos abstratos.

Muitas pessoas modelam com a técnica "Box modeling" (Modelagem por Caixa) onde se começa a partir de um cubo, movendo e extrudando os Vértices e/ou Faces para criar uma Malha maior e mais sofisticada. Para objetos planos como paredes e superfícies de mesas por exemplo, você pode modelar usando a técnica "Curve Modeling" (Modelagem por Curvas) onde se define a linha externa usando curvas Bézier ou Nurbs, extrudando depois na expessura desejada. Ambos os métodos citados estão disponíveis no Blender utilizando as ferramentas de modelagem.

Modelar é o processo de criação de um objeto com uma superfície ( Em geral, Malhas ) que se parece com aquilo que você deseja retratar no seu mundo virtual. Objetos tem formas e tamanhos diferenciados, por isso o Blender tem diversas ferramentas para ajudar você a finalizar a modelagem rapidamente de um modo eficiente:

Objetos
Trabalhando com objetos em geral.
Malhas
Trabalhando com malhas que definem o formato de um Objeto.
Curvas
Utilizando Curvas para modelar e controlar objetos
Superfícies
Modelando superfícies NURBS
Texto
Ferramentas de texto para criar palavras no ambiente 3D
Objetos Meta
Objetos Meta.
Duplicação
Duplicação de Malhas por diversos métodos.
Scripts de modelagem
Visto que é possível extender as funcionalidades do Blender via programação usando a linguagem Python, estão disponíveis diversos scripts que podem ajudar você na fase de modelagem.