From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Pintura de vértices

O Blender possui um pintor embutido que permite a você pintar a sua Malha com toda a sorte de cores bonitas. Esta seção descreve a Pintura de Vértices e a ferramenta de Pintar Vértices, que pinta a sua Malha base pela designação de cores para os vértices, e as mescla para dar a cor a uma face. É como se você tivesse o seu próprio spray virtual.

Configurando

Modo
Para estar habilitado a pintar uma Malha, você deve selecionar o Objeto e ir até o modo de "Vertex Paint" (Pintura de Vértices) utilizando o seletor de modos dentro do cabeçalho da Janela 3D.

Seu cursor na Janela 3D vai ser alternado para um pequeno Spray bonitinho.

Viewport Shading ou Visualização Sombreada.
Para ser capaz de ver o que você está pintando, selecione Shaded como a sua Visualização sombreada na Janela 3D, também chamada de Viewport Shading (esta também está presente dentro do cabeçalho da Janela 3D). Você não precisa estar no Modo de Edição para pintar, mesmo assim, algumas pessoas acham que a visualização de todos esses pontos pode ser uma distração, mas as vezes isso ajuda a ver aonde os vértices estão atualmente.
Tipo de Visualização de Janela 3D Textured ou Texturizada
Caso a sua Janela de Visualização esteja configurada para Texturizado ou Textured Viewport Shading mode, quaisquer Pinturas de cores de vértices irão se sobrepor sobre uma camada de Textura UV, mas isso não irá afetar a renderização. Dentro do tipo de Visualização Sombreada ou Shaded, a visualização correta é mostrada: As Texturas do tipo UV se sobrepõem a quaisquer camadas de Pintura de Vértices.

Detalhe: Quanto mais vértices você tiver, e quanto mais denso eles forem, mais detalhados os efeitos da pintura serão. (O Botão de edição para subdivisão é bem útil se você necessitar dele).

Habilitar as cores dos Vértices enquanto Renderiza
Render
Você pode pintar tudo o que quiser dentro do Blender sem que haja necessidade de ter um Material Designado para o Objeto. Contudo, você não será capaz de renderizar e obter as cores sem ter algum. Dentro da Janela de Botões, dentro do contexto Shading F5, utilize os botões para designar um novo material caso o Objeto não possua algum. Habilite o botão VCol Paint dentro das configurações de Material dos botões do contexto Shading. Isto vai dizer ao Blender para utilizar as cores de vértices que você irá pintar (ao invés de utilizar a cor de base do Material) quando o Blender estiver renderizando a imagem.
Luzes Multicoloridas
Você pode também dizer ao Blender para utilizar as cores dos vértices como uma fonte de luz para a Malha quando estiver renderizando; habilite VCol Light e utilize as configurações de Emit dos materiais (dentro do painel de Shaders) para variar a intensidade de luz produzida. Configurando cores diferentes para os vértices, e então girando o Objeto, vai fazr uma grande miríade de cores. Se você quiser que ela lance/provoque sombras e luzes em outros Objetos, coloque uma lâmpada dentro dela e faça com que ela seja parcialmente transparente (com valor de alfa menor que 1.0).

Face Painting: Por padrão, você estará pintando a Malha como um todo. Para pintar somente parte da Malha, pressione F para as Faces quando estiver no Modo de "Vertex Paint" (Pintura de vértices). As faces da Malha serão delineadas para você. Bem como quando estava editando uma Malha, RMB Template-RMB.png clicando em uma face, ou clicando com ⇧ ShiftRMB Template-RMB.png, ou então fazendo uma seleção por Bordas com o botão do mouse LMB Template-LMB.png selecionará somente certas faces para pintura. Fazendo uma seleção por Bordas com o botão do mouse RMB Template-RMB.png exclui estas faces da pintura. Selecionando algumas faces e pressionando H, as esconde da visualização e portanto da sua pintura (mas somente para a sessão corrente de pintura; elas são reveladas quando você deixa o Modo de Pintura de Vértices… ou caso você pressione AltH!).

"Mini aplicativo de escolha de Cores" (Color Picker Applet)

Manual-VertexPaint.png

Pressionando no teclado o atalho de traNsformação para ter um "mini-aplicativo" (Applet) de escolha de cores prontamente disponível. Use o aplicativo de escolha de cores clicando com o botão RMB Template-RMB.png em uma cor pré-definida, ou então em uma barra de cores e gradiente, ou clicando com LMB Template-LMB.png nos deslizadores, e/ou no "tomador visual de amostras" (eyedropper sampler). Escolha uma cor bem bacana, e clique e arraste sobre sua Malha LMB Template-LMB.png para aplicar a cor. Você pode também dar um berro quando clicar, só para fazer com que a coisa toda fique mais interessante. ;)

Cada vez que você dá uma pincelada sem deixar a Janela 3D, o Blender salva esta pincelada dentro do Buffer de desfazer, portanto para desfazer uma pincelada, simplesmente pressione CtrlZ. Configure a "Opacity" (Opacidade) (densidade) e "Size" (tamanho) do seu pincel no painel de pintura (dentro do contexto Editing (F9)). Muitos outros controles de pintura estão disponíveis nesta área; veja o Manual de Referência para mais detalhes sobre a ferramenta de pintura.

Você pode mover sua visualização sobre a Janela de visualização 3D usando os controles normais do espaço 3D. Note que a Janela estará mostrando a você com o que o Objeto vai se parecer dentro das condições correntes de iluminação, portanto como no mundo real, você pode ter de rotacionar o Objeto ou adicionar/mover as luzes para ver com o que o seu trabalho de pintura realmente se parece.

Painel de Pintura de Vértices

Manual-VertexPaint-panel.png

Dentro dos botões do contexto Editing F9, no modo de "Vertex Paint" (Pintura de Vértices), haverá um painel de pintura que possui muitos controles para os seus pincéis de pintura. Utilize os deslizadores RGB para escolher uma cor da mesma maneira como se estivesse utilizando o mini-aplicativo. O painel também mostra a você para que você possa controlar a pintura, o controle de "Opacity" (Opacidade) (ou, a quantidade de espessura com a qual a pintura é aplicada), o "Size" (tamanho) do pincel, e como a pintura é aplicada para as cores existentes. Você pode aplicá-la pelos operadores Mix, Add, Subtract, Multiply, Filter, Lighter, or Darker. Por exemplo, se um vértice for púrpuro, e você configurar o seu pincel para subtrair o azul, a pintura deste vértice vai torná-lo vermelho, pois a cor púrpura menos o azul é igual a vermelho.

Para fazer com que todos os vértices tenham uma cor consistente, configure a cor e clique em Set Vert. Por padrão, quando você pinta, a cor da pintura se espalha para todas as faces conectadas ao vértice e se mescla com ela com base no tamanho da face. Desabilite o botão All Face e Vertex para pintar uniformemente uma face. Habilitando Normals mostra a você a aparência da Luz incidental; utilize isto se você possui texturas aplicadas ao Material que afetam a normal.

Por padrão também, se você pressionar o botão do mouse LMB Template-LMB.png seria como manter um spray diretamente ligado sobre um único ponto; quanto mais tempo manter pressionado, mais tinta será aplicada. Desabilite o Spray e cada clique vai espalhar um pouco de tinta mas não mais que isso, e pressionar o botão não terá mais esse efeito.

A coluna de baixo dos botões permite a você uniformemente multiplicar os valores das cores, efetivamente aumentando (o fator de Multiplicação para mais que 1.0) ou decrescendo (fator para menos que <1.0). Mude os valores e clique em Set. Use a correção de Gamma para correções de gama de imagens que serão utilizadas em aplicativos de plataforma cruzada.

Salvando e Exportando

Todas as vezes que você salva o seu arquivo .blend, o trabalho de pintura de vértices e salvo com ele, dentro do arquivo .blend. Não há nada especial que você deva fazer.

Você também pode salvar o seu trabalho de pintura como uma imagem externa ( como por exemplo uma imagem em formato PNG ou JPG) fabricando a pintura em uma imagem UV. Você pode fazer isso pelo desdobramento da Malha pintada em uma superfície achatada, como se estivesse desdobrando cuidadosamente um presente de Natal, e então alisando o papel em um tampo de mesa. Este processo é chamado de Baking e em termos da nossa língua, seria traduzido como Cozer , mas vamos tratar o termo com algo mais relativo, e trataremos o Baking como uma simples exportação para fins de entendimento. Há um capítulo que trata do assunto de exportação das texturas UV baseadas em pintura de vértices e é explicado na texturização UV.

Sobrepinturas e Texturas

Manual-VertexPaint-MeshPanel.png

Entrando no modo de pintura de vértices cria uma camada de Cores de vértices, nomeada e indicada dentro dos botões de Edição, no painel de Malhas. Você pode cria múltiplos Layers de Pintura de vértices clicando no botão "New" (novo), localizado nos botões do contexto Editing, no Painel de Malhas, a direita da marcação do painel Vertex Colors. Cada camada é pintada independentemente, e áreas não pintadas de uma camada maior permitem mais camadas originais ( Mostradas na parte mais alta da lista ) e são mostradas através destas. Selecionando uma camada mostra que pintando na Janela de Visualização 3D e/ou na saída de Renderização –  desativa (esconde) todos os outros que estiverem as sobrepondo ! Você pode selecionar uma camada clicando em um ou em ambos os botões próximos de seu nome ( na esquerda para a janela de visualização 3D, e a direita para o Render ), e alterar o nome clicando no nome e entrando com algo mais criativo. O exemplo possui a pintura original do carro, sobreposta com alguns defeitos e riscos, que é sobreposta pelos efeitos de idade e poeira (uma camada marrom-claro de poeira). Quando renderizado, todas as três camadas vão ser mostradas, por que a terceira camada está selecionada correntemente.

Você também pode pintar sobre uma Imagem UV habilitando o uso de imagens UV (usando o botão Material Texface), designando faces utilizando o modo de "UV Face Select" (Seleção de faces UV), e carregando a imagem usando o UV/Image editor. Qualquer pintura que você fizer em uma face de Objeto que é mapeada por UV não afeta a imagem UV, mas faces não mapeadas irão mostrar as cores dos vértices que você pintou. Para fazer modificações permanentes para a imagem UV, use a ferramenta de pintura nesta janela via Image->Texture Painting. Imagens UV parcialmente transparentes (com valor de alfa menor que 1.0) vão permitir que a base da pintura de vértices mostre-se através.

Qualquer textura (como a textura "cloud" (nuvem) que mapeia pra a cor do material vai também afetar a colorização dos vértices.

Para finalizar a cor do Material também depende da quantidade de luz ambiente que o Material recebe e da cor dessa luz ambiente. Caso o Material seja parcialmente transparente, então a cor mostrada também vai depender da dos dos Objetos ao redor dela. A cor final também depende das cores das luzes (lâmpadas, reflexões, irradiação/auras, e outras luzes baseadas em cores de vértices ) que brilham sobre isso.