From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Esta seção explica a Janela em geral, e suas opções de menu de cabeçalho. Ela também diz para você como habilitar os nós para uso em conjunto com o Blender.

Caso necessite de mais informações de aonde utilizar o sistema de nós por favor se refira as seguintes páginas:

Para aprender mais sobre como manusear os nós por si mesmos em geral, por favor se refia a seguinte página:

Também há uma página de referência disponível que explica as Janelas de nós e suas funções conectadas:


Accessando o Editor de Nós

Selecione a Janela do Editor de Nós.

Por favor, entre no editor de nós alterando o seu tipo de Janela para o Editor de Nós. Como foi mostrado em Selecione a Janela do Editor de Nós, clique no ícone de tipo de Janela e selecione Node Editor a partir da lista de seleção popup. Mapas de nós podem ficar bem grandes, portanto, será útil criar uma grande janela ou possuir poucas divisórias. A Janela possui um estilo de papel gráfico em seu plano de fundo e um cabeçalho.

Cada cena dentro do seu arquivo Blender pode ter múltiplos mapas de Nós de Materiais e apenas UM mapa de composição de Nós. A Janela do Editor de Nós mostra ada mapa, dependendo da posição do seletor.

Dica
Você pode querer adicionar um novo Layout de Janela chamado de 6-Nodes (dentro da lista mostrada dentro do cabeçalho das Preferências de Usuário, (Localizado no topo de sua Janela), composta em sua maior parte de uma grande Janela de Editor de Nós. O meu Layout possui as Janelas de botões na parte de baixo e um editor de textos ao lado, para que eu mantenha notas. Caso você possua um Monitor que seja do tipo widescreen (ou mesmo um Monitor regular), você pode querer adicionar uma visualização 3D ou uma Janela de UV ou Image Editor na parte esquerda do Layout da Janela de Nós, então você poderá trabalhar com as suas imagens ou modelos enquanto você está manipulando os nós. Tendo um painel de Previsão de renderização aberto no topo de um Objeto é bem útil se você estiver ajustando os nós de Materiais.


Por padrão, o cabeçalho, quando é mostrado pela primeira vez, não é inicializado como mostrado abaixo:

Cabeçalho do Editor de Nós.


Ativando os Nós

  • Quais os nós para se utilizar?
    • Caso você queira trabalhar com um mapa de nós de Materiais, clique na bola dentro da configuração do seletor de nós Material/Compositing. (veja Cabeçalho do Editor de Nós com os Nós de Materiais habilitado.)
    • Caso você queira trabalhar com um mapa de composição de nós, clique na face dentro da configuração do seletor de nós Material/Compositing. (veja Cabeçalho do Edito de Nós com Nós de Composição habilitados.)
  • Para ativar os nós atualmente, clique no botão Use Nodes.
  • A primeira vez que você seleciona um mapa de Nós, de Material ou um de Composição, a Janela do editor de Nós vai ser instantaneamente preenchida com uma janela de "input" (entrada) e outra de "Output" (saída) de nós de composição já conectados entre si.
Cabeçalho do Editor de Nós com os Nós de Materiais Habilitado.
Cabeçalho do Editor de Nós com os Nós de Composição habilitado.


Configurações requeridas para Composição

Uso dos Nós de Composição.

Caso você esteja compondo, você deverá dizer ao Blender para utilizar o mapa de Nós que foi criado, e para compor a imagem usando o mapa de Nós. Para fazer isto, clique no botão Do Composite localizado abaixo do botão "Animation" (Animação). Isto diz ao Blender para compor a imagem final fazendo com que ela rode através do mapa de Composição de nós.

A partir daqui, você adiciona e conecta os nós em um tipo de mapa de layout que esteja dentro do seu coração ;) (ou então restrições de memória física, o que vier primeiro). Mas primeiro, vamos fazer o trabalho de base falando sobre a Janela em geral e falando sobre as opções dos botões de menus do cabeçalho.

Ações na Janela do Editor de Nós

Quando o cursor estiver na Janela, muitos atalhos padrão do Blender e ações do Mouse estão disponíveis, incluindo:

"Menu Popup" (O Menu Popup de Opções)
Space – Faz com que apareça o Menu Popup, permitindo a você adicionar, visualizar, selecionar, etc.
"Delete" (Deletar)
X ou Del – Deleta o(s) Nó(s) selecionado(s).
"Box select" (Seleção em Caixa)
B – Inicia o processo de seleção por caixa circundante. Posicione o seu cursor , clique com LMB Template-LMB.png e arraste para selecionar um conjunto de nós.
"Cut connections (box)" (Cortar as conexões ( caixa))
LMB Template-LMB.png clique e arraste – Inicia uma seleção em caixa, MAS, quando você solta o botão do Mouse, todas as tarefas ( conexões ) em conjunto com as caixas são quebradas.
"Undo" (Desfazer)
CtrlZ Muito útil se você esqueceu de pressionar o botão B antes da caixa de seleção, não é  ?
"Redo" (Refazer)
CtrlY ou Ctrl⇧ ShiftZ – Você pode utilizar isto se você utilizou o Desfazer um pouco a mais :)
"Select multiple" (múltipla seleção)
⇧ ShiftLMB Template-LMB.png ou ⇧ ShiftRMB Template-RMB.png – Seleção de múltiplos Nós.
"Grab/Move" (Agarrar/Mover)
G – Move a sua seleção corrente pela Janela.
"Execute" (Executar)
E – Faz com que as entradas sejam refeitas através dos nós, atualizando todas as saídas.
Controle Padrão e Janelas
Mapas de nós podem se tornar bem intrincados (grandes e bem complicados, com muitas ligações). O conteúdo da Janela, (o mapa de nós) pode ser deslocado como se fosse qualquer outra Janela do Blender, clicando com MMB Template-MMB.png e arrastando. A utilização da esfera do Mouse Wheel Template-MW.png para cima/baixo ou a utilização dos atalhos
+ NumPad/- NumPad vai fazer um zoom para dentro/fora. A Janela pode ser escalada em seu tamanho e combinada utilizando as técnicas padrão para Janelas (veja Navegação no espaço 3D).


Cabeçalho do Editor de Nós

Cabeçalho do Editor de Nós com os Nós de Materiais habilitado.
Cabeçalho do Editor de Nós com os Nós de Composição habilitado.


Uma vez no Cabeçalho da Janela, você verá estas opções no cabeçalho:

  • "View" (Visualizar) – Define a visualização da Janela;
  • "Select" (Selecionar) – Seleciona os elementos;
  • "Add" (Adicionar) – Adiciona nós, organizados por tipo;
  • "Node" (Nó) – Executa ações com os nós selecionados, seu funcionamento é parecido com o sistema utilizado com os vértices;
  • um seletor de Nó de Material ou Composição;
  • um botão "Use Nodes" (Utilizar Nós);
  • um botão "Free Unused" (Liberar os não-utilizados).


Menus View, Select, e Add Header

Estes Menus popup provêm as funções básicas:

"View" (Visualizar)
Este Menu altera a sua visualização da Janela, e está ali para executar as mesmas tarefas de outros atalhos, como + NumPad (mais zoom), - NumPad (menos zoom), ↖ Home (Mostrar tudo) ou as ações equivalentes do Mouse.
"Select" (Selecionar)
Este Menu permite a você selecionar nós ou grupos de nós, e faz a mesma coisa que o atalho para selecinar tudo A ou então inicia o processo de seleção por bordas B .
"Add" (Adicionar)
Este Menu permite adicionar nós. Por favor, veja a próxima seção para uma explicação dos tipos de nós que você pode adicionar, e quais as suas funções. Clicando neste item de menu é o mesmo que pressionar Space quando o cursor está posicionado na Janela.


Menu do cabeçalho dos Nós

"Show Cyclic Dependencies" (Mostrar as dependências cíclicas)
C – Enquanto você adiciona os nós para atingir a sua configuração ideal de Material, pode ser que o seu mapa de nós se torne muito complexo e que você acabe conectando entradas e saídas de uma maneira que elas causem uma dependência cíclica. Selecionando Show Cyclic Dependencies vai mostrar a você aonde você conectou as suas tarefas nos mapas de nśo em um círculo. Por exemplo, você pode facilmente conectar um Mix de saída como uma entrada para um outro, e então conectar esse nós de saída novamente para um Mix de entrada que seja o mesmo, resultando em um pequeno círculo aonde a imagem simplesmente retorna em si mesma indefinidamente. Caso isso seja erroneamente dessa maneira, os sintomas podem ser os seguintes: O Blender rodar fora da memória, o seu render se tornar interminável até que o Blender rode fora de memória, ou então que seu render nunca acabe, até seu sistema avisar que o Blender não está respondendo.
"Hide" (Esconder)
H – Esconde os nós selecionados. Como os vértices em uma Malha.
"Grouping" (Agrupar)
Uma das funções mais importantes, esta opção de menu permite a você criar um grupo de nós definido pelo usuário. Este grupo pode então ser editado e adicionado ao mapa. Para criar um grupo, selecione os nós que você quer, e então clique em NodeMake Group, ou use o atalho do teclado CtrlG. Edite o nome utilizando a pequena caixa de entrada do Grupo. Grupos são facilmente identificados pelos seus cabeçalhos em verde e seus nomes com os quais os batizou.
"Delete" (Deletar)
X – Deleta os nós selecionados.
"Duplicate" (Duplicar)
⇧ ShiftD – Faz uma cópia desconectada, com as mesmas configurações que o original.
"Grab" (Agarrar)
G – Move os Nós na Janela Moves e os posiciona com o Mouse, parecido com o trabalho com Malhas.
"Duplicate" (Duplicação) – Uma dica importante
Bem como com o trabalho com Malhas, a nova cópia é colocada exatamentesobre a cópia anterior, só que não é conectada , então mexer nos controles não resultará em nada para as suas imagens, mesmo que pareça estar conectada com outras tarefas. Você deve mover a sua cópia duplicada para poder revelar o nó que está conectado e que está abaixo deste.


"Grab" (Agarrar) – Somente para lembrar
O item de menu atualmente não faz absolutamente nada a não ser agarrar os nós para arrastá-los e organizá-los da maneira que seja melhor para ser visualizada por você, e é a mesma coisa que utilizar o atalho G.


Botão seletor de "Material/Compositing" (Material/Composição)

Os nós são agrupados em duas categorias, baseado no que eles irão operar. Nós de Materiais operam em um material que é utilizado com o arquivo Blender. Para trabalhar com Nós de Materiais, clique no ícone de "ball" (bola). Quando você quiser trabalhar com Nós de Composição, clique no ícone de face para mostrar o mapa de Nó de Composição.

Botão do cabeçalho Use Nodes

Este botão diz a máquina de Renderização do Blender para utilizar os mapas de nós durante a computação da cores dos Materiais ou durante a renderização da imagem final, ou não. Caso não, o mapa é ignorado e a renderização básica das abas de Materiais ou da cena é completada.

Botão de "Free Unused" (Liberar não-utilizados)

Este botão libera espaço de memória quando você tem um mapa de nó muito complexo e muitos nós que não são mais usados, mas que mesmo deletados, ocupam espaço de memória. É recomendado seu uso durante os trabalhos para descartar nós não utilizados da memória.