From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Múltiplos Materiais

Nós normalmente pensamos em um Objeto como e ele tivesse apenas um único Material; uma cor, e talvez uma pequena textura. Isto funciona bem para modelar muitos dos Objeto simples do Mundo Real. Contudo, o Mundo real nem sempre é simples desta maneira, e alguns Objetos são bem complicados. O Blender permite a você ter múltiplos Materiais para diferentes partes de uma Malha. Esta seção descreve como utilizar as funcionalidades de múltiplos Materiais do Blender.

Para iniciar, tenha certeza de que a sua janela de visualização 3D e seu Tipo de Viewport está configurado para os Modos "Solid" (Sólido), "Shaded" (Sombreado), ou "Textured" (Texturizado) pra que você veja os efeitos de suas mudanças.

O Índice de Materiais

A Amostragem padrão do Índice de Materiais

A lista de materiais que estão designado para uma Malha está localizada dentro da visualização dos Botões de Edição, no contexto Editing F9 dentro da Janela de botões na Aba de "Link and Materials" (Ligações e Materiais). Nesta Aba, os botões utilizados para a definição e manipulação dos múltiplos Materiais está realçada com uma linha rosa na imagem ao lado direito. Estes botões mostram a nome do Material Ativo (correntemente em branco), uma a mostragem de Índice de Materiais (o rolador 0 Mat 0 ), e alguns botões de ação marcados como "New, Delete, Select, Deselect, and Assign" (Novo, Deletar, Selecionar, De-selecionar, e Designar). O painel padrão mostrado na direita mostra que o Objeto Suzanne não possui nenhum Material designado para ele, como evidenciado pela informação mostrada no índice de Materiais como 0 Mat 0.

Blender3D FreeTip.gif
Índice de Materiais
Dentro do mostrador de Materiais < 5 Mat 2 >, as duas setas pequenas permitem a você alterar o Material Ativo – se o Objeto utilizar mais do que um deles; o primeiro número (5 aqui) significa o número total de Materiais utilizados pelo Objeto corrente, e o número Mat 2 indica que este é o Material de índice 2 que está ativo.


Se uma Malha não possuir nenhum Material (0 Mat 0 estará sendo mostrado), crie um Material simples e rápido pata o Objeto, clicando no botão "New" (Novo). Um Novo Material será criado e designado para o Objeto. Seu Nome, "Material" ou "Material.00x", vai ser mostrado acima dentro da Amostragem do Índice. Por padrão, ele vai estar em cinza. O Índice agora mostrará 1 Mat 1.

Malhas e Objetos
Você pode re-utilizar a mesma Malha dentro do Blender muitas vezes para criar Objetos. Por exemplo, você pode criar uma Malha chamada cadeira e então criar mais quatro Objetos duplicados e colocá-los, em torno de uma Mesa. Cada instância da Malha, nomeando cada Objeto, pode possuir seu próprio conjunto de Materiais designados (Uma cadeira vermelha, uma cadeira azul, etc, ...)


Mostrador do Painel de Shading do índice de Materiais

O outro lugar que o índice de Materiais para um Objeto é mostrado, é dentro do painel de "Links and Pipeline" (Ligações e Funcionamento) dentro da Aba de Shading F5, na Janela de Botões de Material. A Imagem na direita mostra que a nossa Suzanne possui um MA:terial chamado "Material" designado a ela, e esse é o primeiro de todos os materiais designados para ela (o material 1 Mat 1 presente no mostrador de índice). O botão de seleção/rolagem foi clicado está mostrando a lista de Materiais dentro do arquivo Blender, e a opção "ADD NEW" (Adicionar Novo) está realçada. Você pode utilizar esta opção para criar um Novo Material para o Objeto como previamente explicado nas seções prévias.

Algumas das Faces da Malha podem ser designadas para diferentes índices. Alguns dos índices podem utilizar o mesmo Material. Alterando as configurações de Material (Ex; as cores) para uma Material vai alterar a core de todas as faces em todos os índices que utilizam esta cor. Para fazer com que isso seja até mais flexível (pode parecer confuso, mas não é), o mesmo Material pode ser utilizado por muitas Malhas diferentes em dua cena, portanto a alteração do Material pode até alterar a cor de outras Malhas. Em outras palavras, tenha cuidado quando estiver fazendo alterações nas cores dos Materiais para que você não obtenha efeitos indesejáveis. Se você estiver em dúvida use a Janela do Outliner para ver quem utiliza uma Material em Particular.

Para fazer com que diferentes índices utilizem diferentes cores, você deve adicionar Novos Materiais, um pra cada um dos índices, como explicado abaixo. Aqui estão três passos, e esses passo podem ser executados em qualquer ordem:

  • Criando Slots de Índices de Material
  • Designando Faces para Índices de Materiais
  • Associando um Material com um Índice de Material


Designando Índices de Materiais para uma Malha

Uma Malha pode ter múltiplos Materiais designados para ela, e o mesmo Material pode ser re-utilizado muitas vezes por muitas Malhas. O Blender mantém os traços de quais Materiais estão sendo utilizados com quais Malhas por manter uma Lista de materiais que esta malha utiliza. Cada Material é designado para um Índice, ou Slot, na lista particular da Malha.

Adicionando um Índice de Material

Clicando no Botão "New" (Novo), você cria uma nova entrada ou Slot na Lista do Objeto. Cada vez que você clicar no Botão "New" (Novo), O Blender adiciona um novo Material para um Índice Ativo.

Material Ativo
Nos Botões do painel de Shading dos Materiais, você está trabalhando com um Material em particular. O Material que você está trabalhando é chamado de Material Ativo.


Painel de Material mostrando 4 índices; com o índice 2 ativo

A imagem a direita mostra o nosso painel de Edição F9 novamente, mas desta vez, mostrando que a Suzanne agora possui 4 Slots, e que nós estamos trabalhando com o segundo, Ciano, como sendo o Material Ativo. A cor do Material está mostrada dentro do mostrador.

Para selecionar um Índice de Material. Use a rolagem para a esquerda/direita a partir das setas (mostradas na imagem como as pequenas setas que estão a esquerda e direita do 4 Mat 2).

O principal, ou Material padrão para o Objetos estará sempre no Slot 1.

Se você quiser utilizar um Material existente para o Novo Índice, você deve estar no Modo de Edição e utilizar o Menu tipo pulldown que vai aparecer no painel. Veja esta discussão para mais detalhes.

Deletando um Índice de Materiais

Tire seu Objeto do Modo de edição. Selecione o Slot de Índice de Material utilizando os botões de rolagem dentro do Mostrador do Índice de Materiais. Para deletar este índice, clique no botão "Delete" (Deletar). Clicando neste botão desassocia o Material da Malha. E ele não vai deletar a definição do Material dentro do arquivo Blender, mas simplesmente vai desvincular o Material da lista para o Objeto em particular. Quaisquer faces da Malha que estiverem utilizando o Índice de material deletado serão re-designadas para o Material padrão ( presente no Slot 1 ).

Designando Face(s) para um Índice de Material

Uma "face" é a parte da Malha que atualmente reflete a cor e mostra o Material. Uma Malha é formada por muitas faces, conectada por Edges com suas pontas definidas por vértices. Todas as faces da Malha são designadas para o primeiro índice do Material (x Mat 1) quando a Malha foi criada.

Com o seu Objeto em Modo de Edição, ⇆ Tab, selecione as faces que você quer que tenham uma cor (material) em particular dentro da Janela de Visualização 3D. Se lembre que há botões de seleção de Vértices, Edges, e Faces dentro do cabeçalho da Janela de Visualização 3D. Você pode selecionar Múltiplas faces utilizando ⇧ ShiftRMB Template-RMB.png ou utilizando a seleção por Bordas (em caixa ou esfera) . Então, dentro do Painel de ìndice de Material dentro da Janela de Botões, role ou então assegure-se de que o índice correto para o Material está sendo mostrado dentro do rolador de índice de Material x Mat x. Pressione o botão "Assign" (Designar) para designar essas faces selecionadas para o Índice do Material ativo.

Mantendo o Rastro
Diferentemente dos Grupos de Vértices, os Índices de materiais não podem ser nomeados. Portanto, você pode querer abrir uma Janela do Editor de Textos e anotar quais ìndices foram utilizados para quais faces. Por exemplo, 1 para a Base, 2 para as Orelhas, 3 para os Olhos, 4 para o Nariz.


Para designar uma face para um índice diferentes, simplesmente selecione esta face, role até o Material que você quer mostrar, e pressione Assign. A Face estava anteriormente designada para um índice diferente, e então esta designação será sobreposta pela escolha que você especificou. Se você cometer algum erro, existe sempre o "Undo" (Desfazer).

Mudando um Material utilizado por um índice de Materiais

Quando você clicou no Botão "New" (Novo) dentro do Painel de índice de Materiais, o Material ativo foi designado para este índice. Neste Momento, o índice prévio e o novo índice, ambos estavam apontando para e utilizavam o mesmo Material. A partir do momento que ambos utilizaram o mesmo Material, nada mudou em sua visualização. Contudo, você provavelmente gostaria que eles fossem diferentes.

Use os Botões de Shading dos Materiais para alterar a aparência do Material ativo que está referenciado por índices e Materiais. Dentro da Janela de Botões, nas configurações de Shading F5, nos botões de Material, dentro do Painel de Links and Pipeline, utilize o rolador de índice de Materiais Literal para rolar até o índice que você quer que tenha uma cor diferente. Então utilize o botão do rolador/selecionador MA: para "Add New" (Adicionar Novo) material. Todas as faces designadas pra este índice agora irão mostrar a nova cor dentro da sua Janela de Visualização 3D.

Para trocar uma Material dentro desta lista por outro, vá até os botões de Shading do Material, no painel Links and Pipeline. Use o botão rolador/selecionador MA: para selecionar um Material diferente para este índice (lembre-se que o painel também mostra o Material ativo por si mesmo dentro do mostrador de índice x Mat x. Todas as faces designadas pra este índice agora vão possuir a nova cor.

Usuários do Material
Dentro da caixa de seleção do Material que mostra todos os materiais em sua cena, um número a direita de seu nome mostra o número de Objetos que compartilham este Material. Um Zero ignifica que o Material não está sendo utilizado e está prontamente disponível sem afetar quaisquer outros Objetos ou Faces.


Conferindo seu trabalho utilizando os botões Select, Deselect e ? (Pesquisar)

Para ver quais faces possuem qual índice, dentro do Modo de Edição, de-selecione todas as faces pressionando o atalho A uma vez ou duas. Então clique no botão "Select" (Selecionar). Dentro da Janela de visualização 3D, as faces que possuem o Material ativo serão selecionadas, como se você as tivesse selecionado manualmente utilizando RMB Template-RMB.png.

Se você ver que uma face possui um Material errado designado para ela, selecione-a usando RMB Template-RMB.png, role até o índice de Material correto, e pressione o botão Assign.

Para verificar se quaisquer faces NÃO possuem uma Material designado para elas, utilize o botão Deselect da seguinte maneira:

  • Selecione todas as faces do Objeto (A uma vez ou duas)
  • Role até o primeiro índice de Material, e clique em Deselect. Todas as faces que estão designadas para este índice serão de-selecionadas.
  • Repita o passo acima para cada índice.
  • Quaisquer faces que sobrarem, estão sem designação de índice de Material.

Para ver que Material a faces está designada, selecione a face e clique no botão ? (interrogação) para fazer uma pesquisa, ele está próximo ao Mostrador de Índice de Materiais x Mat x. O Mostrador vai mudar para mostrar o Índice de Material dessa Face.

Alguns exemplos

Manual-Multiple-Materials flag.jpg

Uma lata de soda possui uma base de Alumínio, mas possui um adesivo ou é envolta por uma imagem. A Aba de puxar pode ter um alumínio colorizado (três índices). Uma cadeira pode ter uma armação e um estofado (dois materiais). Uma lapiseira de estilo antigo possui uma borracha, um clipe de metal, pode estar pintada em Madeira, e ter uma parte escovada e outra em grafite (cinco Materiais). Óculos de Sol possuem uma armação e lentes (dois Materiais). O computador que seu estou utilizando para escrever isto possui aproximadamente dez. Nossa bandeira de exemplo (a direita) é um Objeto com três Materiais (laranja, azul e branco) O índice do Material Branco é o padrão (index 1) e está designado para ambas as estrelas e o plano de fundo.

Múltiplos Materiais Avançados

Uma Maneira de mixar Materiais em uma Malha sem a utilização de geometria para separação é mostrada no tutorial Mixando Materiais com Nodes em inglês.