From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Introdução

Nesta seção nós vamos abordar a maneira de configurar os diversos parâmetros de materiais no Blender, e o que você deve esperar como resultado. Nós também daremos dicas sobre a utilização prática dos Materiais.

Criando um Novo Material

Botão Add new Material.
Toda a vez que um novo Objeto é criado, não haverá Material ligado a ele. Pressionando o botão F5 ou clicando em Manual-Part-III-MatButton.png, você alterna para o contexto "Shading" (Sombreamento) e a Janela de Botões de Material aparece. Esta Janela deverá estar quase vazia neste ponto.

A adição de um novo material é feita com o botão de Menu mostrado como está na imagem "Add new material" (Adicionando um novo Material). As seguintes opções estão disponíveis:

"Add New" (Adicionar Novo)
Adiciona um novo Material e liga este ao Objeto Ativo ou então aos dados do Objeto. Bem como em outros Blocos de dados, o Blender vai automaticamente configurar o nome de material como sendo Material.001 e assim por diante. É uma ideia muito boa dar aos seus Materiais nomes bem claros para que você saiba quais são, e tenha pistas disso, especialmente quando eles estão ligados a múltiplos Objetos.
"Select an existing material" (Selecionando um Material existente) (First Material Button.png)
Escolha um Material existente a partir de uma lista. Caso haja MUITOS Materiais, você verá uma espécie de lista chamada "DataSelect" (Seleção de dados). Clique nela e uma de suas janelas se transformará em uma Janela de navegação de dados, listando todos os Materiais para que você escolha algum.

Compartilhando um Material com outro Objeto

O Blender é construído para permitir a você que possa reutilizar qualquer coisa, incluindo configurações de Materiais , entre muitos Objetos. Ao invés de criar múltiplas duplicatas de Materiais, você pode simplesmente reutilizar um Material Existente. Existem duas Maneiras de se fazer isto:

  • Com a Malha selecionada, clique no seletor para cima ou para baixo localizado a esquerda do nome do Material. A Lista tipo pop-up mostrará a você todos os Materiais correntes. Para utilizar algum, somente clique nele.
  • Na Janela de visualização 3D, com o botão CtrlL você pode rapidamente ligar todos os Objetos selecionados ao Material (entre outros aspectos) do Objeto Ativo. Isto é muito útil se você precisa configurar um grande número de Objetos ao mesmo Material; somente selecione todos eles, então o Objeto que está com o Material desejado, e então CtrlL igue eles a este parente.

Opções de Materiais

Uma vez que o Objeto tenha pelo menos um Material ligado a ele, muitos novos painéis (organizados em Abas empilháveis) serão prontamente mostrados para permitir a você precisamente o controle do "Shading" (Sombreamento) do Material. A Utilização de cada um desses Painéis é explicada dentro da próxima seção.

O Painel de Pré-Visualização tenta mostrar o que o "Shader" (Sombreador) do Blender vai produzir para os tipos diferentes de geometria dos formatos básicos presentes no Blender. Dependendo do seu Layout de Janela de Botões, alguns painéis estarão empilhados abaixo de outros em Abas, ou então estarão recolhidos.