From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Iluminação Volumétrica ou Volumetric Lightining

de acordo com a Wikipedia, Iluminação volumétrica é descrita abaixo:

« Iluminação volumétrica é uma técnica usada em computação gráfica 3D para adicionar um efeito de iluminação Tyndall ( procure na wikipedia ) para uma cena renderizada. O termo parcee ter sido introduzido a partir da cinematografia e agora é amplamente aplicado em modelagem 3D e renderização, especialmente no campo dos jogos em 3D. Ele permite ao visualizador ver feixes de luz brilhando através do ambiente; ver raios de sol atravessando a abertura de uma janela aberta é um exemplo de iluminação volumétrica, também chamada de Raios de Deus.
Na iluminação Volumétrica, o cone de luz emitido por um fonte de luz é modelado como um objeto transparente e considerado o conteiner de um volume: como resultado, a luz tem a capacidade de apresentar o efeito de estar passando através de uma mídia tridimensional (como poeira, fumaça, vapor ou facho) que estiver dentro deste volume, como no mundo real. »

Um exemplo clássico é a Luz de farol com um Halo/Abertura visível de luz sendo emitida por ela como se estivesse procurando por algo quando se move.

Arquivo Blend de uma animação de Lâmpada Spot.

Por padrão o Blender não modela este aspecto de luz. Por exemplo quando o Blender ilumina alguma coisa, com a Lâmpada Spot você vê os objetos e a área do piso iluminada, mas não vê o Halo/Abertura da luz saindo do Spot por que ela progride até o seu alvo e pode se tornar espalhada pelo caminho.

O Halo/abertura dessa luz é causada no mundo real pela luz que se dispersa entre partículas no ar, e algumas delas conseguem divergir nos seus olhos e então você as percebe como um Halo/Abertura de luz. A Dispersão/divergência de uma luz a partir de uma fonte pode ser simulada no Blender usando várias opções, mas por padrão essa função não é ativada.

A única lâmpada capaz de criar efeitos volumétricos é a lâmpada Spot (mesmo que você considere algumas das opções de Efeitos de “Luz e atmosfera” das lâmpadas Sun como volumétricas também…).