From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Sombras para lâmpadas calculadas por Raytracer

Painel Shadow and Spot, com sombras traçadas por raio habilitadas, e gerador de amostra do tipo Adaptive QMC.

A maioria dos tipos de lâmpadas (Lamp, Spot e Sun) compartilham as mesmas opções para a geração de sombras por traçador de raios ou Raytracer, que são descritas abaixo. Note que a lâmpada Area, mesmo utilizando a maioria destas opções, possui algumas especifidades descritas em sua própria página de sombras traçadas por raio.

Ray Shadow
O botão Ray Shadow habilita a fonte de luz para gerar as Sombras Traçadas por Raios.
Quando o botão Ray Shadow é selecionado, outro conjunto de opções torna-se disponível, estas opções sendo:
Gerador de Amostras de Sombra ou Shadow Sample Generator Type
Este menu tipo drop-down permite a você escolher qual algoritmo deverá ser usado para gerar as amostras que vão servir para computar as sombras traçadas por raios (por enquanto principalmente duas variantes do método Quasi-Monte Carlo, Veja abaixo):
Constant QMC
O método Constant QMC é usado para calcular valores de sombras de uma maneira bem uniforme, de uma maneira melhor distribuída. Este método resulta em uma calculação muito boa dos valores das sombras mas não é tão rápido quanto o método Adaptive QMC, contudo, Constant QMC é mais acurado.
Adaptive QMC
O método Adaptive QMC é usado para acalclular valores de sombras de uma maneira menos uniforme e distribuída. Este método resulta em uma boa calculação do valor das sombrs mas não tão bom quanto o Constant QMC. A vantagem de utilizar Adaptive QMC é que em gral é muito mais rápido e ao mesmo tempo não é muito pior Constant QMC em termos de resultados gerais.
Samples
Este campo de deslizador numérico configura o numero máximo de amostras (per pixel?) que ambos Constant QMC e Adaptive QMC irão usar para fazer os seus cálculos de sombra. O número máximo de amostras que podem ser tomdas é 16. De adordo com a informação da dica que aparece quando pasamos o mouse sobre este campo, é que o valor é elevado ao quadrado, então configurando um valor de amostra de 3 realmente significa que 32 amostras vão ser tomadas.
Soft Size
O deslizador numérico Soft Size, determina o tamanho da área fosca/difusa/penumbra em torno da borda de uma sombra. Soft Size somente determina o comprimento da sobra suave e não quanto graduada ou suavizada ela será. Se você quer uma ampla sombra que também seja suave e graduada de maneira fina, você deve primeiro configurar o número de amostras no campo Samples mais alto que 1, caso contrário este campo não possuirá efeito visível e as sombras geradas não vão possuir bordas suavizadas. O valos máximo para o Soft Size é 100 (Unidades Blender ou pencentual ?).
Manual - Light - Ray Shadow - Soft Size 1 - Samples 2 - Cube.png
Manual - Light - Ray Shadow - Soft Size 1 - Samples 4 - Cube.png
Manual - Light - Ray Shadow - Soft Size 1 - Samples 6 - Cube.png
Manual - Light - Ray Shadow - Soft Size 2 - Samples 2 - Cube.png
Manual - Light - Ray Shadow - Soft Size 2 - Samples 4 - Cube.png
Manual - Light - Ray Shadow - Soft Size 2 - Samples 6 - Cube.png
Manual - Light - Ray Shadow - Soft Size 3 - Samples 2 - Cube.png
Manual - Light - Ray Shadow - Soft Size 3 - Samples 4 - Cube.png
Manual - Light - Ray Shadow - Soft Size 3 - Samples 6 - Cube.png
Acima há uma tabela de renderizações com diferentes configurações de Soft Size e Samples mostrando o efeito dos diversos valores de suavização de sombras das bordas.
Abaixo há uma versão animada da tabela de imagens acima mostrando estes efeitos:
Pode ser que você necessite clicar na imagem para ver a Animação.
Threshold
O campo Threshold é usado com o método de calculação de sombra Adaptive QMC. O valor no campo Threshold é usado para determinar se a amostra da calculação da sombra Adaptive QMC poderá ser deixado de lado, baseado em um limite de quanto uma área já está sombreada. O Valor máximo para Threshold é 1.


O que é Quasi-Monte Carlo?

O método Monte Carlo é um método de tomar uma série de amostras/leitura de valores (qualquer tipo de valores, como valores deluzes, valores de cor, e estados reflexivos) dentro ou em torno de uma área randomicamente, assim podendo determinar as ações corretas para tomar em certas calculações que usualmente requerem múltiplos valores de amostras para determinar uma acuracidade em geral, dessas calculações. O método Monte Carlo tenta ser o mais randômico ( ou variado ) possível, isso pode algumas vezes fazer com que áreas que estão sendo amostradas tenham problemas de irregularidades grandes em áreas como se houvessem buracos nela (lugares que não são amostrados/lidos), isto em torno pode causar problemas para certas calculações (como calculações de sombras).

A solução para isso é o método Quasi-Monte Carlo.

O método Quasi-Monte Carlo também é randômico, mas tenta ter certeza de que as amostras/leituras que pega são também melhor distribuídas (deixando menos buracos irregulares em áreas pegas como amostragem) e é mais constantemente distribuído ao longo desta área. Isto possui algumas vezes a vantagem a calculações mais acuradas, baseadas nas amostra/leituras.