From BlenderWiki

Jump to: navigation, search
Blender3D FreeTip.gif
IMPORTANT! Do not update this page!
We have moved the Blender User Manual to a new location. Please do not update this page, as it will be locked soon.

Sombras

As luzes não existiriam sem sua contra-parte: sombras. Sombras são o escurecimento de uma porção de um objeto por que a luz está sendo parcialmente ou totalmente bloqueada de iluminar o objeto. Elas adicionam contraste e volume em uma cena; praticamente não há lugares no mundo real sem sombras, então, para obter renderizações realísticas, você vai precisar delas. O Blender suporta o seguintes tipos de sombras:

  1. Lâmpadas: Sombras traçadas por Raio ou Raytraced Shadows
  2. Lâmpadas: Sombras tipo Buffered
  3. Oclusão de ambiente
  4. Radiosidade

Oclusão de ambiente realmente não é uma sombra baseada em luzes por si, mas é baseada em geometria. Contudo, ela faz uma imitação de um efeito onde as luzes são prevenidas de iluminar completa ou uniformemente um objeto, então é mencionada aqui. Também, é importante mencionar iluminação por ambiente, porque o aumento da iluminação de um ambiente decresce o efeito de sombras. Na mesma veia, Radiosidade joga luz de um objeto em outro, e se a radiosidade é alta, a sombra não aparecerá também.

Você pode usar uma combinação de sombras tipo raytraced e buffer para conseguir resultados diferentes. Mesmo dentro das sombras raytraced, lâmpadas diferentes provocam padrões diferentes e intensidades de sombras diferentes. Dependendo de como você faz seu arranjo de lâmpadas, uma lâmpada pode limpar ou anular a sombra causada por outra lâmpada.

A Sombra é uma dessas [1] no Blender, aonde múltiplas coisas devem ser configuradas em áreas diferentes para se obter resultados:

  1. A lâmpada deve provocar sombras. ( Habilidade e direção ).
  2. Objetos opacos devem bloquear luzes em seu caminho ( Posição e Camada ).
  3. Outro material de objeto deve receber sombras (Shadow e TraShadow habilitados).
  4. A máquina de renderização deve calcular Sombras (Shadow para sombras tipo buffered, Shadow e Ray para sombras traçadas por raios).

Por exemplo, uma simples luz ou lâmpada do tipo Lamp, Area, e Sun devem possuir a habilidade de provocar sombras tipo Raytaced, mas não sombras do tipo buffer. A lâmpada Spot pode fazer ambos, e a lâmpada tipo Hemi não provoca nenhuma sombra. Se uma lâmpada Sun está apontando para um lado, ela não vai provocar sombras em uma esfera acima desse um plano de atuação ou em outro plano, porque a luz não atravessará por este caminho. Todas as lâmpadas capazes de provocar sombras compartilham alguns pontos em comum, descritos aqui.

Somente para dar a você mais opções de sombra (e confundir mais ainda o assunto), lâmpadas e materiais podem ser configurados para somente provocar e receber sombras, e não iluminar os aspectos difuso/especular do objeto. Também, Renderlayers podem ligar/desligar o passo da sombra, e sua saída pode ou não conter informações de sombra.

Lâmpadas: Sombras traçadas por Raio ou Raytraced Shadows

Mode: Todos os Modos

Panel: contexto→ Shading→ sub-contexto→ Lamp→ painel → Shadow and Spot

Hotkey: F5

Painel de Render panel.

Sombras traçadas por Raios ou Raytraced shadows produzem sombras muito precisas com uso de memória muito baixo, mas ao custo de tempo de processamento. Este tipo de sombreamento está disponível para todos os tipos de lâmpadas exceto Hemi.

Como oposto das Lâmpadas: Sombras tipo Buffered, sombras tipo raytraced são provocadas pelo disparo de raios de uma fonte de luz regular, uniformemente em todas as direções. O traçador de raios então grava quais os pixels da imagem final que são atingidos pelos raios de luz, e quais não. Estes que não são obviamente escurecidos por uma sombra.

Cada luz lança raios de uma maneira diferente. Por exemplo, uma lâmpada tipo Spot lança raios uniformemente em todas as direções dentro de um cone. A lâmpada Sun lança raios de um ponto infinitamente distante, com todos os raios paralelos a direção da luz da lâmpada Sun.

Para cada lâmpada adicional lâmpada somada a cena, com o traçador de raios habilitado, o tempo de renderização aumenta. Sombras tipo Raytraced shadows requerem mais computação que as sombras tipo Buffered shadows mas produzem bordas de sombras afiadas com muito pouco uso de recursos de memória.

Para habilitar sombras tipo raytraced, três ações são requeridas:

  • Habilitar as sombras globalmente dentro do contexto Scene , (F10) usando o botão Shadow no painel Render; veja painel (Render).
  • Habilitar o Raytracing globalmente dentro do mesmo painel usando o botão Ray.
  • Habilitar as sombras para a luz usando o botão Ray Shadow dentro do contexto Shading, painel Shadow and Spot. Este painel varia de acordo com o tipo de lâmpada utilizada.

Todas as lâmpadas capazes de provocar e lançar sombras traçadas por raio compartilham algumas opções em comum, descritas aqui.

Sombras traçadas por raio podem ser provocadas pelos seguintes tipos de lâmpadas:


Lâmpadas: Sombras tipo Buffered

Mode: Todos os Modos

Panel: contexto→ Shading→ sub-contexto→ Lamp→ painel→ Shadow and Spot

Hotkey: F5

Painel Render.

Sombras tipo Buffered provêm sombras renderizadas rapidamente ao custo da perda de um pouco de precisão/e ou qualidade. Sombras tipo Buffered também requerem mais recursos de memória quando comparadas ao método de raytracing. Usando sombras tipo buffered depende de seus requerimentos. Se você está renderizando animações e/ou não pode esperar horas para renderizar uma cena complexa com sombras suaves, sombras tipo buffer são uma boa escolha .

Para um renderizador tipo scanline, o padrão no Blender, sombras podem ser computadas usando um shadow buffer. Isto implica que uma “imagem”, como é vista do ponto de vista de uma lâmpada tipo spot, é renderizada, e a sua distância – na imagem – em cada ponto a partir da lâmpada spot, é salvo. Qualquer ponto dentro da imagem “renderizda” que está mais distante que quaisquer desses outros pontos na fonte da luz spot é então considerado para estar na sombra. O Buffer da sombra então guarda esses dados de imagem para gerar a sombra.

Para habilitar sombras tipo buffered, duas ações são requeridas:

  • Habilitar sombras globalmente no contexto Scene , (F10) usando o botão Shadowno painel Render; veja painel (Render).
  • Habilitar sombras para a luz usando o botão Buf Shadow no contexto Shading, painel Shadow and Spot. Este painel varia dependendo do tipo de lâmpada.

A única lâmpada capaz de lançar/provocar sombras tipo buffered é a lâmpada tipo Spot.